info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

A VII edição dos Encontros ARRISCAR realizou-se no dia 11 de maio, no Hotel Golf Mar, subordinada ao tema “Revolução 4.0 Novos Desafios para o Mercado e para o Ensino Profissional” e a ESCO integrou a comissão executiva.

Esta atividade, integrada na Rede de Cooperação de Escolas com Ensino Profissional UCP, uma iniciativa do eixo SAME, “Valorização do Ensino Profissional”, da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica Porto, pretende promover a reflexão e a partilha entre as escolas com Ensino Profissional. Este ano a sua comissão executiva era constituída pela ESCO, representada pela sua diretora Júlia Alfaiate, pelos diretores das escolas Insignare, ETEO e EPSM.

Na Sessão de Abertura, o evento contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, com a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Engª Laura Rodrigues, bem como, num momento de alguma descontração que cativou de imediato a plateia, com a cantora Susana Félix, a propósito da sua recente colaboração com o Município de Torres Vedras, com o já famoso e acarinhado “Samba da Matrafona”.

Os trabalhos tiveram início com uma Conferência Inaugural subordinada ao tema “O Futuro do Trabalho – Novos perfis de competências e novos desafios na gestão de carreiras” que contou como orador João Couvaneiro, vereador com o pelouro da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Almada.

No período da manhã, teve ainda lugar o primeiro painel, “Empresas 4.0 – Boas práticas empresariais que ligam o mundo físico ao virtual”, dando a palavra a oradores do mundo empresarial como Jaime Morais Sarmento (Director of Human Resources Portugal & Africa at Grupo PESTANA), Francisca Martins (Diretora Comercial da FARMCONTROL, Startup de tecnologia para agricultura e agropecuária), Daniel Nobre (Manager da Inventa Internacional, Protecting Intelligence) e João Figueiredo (Diretor de Inovação do IP – Infraestruturas de Portugal, SA), com a moderação de Rute Sousa Vasco, Jornalista do programa “The Next big Idea”, que passa na SIC Notícias.

No período da tarde, os trabalhos prosseguiram com o painel “Educação e Formação 4.0 – Abordagens inovadoras que estimulam o processo ensino-aprendizagem” centrou-se na inovação aplicada à escola e ao processo de ensino-aprendizagem e nele participaram Vânia Neto (Diretora da MICROSOFT Educação Portugal), José Lagarto (Professor Associado da FCH da Universidade Católica Portuguesa), Pedro Cunha (Diretor Adjunto do Programa Gulbenkian Conhecimento), Luís Presa (Presidente da ANESPO), com a moderação de Laura Rodrigues, Vice-Presidente da CMTV e Vereadora com o Pelouro da Educação.

O último painel “Caminhos 4.0 – Escolas e Projetos”, versou experiências concretas de projetos criados e implementados nas escolas com os alunos e contou com oradores como Ana Barata Feio (ESCO), Hélder Martins (Externato Ribadouro) e Maria Glória Leite (Escola Secundária José Estevão), com a moderação de José Matias Alves, Diretor Adjunto da FEP, Universidade Católica Portuguesa Porto.

Nesta iniciativa, colaboraram ainda alunos da ESCO do Curso Técnico de Turismo, no apoio geral de secretariado e apoio aos oradores e participantes, do Curso Técnico de Restaurante/Bar, no apoio aos coffee breaks e ao serviço de almoço, alunas do Curso de Animador Sociocultural com uma apresentação de dança e ainda alunos do Curso Técnico de Apoio à Infância e do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que participaram na Mostra de Boas Práticas, com os seus projetos de P.A.P. (Provas de Aptidão Profissional).

A equipa de apoio ao evento ficou completa com a participação dos alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO) e da Escola Profissional de Salvaterra de Magos que colaboraram, respetivamente, na receção e na cobertura fotográfica deste Seminário.