O programa «Escola embaixadora do Parlamento Europeu» visa sensibilizar os alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus. Incentiva também os alunos a participarem ativamente nos processos democráticos da UE. Destina-se a alunos provenientes de diferentes horizontes no que respeita a percursos escolares, meios sociais e origens geográficas.
ATIVIDADES
As escolas selecionadas para participar no programa escolhem professores e alunos, nomeando-os embaixadores principais e adjuntos, respetivamente, que ficam encarregados da execução do programa. Os professores ocupam-se do aspeto educativo, principalmente preparando aulas sobre a democracia parlamentar europeia. Os docentes podem utilizar os materiais didáticos interativos do Parlamento Europeu, que incluem informações gerais e factos sobre a UE, formação em matéria de competências e participação democráticas, jogos de simulação em aula e questionários. Os professores e os alunos são responsáveis pelo desenvolvimento de atividades como a criação de um ponto de informação sobre a UE, a organização de eventos no âmbito do Dia da Europa ou a criação de conteúdos para as redes sociais. Comunicam com deputados ao Parlamento Europeu, outros embaixadores e parceiros e interagem com a sua comunidade.
ACREDITAÇÃO E RECOMPENSAS
No final de cada ano letivo, as atividades realizadas pelas escolas são avaliadas. Após a conclusão com êxito do programa, as escolas são certificadas como escolas embaixadoras e são atribuídos certificados aos embaixadores principais e adjuntos em cerimónias organizadas pelos gabinetes de ligação do Parlamento Europeu locais, muitas vezes na presença de deputados ao Parlamento Europeu, representantes das autoridades nacionais e locais, e parceiros. Pode ser dada a possibilidade aos professores e alunos de participarem nas sessões Euroscola em Estrasburgo ou noutros eventos organizados pelo Parlamento Europeu nos Estados-Membros e em Bruxelas ou Estrasburgo.