info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No dia 6 de janeiro de 2017, pelas 10.05h, realizou-se na ESCO uma sessão orientada pela OK Estudante dirigida aos alunos das turmas do 3º ano. Ao longo da sessão, Rafaela Bento, da OK Estudante, apresentou as vantagens de poder prosseguir estudos numa universidade de prestígio reconhecido, no Reino Unido, com financiamento total das propinas. Elencou algumas das diferenças que se constatam entre o ensino universitário português e inglês, nomeadamente a carga horária semanal de aulas e a prática usual de conciliação entre estudos e trabalho, realçando que o estatuto de estudante-trabalhador é o mais comum no Reino Unido, o que permite que os alunos mais facilmente consigam assegurar a sua independência. Esclareceu questões relacionadas com o financiamento das propinas e as condições e o modo como se processa o pagamento desse mesmo financiamento. Apresentou os serviços a que os alunos podem aceder através da OK Estudante, explicitando o modo como são prestados esses serviços.

Durante a sessão, foi possível falar com um aluno que está presentemente a estudar no Reino Unido, frequentando o 2º ano de formação. A chamada via Skype não foi isenta de alguns problemas técnicos, porém, permitiu que os nossos alunos tomassem contacto com o testemunho direto de um jovem com quem se identificavam, até porque ele próprio partilhou ter feito a sua formação secundária num curso profissional.

A sessão cumpriu o objetivo proposto, especificamente, contribuir para que os alunos finalistas comecem a definir um projeto de vida pós-secundário que permita dar continuidade à sua formação enquanto futuros profissionais e cidadãos. Tal foi possível perceber não só pelo número de questões colocadas e comentários após o término da sessão, mas igualmente pelos alunos que, junto dos colaboradores da entidade, procuraram agendar entrevistas futuras para maior esclarecimento de questões específicas, atendendo ao perfil de escolha individual.

Neste sentido, resulta numa mais-valia para os nossos alunos o protocolo de parceria assinado entre a ESCO e a OK Estudante, o qual possibilitará condições mais favoráveis aos jovens que queiram apostar em dar continuidade ao seu percurso académico no Reino Unido.