info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comentários fechados em ESCO PRESENTE NOS ENCONTROS AR RISCAR

image1_2

A convite da Universidade Católica do Porto – Faculdade de Educação e Psicologia, a ESCO fez-se representar nos encontros AR RISCAR – Seminário Temático, que teve lugar no Porto no dia 26 de maio.

Este seminário inscreve-se no plano de atividades da Rede de Cooperação de Escolas com Ensino Profissional UCP, uma iniciativa do eixo SAME, ” Valorização do Ensino Profissional”, da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica Porto.

Os Encontros AR RISCAR vão já na sua 5º edição e têm como objetivos, contribuir para a valorização e a capacitação do Ensino Profissional, proporcionar momentos de reflexão e debate sobre os desafios específicos que se colocam ao Ensino Profissional, promover a troca de experiências e de boas práticas ao nível das Provas de Aptidão Profissional, promover a articulação entre os diferentes atores ligados ao Ensino Profissional, perspetivar o conhecimento, enquanto ferramenta para a ação, o emprego e o desenvolvimento e fomentar o trabalho colaborativo e em rede entre professores, formadores, empresas e autarquias para o desenvolvimento do Ensino Profissional.

A Professora e Coordenadora dos Cursos Técnico de Turismo e Técnico de Organização de Eventos, Marta Garcia de Matos, participou com uma comunicação intitulada “Sucesso escolar para todos: Missão (im) possível”, inserida no painel “Um novo modo de ser escola, que aposte em projetos integradores em que alunos participam na definição dos currículos e meios de avaliação”, cuja moderação foi feita pelo Professor Joaquim Azevedo.

Neste espaço foi possível ouvir testemunhos de professores e alunos, bem como observar boas práticas que conduzem ao sucesso dos alunos, nomeadamente através de práticas pedagógicas inovadoras através da metodologia de trabalho projeto.

Para além do espaço destinado aos painéis de oradores, estes encontros contemplam uma partilha de boas práticas em contexto de Provas de Aptidão Profissional, protagonizada por alunos finalistas de várias escolas do país, bem como uma área de demonstração prática de competências profissionais onde é possível visitar os stands de vários estabelecimentos de ensino.

Na sequência destes encontros, são desenvolvidos vários suportes multimédia, nomeadamente um e-book de boas práticas de PAP’s e a publicação eletrónica – “Caderno Desafios” – estes recursos poderão ser visualizados em maior nível de detalhe no site da Universidade Católica Porto – www.porto.ucp.pt.

A professora Marta Garcia de Matos participou ainda como apresentadora e relatora do Seminário, uma tarefa que desempenhou em parceria com a Professora Catarina Nunes, da ESPROARTE – Escola Profissional de arte de Mirandela.

Esta foi uma jornada de trabalho muito enriquecedora para todos os presentes que de algum modo contactam com o ensino profissional.

Parabéns a todos!

Comments are closed.