info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

PESSOAL NÃO DOCENTE

NOME FUNÇÃO
Júlia Alfaiate Diretora
Ana Cristina Martins Diretora Pedagógica
Paulo Moreira Assessoria da Direção Pedagógica
Marta Matos Assessoria da Direção Pedagógica | Gabinete de Comunicação
Margarida Caldeira Assessoria da Direção Pedagógica | Gabinete de Comunicação
Sandra Alfaiate Contabilista Certificada | Equipa da Qualidade
Maria Faustino Chefe dos Serviços Administrativos
Luís Couto Técnico Superior de Gestão | Equipa da Qualidade | Gabinete de Comunicação
Diana Perluxo Técnica do Serviço de Psicologia e Orientação | Gabinete de Comunicação
Raquel Santos Coordenadora da Formação de Adultos
Ana Baptista Gabinete de Apoio aos Projetos  | Equipa da Qualidade | Gestora da Formação de Adultos | Gabinete de Comunicação
Filipa Lopes Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família
Joana Santos Técnica Superior de Educação Inclusiva
Ana Cândido Animadora Sociocultural
Sérgio Rodrigues Técnico de Informática
Rui Inácio Técnico de Manutenção
Ana Cunha Técnica Administrativa
Isabel Garcia Técnica Administrativa
Sandra Sales Técnica Administrativa
Ana Oliveira Técnica Administrativa | Gabinete de Comunicação
Vânia Pinheiro Técnica Administrativa
Marta Malhado Técnica Administrativa
Susana Cunha Técnica Administrativa
Jorge Gonçalves Assistente Educativo
Gonçalo Guerra Assistente Educativo
Sara Abreu Auxiliar de Apoio Administrativo

 

A ESTRUTURA DE RECURSOS HUMANOS

GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

O GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família é uma estrutura de apoio à comunidade escolar que pretende potenciar o trabalho multidisciplinar de modo a responder eficazmente às diferentes problemáticas identificadas em contexto escolar e familiar.

Preconiza um trabalho de parceria, rentabilizando, reforçando e potencializando, não só os recursos existentes dentro da escola, mas também os da comunidade envolvente, em benefício da população alvo com que se propõe intervir.

As grandes linhas de intervenção são:

  • Apoio Psicossocial aos alunos e às famílias;
  • Intervenção na Comunidade Escolar;
  • Redes e Parcerias;
  • Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas;
  • Alimentação e Atividade física;
  • Prevenção da Violência em Meio Escolar;
  • Educação para a sexualidade; Saúde mental;
  • Apoio ao Estudo;
  • Educação inclusiva.

Os principais objetivos do GAAF, são:

1 – A promoção do sucesso educativo dos alunos (através da prevenção do absentismo e do abandono escolar; da prevenção de situações de risco; da implementação de estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias; da promoção da participação ativa das famílias na vida escolar dos seus educandos; da promoção das relações de cooperação/articulação entre os vários intervenientes da comunidade educativa; da articulação com os vários profissionais e serviços especializados da comunidade; da valorização de atitudes e hábitos de trabalho.)

2 – A promoção de um ambiente escolar facilitador da literacia da saúde (através da promoção de ações de informação e consciencialização na área da promoção da saúde; da identificação de comportamentos de risco; da promoção de competências individuais de prevenção; da promoção a autorresponsabilização; da resolução de situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno;  Contribuir para a integração socioeducativa dos alunos.)

O GAAF intervém através dos seguintes núcleos:

  • Núcleo de Prevenção Primária
  • Núcleo de Intervenção na Comunidade
  • Núcleo de Diagnóstico
  • Núcleo de Acompanhamento

Núcleo de Prevenção Primária – É o núcleo responsável pela implementação do Programa de Educação para a Saúde, dinamizando atividades de prevenção primária na comunidade escolar. Promove variadas ações na área da alimentação e atividade física, prevenção do consumo de substâncias psicoativas, prevenção de violência em meio escolar e saúde mental, sexualidade e DST’s

Núcleo de Diagnóstico -Responsável por efetuar a triagem, diagnóstico e encaminhamento das situações sinalizadas, pelos diferentes intervenientes da comunidade escolar. A análise da equipa multidisciplinar das situações sinalizadas pretende potenciar as respostas técnicas existentes na nossa comunidade.

Núcleo de Acompanhamento – Dando seguimento ao encaminhamento do Núcleo de Diagnóstico, cada estrutura do Núcleo de Acompanhamento operacionalizará o acompanhamento direto dos processos dos alunos/famílias, de acordo com a sua área de intervenção. A linha de atuação deste núcleo contribui, não só para o desenvolvimento das competências académicas e profissionais, mas também para o desenvolvimento de competências pessoais, socioculturais, de cidadania e de participação dos nossos alunos. As diferentes estruturas do núcleo de acompanhamento, são:

SPO – Serviço de Psicologia e Orientação

Estrutura que presta apoio e aconselhamento emocional que contribuindo para a construção da identidade pessoal dos alunos; promove o desenvolvimento integral e harmonioso e garante as condições para realização de aprendizagens significativas; presta apoio psicopedagógico; colabora com as restantes estruturas de apoio ao aluno existentes na escola, participando nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário;

ESS – Espaço Serviço Social

Esta é a estrutura promove a igualdade de oportunidades, no sentido de equidade, atendendo às diferenças individuais dos diferentes intervenientes na comunidade educativa; identifica as problemáticas sociais observadas em contexto escolar; presta apoio e aconselhamento psicossocial que contribua para a construção da identidade pessoal dos diferentes alunos; promove a articulação necessária com a família e as estruturas sociais do meio envolvente, com vista à resolução de situações problemáticas que se manifestam na vida escolar do aluno, de modo a contribuir para a sua integração socioeducativa; colabora com as restantes estruturas de apoio ao aluno existentes na escola, participando nos processos de avaliação multidisciplinar e interdisciplinar; implementa metodologias e estratégias de intervenção que contribuam para a diminuição das taxas de absentismo e abandono escolar; promove a ampliação da visão social dos sujeitos envolvidos no processo educativo, decodificando as questões sociais.; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário;

EI – Educação Inclusiva

Esta estrutura participa nas avaliações especializadas, no âmbito dos processos de referenciação dos alunos que possam eventualmente necessitar de apoio da Educação Inclusiva; Determina os apoios especializados, as adequações do processo ensino/aprendizagem e as tecnologias de apoio de que o aluno deva beneficiar; participa no processo de encaminhamento dos alunos que foram objeto do processo de referenciação e avaliação, mas que não carecem da intervenção dos serviços especializados, para os apoios a disponibilizar pela escola; coopera com o Diretor de Turma e restante equipa multidisciplinar, na elaboração de Relatórios Técnico Pedagógicos; preenche a grelha de avaliação da eficácia de implementação das medidas de apoio à aprendizagem, em conjunto com diretor de turma, conselho de turma e outros técnicos envolvidos no processo educativo dos alunos com NEE; apoia os alunos na utilização de materiais didáticos adaptados e nas tecnologias de apoio; colabora na articulação de todos os serviços e entidades que intervêm no processo de reabilitação dos alunos; participa nas reuniões de conselho de turma, quando necessário; sensibiliza os professores disponibilizando informação técnica e saberes específicos; colabora com os diretores de turma nos contactos com os encarregados de educação dos alunos com NEE;

Nutrição

Presta acompanhamento nutricional aos alunos sinalizados; elabora plano alimentar individualizado; promove literacia alimentar dos alunos; capacita os alunos para fazerem escolhas alimentares mais informadas e saudáveis

GAE – Gabinete de Apoio ao Estudo

Promove a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem; Apoia os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem; apoia a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo; desenvolve metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar; promove a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem; apoia a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

Núcleo de Intervenção na Comunidade – Núcleo responsável pela promoção da participação nas diferentes estruturas socais da comunidade. Contribuindo desta forma para a promoção da relação da escola com o tecido socioeconómico.

EEE – Espaço-Escola-Empresa

A ESCO mantém o princípio de que a escola deve estar aberta ao exterior, promovendo uma dinâmica de participação ativa nas redes da comunidade, investindo na criação de parcerias e protocolos com diversas entidades, no sentido de melhorar a qualidade da formação ministrada.
O Espaço-Escola-Empresa atua em 4 dimensões do processo educativo:

  • Fórum de discussão entre a escola e empresas/instituições da região (conselho consultivo);
  • Apoio aos coordenadores de curso, no sentido de agilizar o processo da Formação em Contexto de Trabalho;
  • Monitorização pós-formação (3 anos);
  • Parcerias e protocolos entre a escola e as empresas/instituições.

GC – Gabinete de Comunicação

Considerando-se a “Comunicação” enquanto valência transversal de apoio ao posicionamento e reforço de identidade da Escola, cabe ao Gabinete de Comunicação (GC), em particular e, sempre que necessário, em estreita ligação com as restantes áreas funcionais da escola, assegurar:
• A definição da estratégia de comunicação (publicidade, promoção e eventos, comunicação institucional) para os diferentes públicos-alvo;
• O desenvolvimento de ações de comunicação que visem reforçar a notoriedade da Escola e a sua implementação na sua área de influência;
• A cobertura dos eventos constantes do Plano Anual de Atividades da ESCO;
• A coordenação da produção de conteúdos institucionais para divulgação nos canais de comunicação internos e externos;
• A ligação entre a Escola e os meios de comunicação externos.

GAP – Gabinete de Apoio a Projetos

O GAP – Gabinete de Apoio a Projetos exerce as suas funções no domínio específico do apoio às atividades da escola, de forma a melhorar a qualidade da formação dos jovens e adultos que frequentam o estabelecimento de ensino. Constitui-se como uma estrutura vocacionada para a identificação de oportunidades associadas a projetos não financiados e financiados por organizações/instituições nacionais ou internacionais, promovendo a criação das parcerias necessárias e assegurando o adequado acompanhamento em termos administrativos e financeiros.

EQ – Equipa da Qualidade

A EQ – Equipa da Qualidade exerce as suas funções no domínio específico da gestão e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade implementado na escola. Constitui-se como uma estrutura vocacionada para a implementação de medidas que visem melhorar a eficiência em todos os processos e a incutir um espírito de melhoria contínua e pensamento baseado no risco, tendo em vista a manutenção das certificações da escola.

Certificações da ESCO:

  • ISO 9001
  • EQAVET
  • Compromisso de Pagamento Pontual
  • ECO-Escolas
  • Escola amiga da criança
  • Escola Saudávelmente
  • ESafety Label

 

ANIMADOR SOCIOCULTURAL – A19

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Ana Barata Feio
Inglês Rita Rodrigues
Integração Patrícia Dias
TIC Ismael Costa
Educação Física David Ferrão
Psicologia Cristiana Silva
Sociologia Célia Estêvão
Componente Tecnológica Cláudia Luiz / Filipa Leonardo / Helena Teixeira / Lígia Ribeiro / Maria Oliveira / Piedade Leitão / Raquel Rodrigues         / Renato Melícias / Rute Miranda
COORDENADOR(A) DE CURSO: Cláudia Luiz
DIRETOR(A) DE TURMA: David Ferrão

 

TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE – AS7

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Raquel Fonseca
Inglês Rita Rodrigues
Integração Sandra Franco
Educação Física Mafalda Santos
TIC Ismael Costa
Biologia Alice Coelho
Física e Química Vítor Vilela
Matemática Marta Severino
Componente Tecnológica Frederico Rocha / Maria Oliveira / Marisa Nunes / Sónia Patrício
COORDENADOR(A) DE CURSO: Maria Oliveira
DIRETOR(A) DE TURMA: Raquel Fonseca

 

TÉCNICO DE COZINHA/PASTELARIA – CP10

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Margarida Caldeira
Inglês Marta Silva
Integração Célia Estêvão
Educação Física Gustavo Marques
Economia Ana Marta Pedro
TIC Álvaro Brito
Matemática Marta Severino
Componente Tecnológica Cristiano Marques / Gisela Canelhas / Lígia Ribeiro / Luísa Mira / Maria Oliveira / Ricardo Cruz / Sara Calado / Sílvia Costa
COORDENADOR(A) DE CURSO: Luísa Mira
DIRETOR(A) DE TURMA: Gustavo Marques

 

TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO – G16

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Carina Lapas
Inglês Rita Rodrigues
Integração Sandra Franco
TIC Álvaro Brito
Educação Física Mafalda Santos
Economia Ana Marta Pedro
Matemática Marta Severino
Gestão Dora Agostinho / Helena Reis / Maria Florbela Inácio / Susana Mira
Contabilidade e Fiscalidade Dora Agostinho
Direito das Organizações Paulo Rodrigues
COORDENADOR(A) DE CURSO: Ana Marta Pedro
DIRETOR(A) DE TURMA: Sandra Franco

 

TÉCNICO DE RESTAURANTE/BAR – H14

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Carina Lapas
Inglês Marta Silva
Integração Sandra Franco
TIC Álvaro Brito
Educação Física Mafalda Santos
Economia Ana Marta Pedro
Matemática Marta Severino
Psicologia Cristiana Silva
Componente Tecnológica Cristiano Marques / Daniel Roberto / Gisela Canelhas / João Malaquias / Lígia Ribeiro / Luísa Mira / Maria Oliveira / Sara Calado
COORDENADOR(A) DE CURSO: João Malaquias
DIRETOR(A) DE TURMA: Marta Severino

 

TÉCNICO DE TURISMO – T9

1ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Carina Lapas
Inglês Célia Silva
Integração Patrícia Dias
TIC Álvaro Brito
Educação Física Gustavo Marques
Geografia Filipe Vicente
HCA Patrícia Dias
TIAT Filipa Leonardo
TCAT Marta Matos / Filipa Leonardo
OTET Marta Matos / João Malaquias
Comunicar em Espanhol Gisela Canelhas
COORDENADOR(A) DE CURSO: Marta Matos
DIRETOR(A) DE TURMA: Filipa Vieira

 

TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA – GD5

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Margarida Caldeira
Inglês
Integração Sandra Franco
TIC Artur Reguengo
Educação Física David Ferrão
Psicologia Paula Bizarro
Matemática Ana Arroja
Componente Tecnológica Filipa Leonardo / Ismael Costa / Inês Tomé / Mafalda Santos / Nuno Fernandes
Formação em Contexto de Trabalho Mafalda Santos
COORDENADOR(A) DE CURSO: Mafalda Santos
DIRETOR(A) DE TURMA: Margarida Caldeira

 

TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA – AI8

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Raquel Fonseca
Inglês
Integração Patrícia Dias
TIC Artur Reguengo
Educação Física Mafalda Santos
Psicologia Cristiana Silva
Sociologia Célia Estêvão
Formação Tecnológica Cláudia Luiz / Joana Belchior Fernandes / Paula Bizarro / Piedade Leitão / Raquel Rodrigues / Renato Melícias / Rute Miranda
Formação em Contexto de Trabalho Célia Estêvão
COORDENADOR(A) DE CURSO: Célia Estêvão
DIRETOR(A) DE TURMA: Patrícia Dias

 

TÉCNICO DE COZINHA/PASTELARIA – CP9

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Margarida Caldeira
Inglês Marta Silva
Integração Célia Estêvão
Educação Física Gustavo Marques
Economia Ana Marta Pedro
Matemática Marta Severino
Psicologia Cristiana Silva
Componente Tecnológica Cristiano Marques / Sílvia Baptista / Luísa Mira
Formação em Contexto de Trabalho Luísa Mira
COORDENADOR(A) DE CURSO: Luísa Mira
DIRETOR(A) DE TURMA: Marta Silva

 

TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS – PSI6

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Célia Silva
Inglês Rita Rodrigues
Integração Sandra Franco
Educação Física David Ferrão
Matemática Paulo Moreira
Físico-Química Vítor Vilela
Redes de comunicação Nuno Veiga / Cláudia Barros
Sistemas Operativos Cláudia Barros
Programação Sistemas informáticos Álvaro Brito / Mário Fernandes
Formação em Contexto de Trabalho Cláudia Barros
COORDENADOR(A) DE CURSO: Cláudia Barros
DIRETOR(A) DE TURMA: Rita Rodrigues

 

TÉCNICO DE MASSAGEM DE ESTÉTICA E BEM-ESTAR – MEBE2

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Ana Barata Feio
Inglês
Integração Célia Estêvão
TIC Álvaro Brito
Educação Física Gustavo Marques
Biologia Alice Coelho
Química Vítor Vilela
Matemática Paulo Moreira
Componente Tecnológica Gisela Canelhas / Giselle Sousa / Maria Oliveira / Vanessa Carmo / Victor Ferreira
Formação em Contexto de Trabalho Giselle Sousa
COORDENADOR(A) DE CURSO: Giselle Sousa
DIRETOR(A) DE TURMA: Ana Barata Feio

 

TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO E SERVIÇO DIGITAL – CD1

2ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Raquel Fonseca
Inglês Rita Rodrigues
Integração Patrícia Dias
TIC Cláudia Barros
Educação Física Gustavo Marques
Economia Ana Joaquim
Matemática Alexandra Passinhas
Psicologia Paula Bizarro
Componente Tecnológica Cláudia Barros / Helena Reis / Rui Santos / Raquel Santos
Formação em Contexto de Trabalho Helena Reis
COORDENADOR(A) DE CURSO: Helena Reis
DIRETOR(A) DE TURMA: Rita Rodrigues

 

ANIMADOR SOCIOCULTURAL – A18

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Raquel Fonseca
Inglês Fernando Martins
Integração Patrícia Dias
TIC Ismael Costa
Educação Física Mafalda Santos
Psicologia Cristiana Silva
Sociologia Célia Estêvão
Componente Tecnológica Andreia Cipriano / Cláudia Luiz / Helena Teixeira / Raquel Rodrigues / Renato Melícias / Rute Miranda
Formação em Contexto de Trabalho Cláudia Luiz
COORDENADOR(A) DE CURSO: Cláudia Luiz
DIRETOR(A) DE TURMA: Raquel Fonseca

 

TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO – G15

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português
Inglês Rita Rodrigues
Integração Sandra Franco
Educação Física Mafalda Santos
Economia Ana Marta Pedro
Matemática Paulo Moreira
Componente Tecnológica Helena Reis / Dora Agostinho / Ana Marta Pedro / Maria Florbela Inácio
Formação em Contexto de Trabalho Ana Marta Pedro
COORDENADOR(A) DE CURSO: Ana Marta Pedro
DIRETOR(A) DE TURMA: Sandra Franco

 

TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA – GD4

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Margarida Caldeira
Inglês Marta Silva
Integração Sandra Franco
Educação Física David Ferrão
Psicologia Paula Bizarro
Estudo do Movimento Mafalda Santos
Componente Tecnológica David Ferrão / Nuno Fernandes / Filipa Veríssimo / Filipa Leonardo / Ismael Costa / Maria Florbela Inácio
Formação em Contexto de Trabalho Mafalda Santos
COORDENADOR(A) DE CURSO: Mafalda Santos
DIRETOR(A) DE TURMA: David Ferrão

 

TÉCNICO DE RESTAURANTE/BAR – H13

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Ana Barata Feio
Inglês Marta Silva
Integração Célia Estêvão
Educação Física Mafalda Santos
Economia Ana Marta Pedro
Matemática Maria João Silva
Psicologia Cristiana Silva
Componente Tecnológica Daniel Roberto / Gisela Canelhas / João Pacheco / João Malaquias / Luísa Mira
Formação em Contexto de Trabalho João Malaquias
COORDENADOR(A) DE CURSO: João Malaquias
DIRETOR(A) DE TURMA: Marta Silva

 

TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS – PSI5

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Ana Barata Feio
Inglês Rita Rodrigues
Integração Sandra Franco
Educação Física David Ferrão
Físico-Química Vítor Vilela
Matemática Paulo Moreira
Arquitetura de Computadores Ismael Costa
Redes de Comunicação Cláudia Barros
Programação Sistemas Informáticos Álvaro Brito / Luís Rodrigues
Formação em Contexto de Trabalho Cláudia Barros
COORDENADOR(A) DE CURSO: Cláudia Barros
DIRETOR(A) DE TURMA: Ana Barata Feio

 

TÉCNICO DE TURISMO – T8

3ºANO – 2022/2023

DISCIPLINAS PROFESSOR(A)
Português Raquel Fonseca
Inglês
Integração Patrícia Dias
Educação Física Gustavo Marques
Geografia Filipe Vicente
História da Cultura e das Artes Patrícia Dias
Turismo, Informação e Animação Turística Marta Matos / Paulo Rodrigues / Filipa Leonardo
Operações Técnicas em Empresas Turísticas Marta Matos / Filipa Leonardo
Comunicar em Francês
Formação em Contexto de Trabalho Marta Matos
COORDENADOR(A) DE CURSO: Marta Matos
DIRETOR(A) DE TURMA: Patrícia Dias