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Edifício da ESCO

A ESCO é uma escola profissional privada, constituída ao abrigo do Decreto-Lei 26/89 de 21 de janeiro, com autonomia pedagógica, administrativa e financeira que prossegue fins públicos e cuja entidade proprietária é a SEFO – Sociedade de Educação e Formação do Oeste, Lda. que tem como sócios a ACIRO – Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Região Oeste, a ADRO – Agência para o Desenvolvimento Regional do Oeste, a AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa, a Câmara Municipal de Torres Vedras e o Turismo Centro de Portugal.

A criação da escola, em 1992, com o curso Técnico de Comércio, baseou-se na observação do tecido social e empresarial do concelho e emergiu da necessidade de desenvolver oportunidades formativas para os jovens. Este foi um pequeno passo para a implementação do Ensino Profissional em Torres Vedras, permitindo aos jovens estarem mais preparados, não só para o exercício da sua atividade profissional, mas também para o exercício de uma cidadania plena, responsável e empreendedora.

Desde então, a ESCO assume o seu papel na criação de respostas para os vários desafios contemporâneos que lhe são apresentados, tendo ao longo do tempo diversificado a resposta da oferta nas diferentes áreas formativas de nível IV da U.E.. Dispõe de autorização prévia de funcionamento nas seguintes áreas de educação/formação: Artes do Espetáculo, Comércio, Marketing e Publicidade, Gestão e Administração, Direito, Ciências Informáticas, Arquitetura e Urbanismo, Saúde, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Trabalho Social e Orientação, Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, Desporto, Cuidados de Beleza, Proteção Ambiental, Proteção de Pessoas e Bens e Segurança e Higiene no Trabalho.

A ESCO dirige a sua oferta de formação de nível IV para os jovens cuja faixa etária se situa entre os 15 e os 18 anos, não só do concelho de Torres Vedras, mas também dos concelhos limítrofes.

Para além do ensino profissional de nível IV, a ESCO tem alargado a oferta formativa destinada a adultos, no período pós-laboral, em especial nas áreas de formação onde a escola mais desenvolve a sua atividade, bem como formação à medida destinada aos indivíduos, empresas e instituições, no sentido de proporcionar a formação ao longo da vida.

Toda a organização assenta em valores que promovem uma filosofia inclusiva, privilegiando a relação entre a escola, a família e a comunidade. Todos têm o seu lugar e são peças fundamentais na construção da identidade da ESCO. Esta é uma escola onde todos assumem a responsabilidade de ter sempre algo para ensinar e sempre algo a aprender, fazendo desta troca dinâmica o caráter da sua identidade, numa constante adaptação aos novos desafios da educação e sem perder de vista que a escola um território de referência na construção de conhecimento, criatividade e liberdade.

Missão da ESCO é dar formação de qualidade a jovens, de forma a desenvolver as suas competências técnicas e profissionais, em sinergia com a comunidade. Promove a formação integral dos cidadãos, preparando-os para uma aprendizagem ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania responsável e empreendedora. A ESCO tem ainda como missão a qualificação de adultos que, alinhada com as necessidades do mercado de trabalho, pretende promover a valorização individual e o desenvolvimento pessoal dos mesmos.

Quanto à Visão, a ESCO pretende ser uma escola de referência, a nível regional e nacional, reconhecida pela qualidade e exigência da formação integral dos seus formandos, desenvolvendo práticas educativas inovadoras, com vista ao reforço de competências para o mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos, preparando-os para enfrentar diferentes desafios de vida.

A escola pretende dar uma formação integral a jovens e adultos, não só ao nível das competências profissionais, mas também das competências pessoais e sociais, formando cidadãos felizes. Assim, pauta-se por Valores que orientam a sua estratégia e que são: AUTONOMIA – Valor fundamental na conquista da liberdade de pensar por si, de fazer as suas próprias escolhas e de construir um saber ligado aos seus objetivos, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo, na interação com o meio envolvente; RESPEITO – Valor fundamental que fomenta atitudes adequadas em relação a si e aos outros, promovendo a qualidade da interação social; RESPONSABILIDADE – Valor fundamental para saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas ações próprias ou alheias, em função do bem comum; SOLIDARIEDADE – Valor fundamental na capacidade de agir em ajuda ao próximo através da cooperação mútua, interdependência e sentimento de partilha; EQUIDADE – Valor fundamental na promoção do respeito pela diversidade e individualidade de cada um, combatendo todas as formas de discriminação, num ambiente de tolerância informada, promovendo uma escola inclusiva; INOVAÇÃO – Valor fundamental para a incentivar a criatividade, a renovação, o aperfeiçoamento e a adaptação à mudança.

A ESCO prima por uma filosofia que privilegia a relação de proximidade entre os elementos da comunidade escolar, facilitando o processo de aprendizagem através da formação teórica em aula, da prática simulada e da formação em contexto de trabalho. Para além disso, incentiva as atividades letivas de enriquecimento e as atividades extracurriculares, através da participação em projetos de importância económica e social para a região e celebrando protocolos/parcerias de colaboração com várias entidades de âmbito regional, nacional e internacional.

Durante os seus vários anos de existência, a ESCO tem vindo a reforçar o seu compromisso com a tradição do ensino profissional aliada à qualidade, inovação e busca pela excelência nas suas práticas, de acordo com o seu Projeto Educativo.