NOME | FUNÇÃO |
Júlia Alfaiate | Diretora |
Ana Cristina Martins | Diretora Pedagógica |
Paulo Moreira | Assessoria da Direção Pedagógica |
Marta Matos | Assessoria da Direção Pedagógica | Gabinete de Comunicação |
Margarida Caldeira | Assessoria da Direção Pedagógica | Gabinete de Comunicação |
Sandra Alfaiate | Contabilista Certificada | Equipa da Qualidade |
Maria Faustino | Chefe dos Serviços Administrativos |
Luís Couto | Técnico Superior de Gestão | Equipa da Qualidade | Gabinete de Comunicação |
Diana Perluxo | Técnica do Serviço de Psicologia e Orientação | Gabinete de Comunicação |
Raquel Santos | Coordenadora da Formação de Adultos |
Ana Baptista | Gabinete de Apoio aos Projetos | Equipa da Qualidade | Gestora da Formação de Adultos | Gabinete de Comunicação |
Filipa Lopes | Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família |
Joana Santos | Técnica Superior de Educação Inclusiva |
Ana Cândido | Animadora Sociocultural |
Sérgio Rodrigues | Técnico de Informática |
Rui Inácio | Técnico de Manutenção |
Ana Cunha | Técnica Administrativa |
Isabel Garcia | Técnica Administrativa |
Sandra Sales | Técnica Administrativa |
Ana Oliveira | Técnica Administrativa | Gabinete de Comunicação |
Vânia Pinheiro | Técnica Administrativa |
Marta Malhado | Técnica Administrativa |
Susana Cunha | Técnica Administrativa |
Jorge Gonçalves | Assistente Educativo |
Gonçalo Guerra | Assistente Educativo |
Sara Abreu | Auxiliar de Apoio Administrativo |
O GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família é uma estrutura de apoio à comunidade escolar que pretende potenciar o trabalho multidisciplinar de modo a responder eficazmente às diferentes problemáticas identificadas em contexto escolar e familiar.
Preconiza um trabalho de parceria, rentabilizando, reforçando e potencializando, não só os recursos existentes dentro da escola, mas também os da comunidade envolvente, em benefício da população alvo com que se propõe intervir.
As grandes linhas de intervenção são:
Os principais objetivos do GAAF, são:
1 – A promoção do sucesso educativo dos alunos (através da prevenção do absentismo e do abandono escolar; da prevenção de situações de risco; da implementação de estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias; da promoção da participação ativa das famílias na vida escolar dos seus educandos; da promoção das relações de cooperação/articulação entre os vários intervenientes da comunidade educativa; da articulação com os vários profissionais e serviços especializados da comunidade; da valorização de atitudes e hábitos de trabalho.)
2 – A promoção de um ambiente escolar facilitador da literacia da saúde (através da promoção de ações de informação e consciencialização na área da promoção da saúde; da identificação de comportamentos de risco; da promoção de competências individuais de prevenção; da promoção a autorresponsabilização; da resolução de situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno; Contribuir para a integração socioeducativa dos alunos.)
O GAAF intervém através dos seguintes núcleos:
Núcleo de Prevenção Primária – É o núcleo responsável pela implementação do Programa de Educação para a Saúde, dinamizando atividades de prevenção primária na comunidade escolar. Promove variadas ações na área da alimentação e atividade física, prevenção do consumo de substâncias psicoativas, prevenção de violência em meio escolar e saúde mental, sexualidade e DST’s
Núcleo de Diagnóstico -Responsável por efetuar a triagem, diagnóstico e encaminhamento das situações sinalizadas, pelos diferentes intervenientes da comunidade escolar. A análise da equipa multidisciplinar das situações sinalizadas pretende potenciar as respostas técnicas existentes na nossa comunidade.
Núcleo de Acompanhamento – Dando seguimento ao encaminhamento do Núcleo de Diagnóstico, cada estrutura do Núcleo de Acompanhamento operacionalizará o acompanhamento direto dos processos dos alunos/famílias, de acordo com a sua área de intervenção. A linha de atuação deste núcleo contribui, não só para o desenvolvimento das competências académicas e profissionais, mas também para o desenvolvimento de competências pessoais, socioculturais, de cidadania e de participação dos nossos alunos. As diferentes estruturas do núcleo de acompanhamento, são:
Estrutura que presta apoio e aconselhamento emocional que contribuindo para a construção da identidade pessoal dos alunos; promove o desenvolvimento integral e harmonioso e garante as condições para realização de aprendizagens significativas; presta apoio psicopedagógico; colabora com as restantes estruturas de apoio ao aluno existentes na escola, participando nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário;
Esta é a estrutura promove a igualdade de oportunidades, no sentido de equidade, atendendo às diferenças individuais dos diferentes intervenientes na comunidade educativa; identifica as problemáticas sociais observadas em contexto escolar; presta apoio e aconselhamento psicossocial que contribua para a construção da identidade pessoal dos diferentes alunos; promove a articulação necessária com a família e as estruturas sociais do meio envolvente, com vista à resolução de situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno, de modo a contribuir para a sua integração socioeducativa; colabora com as restantes estruturas de apoio ao aluno existentes na escola, participando nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar; implementa metodologias e estratégias de intervenção que contribuam para a diminuição das taxas de absentismo e abandono escolar; promove a ampliação da visão social dos sujeitos envolvidos no processo educativo, decodificando as questões sociais.; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário;
Esta estrutura participa nas avaliações especializadas, no âmbito dos processos de referenciação dos alunos que possam eventualmente necessitar de apoio da Educação Inclusiva; Determina os apoios especializados, as adequações do processo ensino/aprendizagem e as tecnologias de apoio de que o aluno deva beneficiar; participa no processo de encaminhamento dos alunos que foram objeto do processo de referenciação e avaliação, mas que não carecem da intervenção dos serviços especializados, para os apoios a disponibilizar pela escola; coopera com o Diretor de Turma e restante equipa multidisciplinar, na elaboração de Relatórios Técnico Pedagógicos; preenche a grelha de avaliação da eficácia de implementação das medidas de apoio à aprendizagem, em conjunto com diretor de turma, conselho de turma e outros técnicos envolvidos no processo educativo dos alunos com NEE; apoia os alunos na utilização de materiais didáticos adaptados e nas tecnologias de apoio; colabora na articulação de todos os serviços e entidades que intervêm no processo de reabilitação dos alunos; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário; sensibiliza os professores disponibilizando informação técnica e saberes específicos; colabora com os diretores de turma nos contactos com os encarregados de educação dos alunos com NEE;
Presta acompanhamento nutricional aos alunos sinalizados; elabora plano alimentar individualizado; promove literacia alimentar dos alunos; capacita os alunos para fazerem escolhas alimentares mais informadas e saudáveis
Promove a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem; Apoia os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem; apoia a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo; desenvolve metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar; promove a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem; apoia a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
Núcleo de Intervenção na Comunidade – Núcleo responsável pela promoção da participação nas diferentes estruturas socais da comunidade. Contribuindo desta forma para a promoção da relação da escola com o tecido socioeconómico.
A ESCO mantém o princípio de que a escola deve estar aberta ao exterior, promovendo uma dinâmica de participação ativa nas redes da comunidade, investindo na criação de parcerias e protocolos com diversas entidades, no sentido de melhorar a qualidade da formação ministrada.
O Espaço-Escola-Empresa atua em 4 dimensões do processo educativo:
Considerando-se a “Comunicação” enquanto valência transversal de apoio ao posicionamento e reforço de identidade da Escola, cabe ao Gabinete de Comunicação (GC), em particular e, sempre que necessário, em estreita ligação com as restantes áreas funcionais da escola, assegurar:
• A definição da estratégia de comunicação (publicidade, promoção e eventos, comunicação institucional) para os diferentes públicos-alvo;
• O desenvolvimento de ações de comunicação que visem reforçar a notoriedade da Escola e a sua implementação na sua área de influência;
• A cobertura dos eventos constantes do Plano Anual de Atividades da ESCO;
• A coordenação da produção de conteúdos institucionais para divulgação nos canais de comunicação internos e externos;
• A ligação entre a Escola e os meios de comunicação externos.
O GAP – Gabinete de Apoio a Projetos exerce as suas funções no domínio específico do apoio às atividades da escola, de forma a melhorar a qualidade da formação dos jovens e adultos que frequentam o estabelecimento de ensino. Constitui-se como uma estrutura vocacionada para a identificação de oportunidades associadas a projetos não financiados e financiados por organizações/instituições nacionais ou internacionais, promovendo a criação das parcerias necessárias e assegurando o adequado acompanhamento em termos administrativos e financeiros.
A EQ – Equipa da Qualidade exerce as suas funções no domínio específico da gestão e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na escola. Constitui-se como uma estrutura vocacionada para a implementação de medidas que visem melhorar a eficiência em todos os processos e a incutir um espírito de melhoria contínua e pensamento baseado no risco, tendo em vista a manutenção das certificações da escola.
Certificações da ESCO:
ANIMADOR SOCIOCULTURAL – A19
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Ana Barata Feio |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Patrícia Dias |
TIC | Ismael Costa |
Educação Física | David Ferrão |
Psicologia | Cristiana Silva |
Sociologia | Célia Estêvão |
Componente Tecnológica | Cláudia Luiz / Filipa Leonardo / Helena Teixeira / Lígia Ribeiro / Maria Oliveira / Piedade Leitão / Raquel Rodrigues / Renato Melícias / Rute Miranda |
TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE – AS7
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Raquel Fonseca |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Sandra Franco |
Educação Física | Mafalda Santos |
TIC | Ismael Costa |
Biologia | Alice Coelho |
Física e Química | Vítor Vilela |
Matemática | Marta Severino |
Componente Tecnológica | Frederico Rocha / Maria Oliveira / Marisa Nunes / Sónia Patrício |
TÉCNICO DE COZINHA/PASTELARIA – CP10
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Margarida Caldeira |
Inglês | Marta Silva |
Integração | Célia Estêvão |
Educação Física | Gustavo Marques |
Economia | Ana Marta Pedro |
TIC | Álvaro Brito |
Matemática | Marta Severino |
Componente Tecnológica | Cristiano Marques / Gisela Canelhas / Lígia Ribeiro / Luísa Mira / Maria Oliveira / Ricardo Cruz / Sara Calado / Sílvia Costa |
TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO – G16
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Carina Lapas |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Sandra Franco |
TIC | Álvaro Brito |
Educação Física | Mafalda Santos |
Economia | Ana Marta Pedro |
Matemática | Marta Severino |
Gestão | Dora Agostinho / Helena Reis / Maria Florbela Inácio / Susana Mira |
Contabilidade e Fiscalidade | Dora Agostinho |
Direito das Organizações | Paulo Rodrigues |
TÉCNICO DE RESTAURANTE/BAR – H14
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Carina Lapas |
Inglês | Marta Silva |
Integração | Sandra Franco |
TIC | Álvaro Brito |
Educação Física | Mafalda Santos |
Economia | Ana Marta Pedro |
Matemática | Marta Severino |
Psicologia | Cristiana Silva |
Componente Tecnológica | Cristiano Marques / Daniel Roberto / Gisela Canelhas / João Malaquias / Lígia Ribeiro / Luísa Mira / Maria Oliveira / Sara Calado |
TÉCNICO DE TURISMO – T9
1ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Carina Lapas |
Inglês | Célia Silva |
Integração | Patrícia Dias |
TIC | Álvaro Brito |
Educação Física | Gustavo Marques |
Geografia | Filipe Vicente |
HCA | Patrícia Dias |
TIAT | Filipa Leonardo |
TCAT | Marta Matos / Filipa Leonardo |
OTET | Marta Matos / João Malaquias |
Comunicar em Espanhol | Gisela Canelhas |
TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA – GD5
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Margarida Caldeira |
Inglês | |
Integração | Sandra Franco |
TIC | Artur Reguengo |
Educação Física | David Ferrão |
Psicologia | Paula Bizarro |
Matemática | Ana Arroja |
Componente Tecnológica | Filipa Leonardo / Ismael Costa / Inês Tomé / Mafalda Santos / Nuno Fernandes |
Formação em Contexto de Trabalho | Mafalda Santos |
TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA – AI8
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Raquel Fonseca |
Inglês | |
Integração | Patrícia Dias |
TIC | Artur Reguengo |
Educação Física | Mafalda Santos |
Psicologia | Cristiana Silva |
Sociologia | Célia Estêvão |
Formação Tecnológica | Cláudia Luiz / Joana Belchior Fernandes / Paula Bizarro / Piedade Leitão / Raquel Rodrigues / Renato Melícias / Rute Miranda |
Formação em Contexto de Trabalho | Célia Estêvão |
TÉCNICO DE COZINHA/PASTELARIA – CP9
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Margarida Caldeira |
Inglês | Marta Silva |
Integração | Célia Estêvão |
Educação Física | Gustavo Marques |
Economia | Ana Marta Pedro |
Matemática | Marta Severino |
Psicologia | Cristiana Silva |
Componente Tecnológica | Cristiano Marques / Sílvia Baptista / Luísa Mira |
Formação em Contexto de Trabalho | Luísa Mira |
TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS – PSI6
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Célia Silva |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Sandra Franco |
Educação Física | David Ferrão |
Matemática | Paulo Moreira |
Físico-Química | Vítor Vilela |
Redes de comunicação | Nuno Veiga / Cláudia Barros |
Sistemas Operativos | Cláudia Barros |
Programação Sistemas informáticos | Álvaro Brito / Mário Fernandes |
Formação em Contexto de Trabalho | Cláudia Barros |
TÉCNICO DE MASSAGEM DE ESTÉTICA E BEM-ESTAR – MEBE2
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) | |
Português | Ana Barata Feio | |
Inglês | ||
Integração | Célia Estêvão | |
TIC | Álvaro Brito | |
Educação Física | Gustavo Marques | |
Biologia | Alice Coelho | |
Química | Vítor Vilela | |
Matemática | Paulo Moreira | |
Componente Tecnológica | Gisela Canelhas / Giselle Sousa / Maria Oliveira / Vanessa Carmo / Victor Ferreira | |
Formação em Contexto de Trabalho | Giselle Sousa | |
TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO E SERVIÇO DIGITAL – CD1
2ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Raquel Fonseca |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Patrícia Dias |
TIC | Cláudia Barros |
Educação Física | Gustavo Marques |
Economia | Ana Joaquim |
Matemática | Alexandra Passinhas |
Psicologia | Paula Bizarro |
Componente Tecnológica | Cláudia Barros / Helena Reis / Rui Santos / Raquel Santos |
Formação em Contexto de Trabalho | Helena Reis |
ANIMADOR SOCIOCULTURAL – A18
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Raquel Fonseca |
Inglês | Fernando Martins |
Integração | Patrícia Dias |
TIC | Ismael Costa |
Educação Física | Mafalda Santos |
Psicologia | Cristiana Silva |
Sociologia | Célia Estêvão |
Componente Tecnológica | Andreia Cipriano / Cláudia Luiz / Helena Teixeira / Raquel Rodrigues / Renato Melícias / Rute Miranda |
Formação em Contexto de Trabalho | Cláudia Luiz |
TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO – G15
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Sandra Franco |
Educação Física | Mafalda Santos |
Economia | Ana Marta Pedro |
Matemática | Paulo Moreira |
Componente Tecnológica | Helena Reis / Dora Agostinho / Ana Marta Pedro / Maria Florbela Inácio |
Formação em Contexto de Trabalho | Ana Marta Pedro |
TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA – GD4
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Margarida Caldeira |
Inglês | Marta Silva |
Integração | Sandra Franco |
Educação Física | David Ferrão |
Psicologia | Paula Bizarro |
Estudo do Movimento | Mafalda Santos |
Componente Tecnológica | David Ferrão / Nuno Fernandes / Filipa Veríssimo / Filipa Leonardo / Ismael Costa / Maria Florbela Inácio |
Formação em Contexto de Trabalho | Mafalda Santos |
TÉCNICO DE RESTAURANTE/BAR – H13
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Ana Barata Feio |
Inglês | Marta Silva |
Integração | Célia Estêvão |
Educação Física | Mafalda Santos |
Economia | Ana Marta Pedro |
Matemática | Maria João Silva |
Psicologia | Cristiana Silva |
Componente Tecnológica | Daniel Roberto / Gisela Canelhas / João Pacheco / João Malaquias / Luísa Mira |
Formação em Contexto de Trabalho | João Malaquias |
TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS – PSI5
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Ana Barata Feio |
Inglês | Rita Rodrigues |
Integração | Sandra Franco |
Educação Física | David Ferrão |
Físico-Química | Vítor Vilela |
Matemática | Paulo Moreira |
Arquitetura de Computadores | Ismael Costa |
Redes de Comunicação | Cláudia Barros |
Programação Sistemas Informáticos | Álvaro Brito / Luís Rodrigues |
Formação em Contexto de Trabalho | Cláudia Barros |
TÉCNICO DE TURISMO – T8
3ºANO – 2022/2023
DISCIPLINAS | PROFESSOR(A) |
Português | Raquel Fonseca |
Inglês | |
Integração | Patrícia Dias |
Educação Física | Gustavo Marques |
Geografia | Filipe Vicente |
História da Cultura e das Artes | Patrícia Dias |
Turismo, Informação e Animação Turística | Marta Matos / Paulo Rodrigues / Filipa Leonardo |
Operações Técnicas em Empresas Turísticas | Marta Matos / Filipa Leonardo |
Comunicar em Francês | |
Formação em Contexto de Trabalho | Marta Matos |