Curso Profissional Técnico de Vendas e Marketing
Referencial de Formação: 3411002
O Técnico(a) de Vendas e Marketing é o profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades relacionadas com a promoção, comercialização e venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa ou instituição, em colaboração como gestor/diretor de marketing e vendas.
AS ATIVIDADES PRINCIPAIS DESEMPENHADAS POR ESTE TÉCNICO SÃO:
Exerce a sua função em departamento de vendas e/ou marketing integrados em entidades de diversos setores de atividade ou em empresas especializadas de marketing e comunicação.
Marketing
- Marketing: Conceitos e princípios gerais
- Plano de Marketing
- Segmentação de mercado e comercialização
- Comportamento do consumidor
- Marketing Digital
- Estudos de Mercado
- Marketing comercial
Comunicação
- Elaboração, implementação e monitorização de planos de comunicação
- Direito da comunicação de Marketing
- Comunicação e relacionamento interpessoal
- Técnicas de Organização e dinamização do ponto de venda
- Comunicação em Língua Inglesa em contexto de vendas e marketing
- Organização e dinamização dos pontos de venda
Vendas
- O setor do comércio e serviços: conceitos e princípios gerais
- Qualidade e ambiente no setor de comércio e serviços
- Plano de Comercialização
- Prospeção comercial e planeamento de vendas
- Técnicas de venda e negociação em contexto de business to business
- Processo administrativo da venda
- Acompanhamento pós-venda
- Técnicas de gestão administrativa
- Liderança e Gestão de Equipas em contexto de vendas
Gestão
- A atividade profissional de Técnico de Vendas e Marketing
- Normas de saúde e segurança no trabalho no setor do comércio e serviços
- Colaboração e Trabalho em equipa
- Gestão de reclamações e litígios em vendas
- Gestão da carteira de clientes
- Controlo de stocks em comércio
Design – Comunicação e Multimédia
Workshop – Vitrinismo