info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No contexto de uma relação de parceria já existente há alguns anos entre a ESCO e a escola holandesa SCALDA, foi desenvolvido o projeto de intercâmbio entre alunos do Curso Técnico de Turismo, tendo decorrido a primeira parte do mesmo em abril passado com a receção da comitiva de alunos holandeses em Torres Vedras e tendo agora chegado a hora dos jovens portugueses se deslocarem à Holanda, o que aconteceu entre 05 e 09 de novembro.

Com esta iniciativa, designada por “Open arms and Open minds” pretende-se a dinamização de um projeto académico transdisciplinar que permita Trabalhar o Turismo enquanto atividade de acolhimento por excelência (“open arms” – braços abertos), de multiculturalidade, de tolerância e de riqueza na diferença (“open minds” – mentes abertas).

Adicionalmente, pretende-se que os alunos compreendam o Turismo enquanto “indústria da Paz”, tal como a OMT também o assume –  OMT «Tourism, a catalyst for development, peace and reconciliation». Este projeto, para além da integração de competências interdisciplinares, pressupõe ainda um intercâmbio internacional entre alunos dos Cursos Profissionais de Turismo Portugal – Holanda, sendo na Fase I (2017/18) Portugal o país de acolhimento e na Fase II (2018/19) a Holanda.

Assim, os jovens futuros técnicos de turismo puderam usufruir de uma visita de campo com a duração de 5 dias que os levou a diversas cidades na região costeira (Vlissingen, Veere e Middelburg, onde está sediada a escola parceira) e ainda à cosmopolita Roterdão e à incontornável Amesterdão.

Aqui a visita fez-se de barco nos canais e ainda por estas ruas onde apetece explorar cada detalhe. Muitas foram as perspetivas registadas pelos alunos que asseguravam a recolha das imagens e outros conteúdos para o Guia de Viagem que resultará como produto final.

A bagagem dos alunos de Turismo da ESCO vem repleta de memórias, esse fantástico conteúdo que ainda por cima tem a vantagem de nunca acusar peso em excesso na mala!

De volta a Torres Vedras, foi tempo de regressar igualmente aos braços abertos das famílias e de contar muitas histórias!…