info@sefo.pt

+351 261 339 920

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

Por via da publicação do Decreto-Lei n.º 92/2014, de 20 de junho, é da competência da ANQEP,I.P. promover, acompanhar e apoiar a implementação dos sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos alunos das escolas profissionais, e certificá-los como sistemas EQAVET.

Dada a importância estratégica da garantia da qualidade na EFP, a ANQEP, I.P. definiu um modelo de alinhamento dos sistemas de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET que permite abranger, não apenas as escolas profissionais, como também as restantes tipologias de operadores de EFP com oferta de formação inicial para jovens de nível de 4 do Quadro Nacional de Qualificações. A ANQEP, I.P. é responsável pela definição das orientações técnico metodológicas de apoio, quer ao processo de alinhamento dos sistemas de garantia da qualidade a implementar pelos operadores de EFP, quer à verificação de conformidade dos sistemas de garantia da qualidade implementados com o Quadro EQAVET.

 

A ESCO recebeu o Selo de Garantia de Conformidade EQAVET, que garante que a oferta educativa da escola está alinhada com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino e Formação Profissionais.

Esta certificação foi possível graças não só ao trabalho dos nossos professores, técnicos especializados e colaboradores não docentes, com os nossos alunos, mas também às famílias que nos confiam os seus filhos e que connosco colaboram e ainda às entidades nossas parceiras na Formação em Contexto de Trabalho e as que connosco colaboram em inúmeras atividades.

A qualidade exige às organizações o esforço de melhoria contínua e a ESCO acredita que é este o caminho para uma formação integral, formando jovens mais informados, mais conscientes da realidade, mais ativos na nossa sociedade e contribuindo para a qualificação de cada vez mais adultos, num processo de aprendizagem ao longo da vida.