info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

O “Dia de Aulas ao Ar Livre” é uma iniciativa internacional promovida pela Associação Movimento Bloom.

O evento deste ano, agendado para dia 17 de maio, contou com a participação, em Portugal, de mais de 62.000 crianças e jovens e a ESCO associou-se, desde o primeiro momento, a esta causa.

Assim, as Turmas do Curso Técnico de Turismo (1º ano – T6) e do Curso Técnico de Cozinha Pastelaria (2º ano – CP6) desenvolveram atividades neste contexto de aprendizagem ao ar livre.

No caso dos Alunos de Turismo, foi desenvolvida uma visita técnica à região de Santa Cruz, proporcionando o contacto com alguns agentes económicos ligados ao setor do turismo, bem como a exploração de vários recursos naturais e patrimoniais que fazem parte da identidade da região enquanto destino turístico.

Os conteúdos letivos a lecionar, inseridos no Módulo 12 de OTET – Marketing Territorial e Empresarial, prenderam-se com a temática: Marketing Estratégico e Operacional“O MARKETING DOS LUGARES”, tendo sido abordados, nas visitas de campo, os seguintes conceitos: Fatores de Identidade e Diferenciação Turística; Posicionamento; Produtos Estratégicos e Eixos de Comunicação.

O programa desta visita-aula, passou por conhecer o Aeródromo de Santa Cruz e a sua oferta em termos de Animação Turística; a Pousada da Juventude, enquanto unidade de Alojamento recentemente requalificada, o Posto de Turismo – Núcleo Museológico da Azenha de Santa Cruz e, finalmente, a escola de Surf “Good Surf, Good Love” um operador local que desenvolve a sua atividade em colaboração com o Hotel Golf Mar, no Vimeiro.

No final de cada uma destas visitas era promovida uma reflexão conjunta sobre a importância da atividade desenvolvida por cada um destes agentes económicos na promoção do destino “Torres Vedras- Santa Cruz”, bem como a sua ligação com os principais eixos de posicionamento estratégico da região.

Quanto aos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, Turma CP6, estes desenvolveram um roteiro intitulado “Lisboa de Eça e Cesário”, inserido nas Disciplinas de português e inglês, mais concretamente, e no que ao português diz respeito, no âmbito do estudo d’ “Os Maias” de Eça de Queiroz e ainda da poesia de Cesário Verde.

Com esta atividade, procurou-se evidenciar junto dos alunos alguns locais onde decorre a ação da obra, sobretudo da zona da Baixa Chiado, vivenciando o espaço físico e social da obra de Eça e o espaço físico e social inspirador da obra de Cesário.

Por fim, foi ainda lançado o desafio a estes alunos de interagirem com turistas estrangeiros com os quais se cruzassem no seu percurso, colocando assim em prática o idioma inglês.

Sem dúvida, um dia pleno em aprendizagens que se assimilam fora das paredes da escola!