info@sefo.pt

+351 261 339 920

A Escola de Serviços e Comércio do Oeste, tem, desde a sua génese, pautado as suas ações e políticas pelos valores da solidariedade, equidade, responsabilidade e respeito, procurando ter sempre uma ação positiva e saudável na sociedade e na comunidade envolvente.

Nos últimos anos a Escola tem procurado incrementar o trabalho desenvolvido no âmbito social, procurando envolver os alunos e toda a comunidade escolar nestes projetos e sensibilizando-os para a sua importância e relevância social.

GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família é uma estrutura de apoio à comunidade escolar que pretende privilegiar o trabalho multidisciplinar de modo a responder eficazmente às problemáticas identificadas em contexto escolar e familiar. Preconiza um trabalho de parceria, rentabilizando, reforçando e potencializando, não só os recursos existentes dentro da escola, mas também os da comunidade envolvente, em benefício da população alvo com que se propõe intervir. O GAAF intervém através dos seguintes núcleos: núcleo de intervenção primária, núcleo de intervenção na comunidade, núcleo de diagnóstico e núcleo de acompanhamento. São objetivos do GAAF promover o sucesso escolar dos alunos, prevenir o absentismo e o abandono escolar, prevenir situações de risco, estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias, promover a participação ativa das famílias na vida escolar dos seus educandos, promover relações de cooperação/articulação entre os vários intervenientes da comunidade educativa, articular com os vários profissionais e serviços especializados da comunidade, promover atitudes e hábitos de trabalho, informar e consciencializar cada aluno acerca da sua própria saúde, identificar comportamentos de risco, promover competências individuais de prevenção, promover a autorresponsabilização, resolver situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno e contribuir para a integração socioeducativa dos alunos.

ESS – Espaço Serviço Social

Esta estrutura de apoio assenta no respeito pelas diferenças e promoção do pluralismo, da participação democrática de todos os intervenientes no processo educativo, dos valores de justiça social e da inclusão escolar. Pretende, promover a articulação necessária com a família e as estruturas sociais do meio envolvente, com vista à resolução de situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno, de modo a contribuir para a sua integração socioeducativa.

EEE – Espaço Escola Empresa

O Espaço-Escola-Empresa é um Fórum de discussão entre escola e empresas/instituições da região de modo a apoiar os coordenadores de curso no sentido de agilizar o processo da formação em contexto de trabalho, da monitorização pós formação (durante 3 anos), na ajuda da procura ativa de emprego para os jovens diplomados e na constituição de parcerias ou protocolos entre a escola e as empresas/instituições. Desta forma a escola contribui para a relação dos alunos com o mercado de trabalho.

Eco-Escolas

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental. Em Portugal é promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul. Desde 2007 que a ESCO tem vindo, anualmente, a desenvolver ações que visam melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos e restante comunidade educativa, nos processos de decisão e implementação do programa. Assim, ao longo do ano desenvolve aproximadamente 30 ações nas áreas dos Resíduos, Água, Energia, Espaços Exteriores, Mar, Floresta, Transportes e Mobilidade Sustentável, Alimentação Saudável e Sustentável e Alterações Climáticas.

Projeto LIVRA-TE

Este é um projeto interno cujo objetivo é a troca de manuais escolares. Incentiva-se os alunos finalistas ou os que progridem de ano que entreguem os manuais que já não necessitam de modo a permitir que outros alunos com dificuldades económicas possam aceder a esses manuais gratuitamente. Esta ação também tem um objetivo ambiental pois os manuais são reutilizados várias vezes.

Programa ERASMUS + KA1: Moinhos – Formar para Inovar

O Programa Erasmus+ é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto que garante oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, estágios ou formação para a educação e formação profissional, atendendo às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais. Este programa destina a recém-diplomados e é desenvolvido em consórcio com a Câmara Municipal de Torres Vedras e escolas do concelho de Torres Vedras que lecionam cursos profissionais. Possibilita a mobilidade para fins de realização de estágio profissional, no mercado europeu, de cerca de 10 jovens, por ano, atribuindo aos mesmos uma bolsa de estágio, facilitando a participação de jovens com poucas condições financeiras.

Benefícios para colaboradores:

  • ESCO em Movimento – Esta ação caracteriza-se pela realização de atividade física para os colaboradores da ESCO, em horário pós-laboral, 2 vezes por semana, com a orientação de um profissional na área, no sentido de promover a saúde mental dos trabalhadores e o bem-estar no trabalho.
  • Ações de Formação Interna – Anualmente é divulgado um plano de formação para os colaboradores internos, resultante de um diagnóstico feito aos mesmos e que promove ações de formação para a aquisição e/ou reforço de competências. Estas ações são gratuitas e decorrem em horário misto, no sentido de melhorar a satisfação profissional dos trabalhadores e adicionar valor à organização.
  • Parcerias com entidades que concedem descontos – ACP, óptica

Produção de viseiras

Durante o confinamento e na sequência da declaração da pandemia por SARS-CoV-221, a ESCO mobilizou os professores de informática para a produção de viseiras e a sua entrega gratuita a profissionais de saúde do SNS e de outras Instituições Particulares de Solidariedade Social num esforço conjunto com empresas e particulares do Oeste e da Grande Lisboa. O primeiro pedido veio do Centro Hospitalar do Oeste – Torres Vedras, sendo, na altura, uma necessidade de caráter urgente. O protótipo foi criado e validado por profissionais desta instituição hospitalar. De seguida sucederam-se uma série de contactos que permitiram a constituição de um grupo, uma rede solidária, que foi aumentando.

Foram produzidas cerca de 10.000 viseiras, umas a laser e outras em 3D. Desta forma, a ESCO, conseguiu mostrar uma boa prática assente nos ideais que preconiza.

Cabazes Solidários

Ação de recolha de alimentos para as famílias carenciadas da escola. Pretende-se desenvolver o espírito de solidariedade na comunidade educativa e, em simultâneo ajudar as famílias que necessitam. Realiza-se na altura do Natal e da Páscoa.

Ações de apoio à Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Torres Vedras

Em resultado de uma parceria, a ESCO recolhe tampas de plástico para entregar a esta entidade que posteriormente as troca por produtos de enfermagem. Também apoia o Jantar de Gala da Cruz Vermelha que se realiza todos os anos, em dezembro, no Hotel Dolce CampoReal e que conta com a participação de uma turma de Técnico de Cozinha/Pastelaria na confeção da refeição e com uma turma do curso Técnico de Restaurante/Bar, no serviço da refeição. Esta atividade permite aos alunos aumentarem a sua capacidade colaborativa com entidades de caráter humanitário e social, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Recolha de Sangue

Em parceria com o Instituto Português do Sangue, promovemos a recolha de sangue, nas instalações da nossa escola, 2 vezes no ano, com o objetivo de envolver os alunos maiores de idade na dádiva de sangue, promovendo a solidariedade e o espírito de entreajuda.

Comments are closed.