info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Não é todos os dias que um evento comemora a sua 30ª edição e, de facto, a “Oeste Infantil” ou como também é conhecida, a “Grande Festa da Criança”, já faz parte da agenda da comunidade de Torres Vedras e arredores.

A edição este ano decorreu de 28 de maio a 01 de junho, no espaço habitual da Expotorres, sob o tema “É tudo a brincar, mas tem tudo o que o mundo tem” e a ESCO, presença assídua neste certame, fez questão de participar uma vez mais com um stand próprio que apelidou de “Aqui há festa!”

O conceito criativo e artístico, da autoria das professoras Piedade Meneses (expressão plástica) e Raquel Monteiro (expressão dramática e corporal), foi desenvolvido pelas alunas do Curso de Técnico de Apoio à Infância, 1º ano (Turma AI7), que também asseguraram a dinamização das atividades junto dos grupos de visitantes, durante toda a duração do evento, sob a supervisão da Coordenadora de Curso, Célia Estêvão e da Diretora de Turma, Patrícia Dias.

No stand ESCO, pretendia-se recriar o ambiente típico de um bairro popular, onde as crianças eram chamadas a dar vida a várias tradições como as marchas dos Santos Populares, as canções e instrumentos a elas associados, ou ainda experimentarem os jogos tradicionais (como o das latas).

Para que pudessem experienciar de forma mais viva o momento, eram cedidos adereços como lenços e aventais (todos eles confecionados igualmente pelas alunas) e as crianças eram integradas numa coreografia, monitorizada pelas futuras técnicas de Apoio à Infância.

O palco também não poderia faltar, e lá esteve para receber os “pequenos artistas” que quiseram experimentar os instrumentos disponíveis e dar ainda mais alegria à festa!

Para terminar a visita ao stand, foi disponibilizada uma oferta a todos os participantes através de uma rifa que dava o direito aos mais pequenos de receberem um manjerico, um colar-sardinha ou um balão (novamente fruto do trabalho das alunas e professores orientadores).

De salientar ainda que para a concretização quer das estruturas de apoio ao stand quer dos restantes acessórios, a reciclagem e reutilização de materiais foi uma constante, como não poderia deixar de ser numa Eco-escola!

Este resultado final, foi fruto de vários meses de trabalho preparatório na escola, tendo sido desenvolvido em articulação curricular entre várias disciplinas e docentes que, uma vez mais, e em profundo espírito de equipa, viram o seu trabalho reconhecido com os sorrisos das crianças que, afinal, eram o personagem principal desta grande festa.

Terminado o evento, o balanço não poderia ser mais positivo e, apesar do cansaço, as memórias que ficam são da alegria de ajudar fazer sorrir!