info@sefo.pt

+351 261 339 920

Curso Profissional Técnico de Ação Educativa

Publicado no Despacho nº13456/2008, de 14 de maio – 4ª atualização publicada no BTE nº 27, de 22 de julho de 2020

 

O Técnico/a de Ação Educativa é o profissional qualificado, apto a cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e/ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

 

PLANO DE ESTUDOS:

Componente de Formação Sociocultural (1000 horas): Português / Língua Estrangeira – Inglês / Área de Integração / TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação / Educação Física.

Componente de Formação Científica (500 horas): Matemática / Psicologia / Sociologia

Componente de Formação Tecnológica – UFCD’s (1700 horas): Desenvolvimento e Saúde na Infância e na Adolescência / Intervenção Pedagógica e Socioeducativa / Técnicas e Atividades Lúdico-expressivas / Formação em Contexto de Trabalho (600 horas)

Inclui Workshop “Histórias com Sabor” – alimentos que contam histórias

 

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR ESTE TÉCNICO SÃO:

  • Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação.
  • Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico-pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver.
  • Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos.
  • Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal.
  • Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições.
  • Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados.
  • Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens.
  • Registar e reportar superiormente ocorrências.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Creches; Jardins-de-infância;  Centros de Atividades de Tempos Livres; Escolas; Centros Comunitários; Campos de Férias; Centros de Atividades Ocupacionais; Casas de Acolhimento Temporário; Outras estruturas de apoio escolar e familiar.

Oferta Formativa 2021/2022

Para mais informações: candidatos@sefo.pt