info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

O projeto “Afetos – Intervenção Artística na Escola e na Comunidade”, foi desenvolvido no ano letivo 2017-18 pela Turma A15 do 2ºano do Curso de Animador Sociocultural, e é constituído por duas áreas diversificadas de intervenção, direcionadas a públicos também eles diferentes mas com um denominador comum: a arte em estreita relação com os afetos (tema de base das comemorações do 25º aniversário da ESCO).

Assim, para além da participação da turma na dinamização das atividades festivas da escola, o projeto integra também a participação, a convite da Fábrica das Histórias no sub-projeto “No coração da Minha Infância”, o qual parte das histórias de infância de um grupo de seniores residentes no concelho, para a criação de Livros de Artista.

Este projeto de Intervenção Artística pretende aumentar o sentimento de pertença à comunidade educativa, intervindo no espaço da escola e nas suas dinâmicas e promovendo ainda a interação, através da arte, com a comunidade envolvente, em especial com a população sénior do concelho.

A articulação com a comunidade sénior efetiva-se na sequência do desafio da Fábrica das Histórias Casa Jaime Umbelino que surge da necessidade de ouvir as memórias de infância daqueles que foram crianças em meados do século XX, visando trabalhar sobre as canções de roda, sobre a quietude e silêncio por entre as carteiras da sala de aula e junto ao quadro negro da escola.

O projeto concretiza-se com a recolha de histórias de vida, da cultura infantil e do papel social na infância dos seniores do Núcleo da Assenta do Clube Sénior de Torres Vedras, procedendo-se ao seu reconto através de suportes artísticos, nomeadamente pela criação e mostra de Livros de Artista.

Com a execução do presente projeto é possível, de forma dinâmica e aproveitando os contributos de outras entidades, enriquecer as vivências dos nossos alunos, exercitar de forma prática (aprender fazendo) competências relacionais e de comunicação imprescindíveis ao desempenho dos futuros profissionais de animação.

A interação com a comunidade abre as portas da escola a outros públicos com os quais partilhamos os nossos espaços e tempos, contribuindo assim para aprendizagens significativas porque vivenciadas.

Este é um projeto de trabalho cooperativo, de aulas partilhadas, na escola e em espaços exteriores e de valorização, perante toda a comunidade, dos alunos e, sobretudo, das memórias dos mais velhos, tendo sempre o futuro como horizonte.