info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No passado dia 13 de maio, a ESCO voltou a participar no Programa de Visitas Técnicas dinamizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras – área de Turismo, destinado a alunos do ensino profissional dos Cursos de Turismo do nosso concelho.

Dos diversos Itinerários disponíveis, a escolha deste ano recaiu na temática “Campo”, cujo programa se materializava num conjunto de visitas que exploravam recursos naturais|ambientais e agentes económicos relacionados com as Unidades de Alojamento e ainda o Enoturismo, um segmento estratégico na promoção do Concelho.

Assim, depois de uma visita de reconhecimento ao espaço e conceito inerente ao “Centro de Educação Ambiental”, o grupo de jovens técnicos seguiu para uma visita ao “Hotel Dolce Campo Real Lisboa”, onde pode aprofundar os seus conhecimentos sobre as áreas operacionais de uma unidade de alojamento e, em particular, sobre o posicionamento da Marca “Dolce” e seus principais fatores de diferenciação para o cliente.

Seguiu-se a visita ao “Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida da Serra do Socorro e da Archeira”, após a qual o grupo rumou para o “Vale da Capucha”, um produtor de vinhos biológicos que aposta no regresso à tradição, na personalização das visitas e no acompanhamento individualizado do cliente enquanto fatores de posicionamento e identidade, quer enquanto produtor, quer como agente turístico na área do Enoturismo.

Os alunos que participaram nesta visita, oriundos do 1º ano do Curso Técnico de Turismo (Turma T7), estiveram assim em verdadeiro trabalho de campo, tendo esta atividade sido enquadrada no âmbito do módulo dedicado ao tema “Marketing Turístico e Territorial – a problemática dos Lugares”, e os alunos desafiados a desenvolver um projeto visual sobre os principais fatores de identidade associados ao “Destino Torres Vedras”, e ainda uma reflexão sobre aquelas que são, na sua opinião, as forças e fraquezas que identificaram nos agentes económicos visitados, bem como uma análise sobre o papel que cada um deles desempenha no plano da Oferta Turística Local/Regional.

Esta foi, sem dúvida, mais uma ocasião em que a ESCOla saiu à rua e a aprendizagem foi estimulada fora dos muros das salas.

O nosso muito obrigada também aos técnicos que acompanharam e estruturaram o plano de visita e a todos os que a tornaram possível.

Para nós, como no primeiro dia, será sempre um gosto responder afirmativamente a estes desafios e ajudar a colocar novas questões aos nossos jovens futuros técnicos, apelando à sua criatividade, sentido crítico e busca de soluções!