info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Por: Ana Teresa Batista, GAP – Gabinete de Apoio a Projetos.

 

O Programa Erasmus é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto que garante oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, estágios ou formação para a educação e formação profissional, atendendo às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

Desde 2013 que a ESCO promove a participação de jovens e professores, inicialmente, no Programa Leonardo d’ Vinci e desde 2015, através do Consórcio Moinhos – Formar para Inovar.

Já participaram em mobilidades europeias mais de 90 jovens e em job shadowing 8 professores.

De 2018-2020 participou num Consórcio europeu, Cooking&Sea, com mais 5 países europeus para a criação de uma formação sobre ementas criadas a partir de produtos extraídos do mar. Neste projeto foram envolvidos os alunos e professores do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Em dezembro de 2023, chegaram 6 jovens da VIII edição do Moinhos e neste mês de fevereiro irão partir para Malta e Itália os últimos 3 jovens que encerram esta edição do Moinhos.

Em setembro de 2024, iremos dar continuidade a este programa com o Moinhos IX.

Os países envolvidos no projeto são: Reino Unido, Itália, França, Áustria, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha, Chipre, Chéquia, Bulgária, Grécia, Malta, Polónia, Eslovénia e Estónia.

Considerando que este programa proporciona aos recém-diplomados em formação profissional inicial, a possibilidade de realização de uma experiência em contexto de trabalho numa organização noutro país participante no programa que não o seu, a ESCO pretende dar continuidade aos seguintes projetos europeus:

  • ERASMUS + KA01 – Consórcio Moinhos – Formar para Inovar – estágios para jovens diplomados com o 12º ano
  • ERASMUS + KA122 – estágios curriculares para jovens a frequentar o 2º ano dos cursos profissionais da ESCO
  • ERASMUS + KA02 – visitas de alunos e professores (1 semana) de modo a proporcionar aos alunos a oportunidade multicultural, de uma forma igualitária, o contacto no terreno, a observação de boas práticas.
  • Intercâmbios entre a ESCO e outras escolas europeia para partilha de experiências e de boas práticas
  • ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU – desenvolvimento de ações para o conhecimento das instituições europeias como a comemoração do Dia da Europa.

MOINHOS IX