info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

 

 

 

Cláudia Sofia Monteiro Luiz – 10.08.1983

Curso Animação Sociocultural – Turma A4 (1999 – 2002)

Diretora Técnica e Técnica de Gerontologia na Associação de Solidariedade e Ação Social da Freguesia de São Mamede da Ventosa

 

 

Momento ESCO que não esqueço…

A apresentação da Prova de Aptidão Profissional. Colocamos nesse trabalho o melhor que sabemos fazer; no nosso e no dos colegas porque nos ajudávamos bastante, no que tocava a esta “prova de fogo” eramos muito companheiros, penso que os atuais alunos ainda o são.

Experiência curricular mais marcante…

Sem dúvida o estágio. É o primeiro contacto, à séria, com aquilo que é a realidade profissional. Ali somos só nós a ter que responder pelo que fazemos e pelo que queremos fazer. Capacita-nos a argumentação, a competência e a humildade.

Projetos concretizados …

Tirei uma licenciatura em Animação Socioeducativa e Educação de Adultos e comecei a trabalhar nesta IPSS em part-time. Ao fim de um ano, sensivelmente, assumi funções de directora técnica e mais tarde fiz uma Pós Graduação em Gerontologia. Esta é uma área em franca expansão em que a actualização é uma necessidade constante.

Projetos que quero concretizar…

Fazer formação mais específica na área da saúde, interligando aos saberes da área social para melhor intervir.

A ESCO vale a pena porque…

A ESCO vale a pena porque investe nos alunos individualmente e para isso foram criadas diversas estruturas. Vale ainda a pena porque, olhando para trás, foi uma escola que cresceu imenso, em infra-estruturas, em procedimentos e em saberes. A ESCO do “meu tempo” era um espaço cheio de valor mas com meia dúzia de salas de aula, hoje tem um restaurante pedagógico invejável! Penso que estas conquistas se devem a uma exemplar gestão aliada a uma equipa coesa e cooperante que se questiona frequentemente para não estagnar. Os professores e outros técnicos da ESCO são um conjunto de criativos!

Para mim “Ser ESCO é”…

É representar uma geração de alunos que fizeram já uma série de conquistas profissionais nas mais diversas áreas, e que continuam a escalar degraus nesse sentido. É representar uma geração de alunos que foram agraciados por profissionais que ainda hoje lá lecionam com a mesma motivação e empenho para que a escola continue a crescer.