UFCD 10456 – Design de comunicação gráfica multimédia – Iniciação | E-Learning
OBJETIVOS:
- Relacionar a comunicação visual com o design multimédia.
- Reconhecer a importância e função do design multimédia.
- Analisar o processo de desenvolvimento de um produto multimédia.
- Conceber e desenvolver layouts básicos para aplicações multimédia interativas.
- Aplicar os princípios básicos do design de comunicação na conceção de um produto multimédia.
- Desenvolver projetos de comunicação gráfica básicos para multimédia.
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO:
341 – Comércio
DESTINATÁRIOS:
Empregados ativos e Desempregados ativos.
Zona Centro (não inclui a Área Metropolitana de Lisboa)
PRÉ-REQUISITOS:
Empregados: mínimo de 9º ano de escolaridade concluído.
Desempregados: mínimo de 12º ano de escolaridade concluído e em situação de desemprego até 12 meses.
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
- Conhecimentos de informática base e conhecimento de expressões de linguagem informática de base.
- Equipamento informático adequado à realização da formação à distância:
- Computador ou portátil com webcam e som;
- Auriculares com microfone ou headset;
- Acesso à Internet (é recomendada a ligação direta por cabo para maior estabilização do sinal de rede da Internet)
PROGRAMA:
- Relação formal do design de comunicação gráfica com o design multimédia
-
- Importância e função do design multimédia
- Dimensões do plano visual: página e ergonomia do ecrã
- Informação e tratamento de conteúdos
- Identidade e paginação
- Público-alvo e audiência
- Funções da comunicação multimédia – informativa, lúdica, publicitária e autoral
- Conceitos gerais do design e composição gráfica aplicados num projeto multimédia
- Noções de layout
- Hierarquias visuais
- Importância da grelha gráfica
- Movimento e ritmo na composição; consistência e equilíbrio
- Tipografia para meio multimédia / lettering para textos e títulos
- Design responsivo – conceção gráfica com vista à adaptação a vários meios e suportes
- Otimização de conteúdos para os diversos suportes: Online e Offline
- Design da interface
- Metáforas da interface – visuais, contextuais e imersivas
- Design centrado no utilizador
- Projeto de comunicação gráfica
- Criação em função da necessidade detetada e do utilizador
- Navegabilidade, funcionalidade e usabilidade
- Integração e preparação de grafismos, botões, textos e imagens
- Estudo e teste dos públicos alvo e audiências
- Diversidade de soluções gráficas e técnicas
- Layout e protótipo de página
- Montagem das páginas e conteúdos
- Distribuição e atualização dos conteúdos
DURAÇÃO: 25 horas
ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCIAMENTO POISE (FSE):
- Alimentação – 4.77€ /dia
- Transporte;
- Seguro
FORMATO: e-Learning/Online
PLATAFORMAS: Moodle; Zoom; Ferramentas digitais
CALENDARIZAÇÃO: 31 janeiro 2022 (2 x por semana) 19:00 – 22:00
CERTIFICAÇÃO: Certificado de Qualificações | SIGO