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A ESCO foi convidada a participar no Estudo Principal do Projeto TALIS 2018 Teaching and Learning International Survey.

Desenvolvido pela OCDE – Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o TALIS constitui um estudo internacional centrado no ambiente de aprendizagem e nas condições do trabalho que as escolas disponibilizam aos docentes, oferecendo a professores e diretores a oportunidade de contribuírem para a análise do sistema educativo e das linhas de conduta da política educativa, através da descrição das suas condições de trabalho.

O primeiro inquérito TALIS decorreu em 2008 com a participação de 24 países. O segundo realizou-se em 2013 com a participação de 34, tendo sido em 2014 alargado a mais 4 países.

Devido ao sucesso destes inquéritos e à sua relevante contribuição para o desenvolvimento de políticas educativas nos países participantes, a OCDE decidiu lançar o terceiro inquérito, o TALIS 2018 (46 países dos 5 continentes).

O TALIS 2018 foca:

  • A apreciação do trabalho dos docentes nas escolas, a forma e natureza do feedback que recebem, e a utilização dos resultados desses processos no reconhecimento do seu trabalho e desenvolvimento profissional;
  • A frequência e o tipo de desenvolvimento profissional ao alcance dos docentes, de acordo com as suas necessidades e obstáculos no acesso à formação;
  • A forma como as políticas e as práticas implementadas nas escolas, incluindo a liderança escolar, moldam os ambientes de aprendizagem e o trabalho dos docentes;
  • A forma como os docentes e os diretores das escolas organizam o seu trabalho e como os docentes ensinam e avaliam os alunos;
  • A forma como os docentes e os diretores das escolas percecionam o seu trabalho e a profissão docente em geral.

O Estudo de Campo irá decorrer entre fevereiro e março de 2018 e os questionários são destintos para docentes e diretores. A publicação do relatório internacional TALIS 2018 será em junho de 2019.