info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Nos dias 11 e 12 de Novembro, teve lugar o I Congresso “Escola, Liderança, Supervisão e Inclusão”, na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, organizado pelo Centro de Formação de Escolas António Sérgio e a ESCO marcou presença.

Dois dias de trabalho e formação que contaram com a intervenção de investigadores da área da educação como Luís Capucha, Maria do Céu Roldão, Maria de Fátima Chorão Sanches, Luís Tinoca, António Teodoro e João Sebastião, entre tantos outros, além de professores de vários níveis de ensino, técnicos de serviços de Psicologia e da Educação Especial. Nas conferências, foram abordados temas como a autonomia, a formação de professores, o trabalho colaborativo, as boas práticas, as lideranças intermédias, a supervisão e a inclusão.

Neste Congresso, que foi muito um espaço de reflexão, houve lugar a grupos de trabalho que abordaram temáticas como a direção de turma e a coordenação de departamento/disciplina, a supervisão e alunos que necessitam de apoios educativos e sociais especializados, a supervisão e as escolas TEIP e a supervisão e coordenação dos cursos profissionais/EFAs. Este último grupo foi dinamizado por Margarida Caldeira, professora da ESCO. Neste grupo foi possível refletir sobre o que se faz e como se faz nos Cursos Profissionais e nos EFA, tocando questões nem sempre consensuais, mas concluindo-se que esta é uma oferta formativa que prepara os alunos para a vida e para o mundo do trabalho e que contribui para que os nossos jovens sejam mais felizes, pelo que precisa que apostemos nela e trabalhemos com qualidade.