info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

1) Como estão estruturados os cursos profissionais?

Os Cursos Profissionais de nível Secundário são uma opção de conclusão do Ensino Secundário com uma forte componente profissionalizante e ligação ao mercado de trabalho, que em nada impede o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior e que confere ao aluno uma dupla certificação.

Na prática, estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno. O plano de estudos inclui assim três componentes de formação:

  • Sociocultural (comum a todos os cursos): Português | Língua Estrangeira | Área Integração | TIC | Ed. Física);
  • Científica (2 ou 3 disciplinas, em áreas relacionadas com a vertente científica de cada curso específico; por exemplo: Geografia, História, Economia, Matemática, Biologia, Físico-química, entre outras);
  • Técnica | Tecnológica (3 disciplinas teórico-práticas, com forte relação com a atividade profissional a desenvolver à saída e que inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho (estágio curricular).

 

2) Qual a certificação alcançada com a conclusão de um curso profissional?

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional, o aluno obtém uma dupla certificação, ou seja, no ensino secundário (equivalência ao 12º ano) e também uma Certificação Profissional, conferindo o nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

 

3) Após a conclusão de um curso profissional é possível o prosseguimento de estudos?

A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior, nomeadamente, a realização dos Exames Nacionais.

 

4) Quais os requisitos para me candidatar a um curso na ESCO?

Poderão candidatar-se à ESCO, todos os jovens:

  • Com o 9º ano concluído (ou formação equivalente);
  • Com idade não superior a 19 anos (à data de início do ano letivo);
  • Que procurem uma modalidade de ensino com uma forte componente prática e em ligação com o mundo do trabalho.

 

5) Como é o processo de candidaturas?

Numa primeira fase, o candidato deverá proceder ao preenchimento do Boletim de Pré-inscrição (já disponível aqui), bem como à recolha de toda a documentação adicional necessária para abertura de processo (ver site) e para posterior envio para os Serviços Administrativos da ESCO.

As candidaturas são depois verificadas quando à sua validade e os alunos candidatos contactados, através do seu Encarregado de Educação para as fases seguintes do processo.

Caso subsista alguma dúvida, os interessados poderão contactar a ESCO através do telefone +351 261 339 920 de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, ou do endereço de email candidatos@sefo.pt.

 

6) Quais os cursos disponíveis para matrícula no ano 2020/21?

No ano letivo 2020/21, teremos abertas as matrículas para os seguintes cursos:

Informação mais detalhada sobre os respetivos Planos Curriculares e Saídas Profissionais está disponível, no menú do site: “Oferta Formativa | Ensino Profissional”.

 

7) Posso marcar uma visita para conhecer a Escola?

Poderá ser articulada uma visita às instalações da ESCO, mediante contacto prévio para +351 261 339 920 de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, ou através do endereço de email candidatos@sefo.pt.

 

8) Quais os horários letivos da ESCO?

Primeiro bloco de aulas tem início às 08h50 e o último bloco de aulas termina às 17h50.

Os horários são publicados semanalmente, podendo sofrer alterações em função da execução modular, mas sempre dentro da mancha horária acima.

 

9) A ESCO atribuí subsídios aos seus alunos?

Sim, a ESCO disponibiliza aos seus alunos os seguintes apoios:

  • Subsídio de Alimentação – 4,77€/dia
  • Subsídio de Transporte – 100%
  • Bolsa para livros e material escolar (alunos integrados no 1º, 2º e 3º escalão de abono de família).
  • Bolsa de profissionalização (apenas durante o período de Formação em Contexto de Trabalho)

 

10) Como é a rede de transportes para a ESCO?

Existem autocarros com horários adequados às necessidades dos alunos (manhã e final da tarde) com paragem exclusiva ESCO em frente à escola.

O Transporte Urbano de Torres Vedras (Carreira TUT) que assegura a ligação com o Centro Rodoviário, passa de 30 em 30 minutos

A transportadora “Rodoviária do Tejo” assegura igualmente ligações no período escolar de manhã e no final da tarde, com paragem junto à escola.

 

11) A ESCO dispõe de Estruturas de Apoio?

 Sim, através da estrutura de sinalização GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), a escola presta serviços nas áreas:

  • SPO – Serviço de Psicologia e Orientação
  • ESS – Espaço de Serviço Social
  • GAE – Gabinete de Apoio ao Estudo
  • Educação inclusiva

 

12) Que passos devo seguir para me inscrever na Oferta Formativa 2020/2021?