info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

ESCO | Visitas Técnicas de Restaurante-Bar

Aprender em Contexto Real

No passado dia 23 de fevereiro, a turma H14 realizou diversas visitas técnicas a estabelecimentos de restauração e bebidas e a um estabelecimento hoteleiro, proporcionando aos alunos a aprendizagem em contexto real.

 

Procurando aproximar o mais possível os alunos do contexto real, a turma, acompanhada do coordenador de curso, João Malaquias, e da diretora de turma, Marta Severino, deslocou-se a Lisboa de transportes públicos, apanhando o autocarro em Torres Vedras para o Campo Grande e depois de metro até ao Marquês de Pombal, uma experiência nova para uma parte destes alunos.

 

 

Pelas 10 horas, iniciou-se a visita ao restaurante “JNcQUOI Avenida” e à loja “FashionClinic” de homem. De seguida, o grupo visitou o “JNcQUOI Asia” e a loja “FashioClinic” de senhora. A turma teve ainda uma oportunidade única: visitar o “JNcQUOI Club” – este clube é exclusivo a membros, não podendo ser frequentado por outros clientes.

 

 

Depois de almoço, os alunos tiveram ainda a possibilidade de entrar no mundialmente conhecido, “Hard Rock Café”.

Terminou-se o dia com uma visita integral a todas as áreas do “Sheraton Lisboa Hotel & Spa”, onde o grupo foi acolhido pelo Diretor Geral da Unidade, tendo sido realizada visita em dois grupos, acompanhados pela técnica de RH e do Diretor de Segurança da unidade.

No final do dia, os alunos voltaram ao Campo Grande, onde apanharam o autocarro para regressar a Torres Vedras.

Foi um dia intenso e muito gratificante para os alunos desta turma que realizarão estágio pela primeira vez este ano.

 

 

Comments (0)

Ver mais

A ESCO no “Chocolate Rising Star 2024”

Texto por: Luís Fernandes | Turma CP10

Sete alunos das turmas CP9 e CP10, do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da ESCO, aceitaram o desafio de participar no Concurso “Chocolate Rising Star 2024”, no âmbito do “Festival Internacional do Chocolate de Óbidos 2024”, tendo a aluna Mariana Ferreira, da turma CP9, obtido um honroso 3º lugar.

Numa primeira fase e com o apoio da professora de Pastelaria, Silvia Baptista, os alunos Afonso Carreira, Guilherme Pereira, Luís Fernandes, Mónica Mota, Ricardo Santos e Taynara Miranda, da turma CP10 (2ºano), e a aluna Mariana Ferreira, da turma CP9 (3ºano) criaram sobremesas e bombons com base no chocolate, elaboraram fichas técnicas, confecionaram e fotografaram as suas criações para enviar para concurso. Esta edição do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos pretendia “Celebrar Portugal”, assim era necessário criar três doses de sobremesa empratadas em pratos individuais, duas delas para prova dos júris e uma para fotografia, e vinte e quatro bombons, doze para fotografia e os restantes para prova dos júris. O concurso tinha como produto principal de ambas as receitas o cacau e/ou chocolate puro, em todas as suas variantes, e, na elaboração da ganache para o interior de cada bombom, deveria estar presente um sabor tradicional português de entre os seguintes: Vinho do Porto; Ginjinha; queijo; azeite; vinagre; amêndoa; limão; laranja; ananás dos Açores; Pera Rocha ou vinho tinto.

Os alunos Luís Fernandes, Mónica Mota e Mariana Ferreira foram apurados para as semifinais, tendo passado à final a aluna Mariana Ferreira.

No dia 10 de março, disputou-se a final e a aluna Mariana Ferreira obteve um honroso terceiro lugar, tendo usado nos seus bombons o azeite e o Queijo da Ilha como produtos tradicionais. Os prémios foram entregues no dia 17 de março, no encerramento do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos 2024.

De destacar o empenho e criatividade destes alunos que, mais uma vez, aceitaram um novo desafio, incentivados e apoiados em todo o processo pela professora de Pastelaria Silvia Baptista e pela Coordenadora de Curso, Luísa Mira.

Parabéns a todos os participantes!

Comments (0)

Ver mais

Alunos ESCO visitam a BTL e apresentam Cocktail “Feijão Sour”

A BTLBolsa de Turismo de Lisboa – é, sem dúvida, o evento que marca em Portugal o encontro anual dos agentes económicos do setor e que reúne Oferta e Procura Turísticas durante 5 dias de atividade.

No dia 1 de março, as Turmas T9 (2ºAno) e T10 (1ºAno) do Curso Técnico de Turismo da ESCO tiveram oportunidade de participar neste grande evento internacional, numa dupla perspetiva: enquanto potenciais profissionais do setor e enquanto consumidores.

Os Alunos, que foram acompanhados nesta atividade pela Coordenadora de Curso, Marta Matos e pela professora de Inglês, Marta Silva,  começaram por explorar a “Bolsa de Empregabilidade”, um “evento dentro do evento” dedicado à gestão de estágios e carreiras onde tiveram oportunidade de contactar diretamente com profissionais de Recursos Humanos de diversos grupos hoteleiros e companhias aéreas, fazendo o levantamento, junto das áreas da sua motivação, de perfis e requisitos mais procurados, de forma a melhor compreenderem e definirem estratégias futuras para os seus percursos profissionais.

Seguiu-se o tempo de exploração individual dos 4 pavilhões do evento principal, durante o qual estes jovens futuros profissionais puderam, ao seu ritmo, contactar e fazer um levantamento de informações junto dos expositores das diversas áreas presentes: instituições de promoção turística, unidades de alojamento, agências de viagens, operadores turísticos, companhias aéreas e empresas de fornecimento de equipamentos para o setor.

No dia 2 de março, foi a vez dos alunos da Turma H14, 2º ano do Curso Técnico de Restaurante-Bar, visitarem o evento e terem uma participação especial no stand da OesteCIM, onde apresentaram perante o público presente um cocktail inspirado no famoso Pastel de Feijão de Torres Vedras.

Este cocktail, denominado de “Feijão Sour”, é uma criação original do aluno Romeu Firmino, da turma H14 sob orientação do professor de Bar Daniel Roberto e é composto por Licor de Pastel de Feijão, limão, açúcar e clara de ovo, tendo se sagrado um sucesso junto de quem teve a oportunidade de o degustar.

Sem dúvida, experiências marcantes para todos os alunos que participaram neste evento e dias de grande aprendizagem!

Comments (0)

Ver mais

Corta-Mato ESCO

O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Através da participação de um cada vez maior número de alunos, esta competição, realizada em três fases (escolas, regional e nacional), tem lugar de destaque no nosso calendário anual.

Corta Mato da ESCO foi realizado no passado dia 6 de fevereiro, no espaço do Parque verde da Várzea de Torres Vedras, entre as 9:00 e as 14:30 e contou com a participação de 20 alunos, acompanhados pelos Professores de Educação Física, David Ferrão e Gustavo Marques.

Os participantes na prova masculina percorreram uma extensão de  3,5km e os participantes da prova feminina um percurso de 2,5km, tendo se sagrado vencedores os alunos:

  • Vencedora Feminina: Leonor Vieira (Turma AS7)

  • Vencedor Masculino: Tomás Justino (Turma T9)

Mas todos eles estão de parabéns e,  por isso, destacamos a participação de:

  • Turma A19: Francisco Filipe e Meiline Nunes
  • Turma A20: Natacha Constantino
  • Turma AS7: Joana Marques, Leonor Vieira e Matilde Bernardes
  • Turma H14: Cristian Furdui
  • Turma H15: Diogo Valada, Vítor Mircea e Martim Silvério
  • Turma MEBE 2: Cristiano Cruz e João Garcia
  • Turma T9: Pedro Lopes, Simão Cardoso, Miguel Correia, Miguel Santos, Tomás Justino, Sofia Costa, Joana Silva e Nadine Leal

PARABÉNS A TODOS!!! São uns guerreiros!

Comments (0)

Ver mais

Eleição da Associação de Estudantes 23/24

Os exercícios de cidadania ativa são sempre estimulados junto da nossa comunidade escolar. Deste modo, no passado  dia 25 de janeiro de 2024, decorreu a eleição da Associação de Estudantes ESCO que, este ano, contou apenas com uma lista candidata, a Lista F.

O processo eleitoral foi supervisionado, em todas as suas etapas, pelo Núcleo de Intervenção na Comunidade, que sensibilizou, em cada um dos momentos, os alunos envolvidos para o processo democrático.

Do sufrágio eleitoral resultou a seguinte votação:

Lista F – 107 VOTOS (68%)

Votos nulos – 37 VOTOS (24%)

Votos em Branco – 12 VOTOS (7%)

Registou-se uma taxa de 60% de abstenção.

A nova Associação de Estudantes tomou posse no dia 20 de fevereiro na presença da Diretora da escola e encontram-se já a executar muitas das atividades que se tinham proposto com a colaboração da Animadora Sociocultural.

Comments (0)

Ver mais

ESCO Turismo | Turma T9 em Visita Técnica ao Aeroporto

Os alunos do Curso Técnico de Turismo da ESCO estiveram em visita técnica ao Aeroporto de Lisboa, General Humberto Delgado, no passado dia 23 de janeiro.

Tendo como principais objetivos pedagógicos o reconhecimento das principais infraestruturas, procedimentos, serviços e funções a desenvolver pelos profissionais que trabalham neste espaço, a escola “fez-se” fora dos muros da sala de aula, entre terminais, zonas de embarque, balcões de “check-in”, procedimentos de segurança e de recolha de bagagem fora de formato, entre outros.

O contacto com profissionais das diversas áreas funcionais foi uma constante e permitiu reforçar a importância dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula que, no terreno, ganham outra relevância.

Mais uma oportunidade para estes alunos, futuros técnicos de Turismo desenvolverem competências profissionais e pessoais, em direto e em contacto com quem, todos os dias, assegura toda a complexa (mas estimulante) operação nos Aeroportos.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Luísa Borba (disciplina de OTET – Operações Técnicas em Empresas Turísticas) e Marta Matos (Coordenadora de Curso).

Muito obrigada a todos os profissionais com que nos cruzámos e pudemos interagir, os quais, gentilmente nos dispensaram algum tempo do seu dia para partilharem as suas experiências.

Comments (0)

Ver mais

Parceria ESCO | Câmara Municipal de Torres Vedras: Cursos de Português como Língua de Acolhimento

Por: Câmara Municipal de Torres Vedras

Três cursos de Português como Língua de Acolhimento foram realizados no Concelho recentemente (entre os passados meses de setembro e dezembro), na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Realizados no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes e do projeto “SOS Afeganistão e Ucrânia”, esses cursos contaram com 58 participantes (entre cidadãos oriundos do Nepal, do Bangladesh e da Geórgia e beneficiários de proteção temporária oriundos do Afeganistão e da Ucrânia). A maioria dos formandos tinha entre os 22 e os 55 anos, sendo que, dos 58 formandos, 34 eram do sexo masculino e 24 do sexo feminino.

De referir que os cursos decorreram de forma descentralizada pelo Concelho (nos territórios da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, da Freguesia do Ramalhal e da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça), tendo, no âmbito dos mesmos, sido ministrado um total de 575 horas de formação. A formação lecionada correspondeu aos níveis A1 e A2.

Mitigar as barreiras linguísticas, facilitando a comunicação de cidadãos migrantes residentes no Concelho e contribuindo desta forma para uma melhor integração social e profissional dos mesmos foi o principal objetivo que presidiu à realização dos referidos cursos, os quais foram financiados em 75% pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) e em 25% pelo Município.

Nos dias 22, 23 e 29 de janeiro foram entregues aos formandos os respetivos certificados de participação, em atos que contaram com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

Comments (0)

Ver mais

Sessão AFS – Intercultura | Estudar no Estrangeiro

No âmbito da relação de parceria existente entre a ESCO e a AFS – Intercultura, foi dinamizada uma sessão de divulgação junto dos alunos das turmas de 1º ano/10ºano da escola, tendo como objetivo principal prestar esclarecimentos sobre as ações de mobilidade internacional, destinadas a jovens entre os 15 e os 18 anos, organizadas por esta Associação.

A ESCO é neste momento escola de acolhimento de um jovem estudante Argentino, sendo este o 5º aluno de intercâmbio que recebemos e integramos nas nossas turmas.

A colaboração mútua também já se estendeu o nível das famílias de acolhimento ativas na nossa comunidade escolar, perspetivando-se agora a possibilidade de alguns alunos da ESCO poderem aderir a este desafio de crescimento pessoal que uma experiência de mobilidade como estas representa.

Relembramos que os valores mais expressivos que estiveram na origem da criação desta Associação se prendem com a promoção da Paz, Tolerância mútua e Cidadania Ativa, valores esses que não podiam estar mais alinhados com o ADN da nossa escola.

Comments (0)

Ver mais

ERASMUS +

Por: Ana Teresa Batista, GAP – Gabinete de Apoio a Projetos.

 

O Programa Erasmus é o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto que garante oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, estágios ou formação para a educação e formação profissional, atendendo às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais.

Desde 2013 que a ESCO promove a participação de jovens e professores, inicialmente, no Programa Leonardo d’ Vinci e desde 2015, através do Consórcio Moinhos – Formar para Inovar.

Já participaram em mobilidades europeias mais de 90 jovens e em job shadowing 8 professores.

De 2018-2020 participou num Consórcio europeu, Cooking&Sea, com mais 5 países europeus para a criação de uma formação sobre ementas criadas a partir de produtos extraídos do mar. Neste projeto foram envolvidos os alunos e professores do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria.

Em dezembro de 2023, chegaram 6 jovens da VIII edição do Moinhos e neste mês de fevereiro irão partir para Malta e Itália os últimos 3 jovens que encerram esta edição do Moinhos.

Em setembro de 2024, iremos dar continuidade a este programa com o Moinhos IX.

Os países envolvidos no projeto são: Reino Unido, Itália, França, Áustria, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha, Chipre, Chéquia, Bulgária, Grécia, Malta, Polónia, Eslovénia e Estónia.

Considerando que este programa proporciona aos recém-diplomados em formação profissional inicial, a possibilidade de realização de uma experiência em contexto de trabalho numa organização noutro país participante no programa que não o seu, a ESCO pretende dar continuidade aos seguintes projetos europeus:

  • ERASMUS + KA01 – Consórcio Moinhos – Formar para Inovar – estágios para jovens diplomados com o 12º ano
  • ERASMUS + KA122 – estágios curriculares para jovens a frequentar o 2º ano dos cursos profissionais da ESCO
  • ERASMUS + KA02 – visitas de alunos e professores (1 semana) de modo a proporcionar aos alunos a oportunidade multicultural, de uma forma igualitária, o contacto no terreno, a observação de boas práticas.
  • Intercâmbios entre a ESCO e outras escolas europeia para partilha de experiências e de boas práticas
  • ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU – desenvolvimento de ações para o conhecimento das instituições europeias como a comemoração do Dia da Europa.

MOINHOS IX

Comments (0)

Ver mais

Alunos de Turismo apoiam concerto como Assistentes de Sala

No âmbito de uma parceria que se estende há já alguns anos, foi com muito prazer que, mais uma vez, a ESCO se associou ao evento “Concerto de Ano Novo | Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras convida Tim”, que decorreu dia 6 de janeiro de 2024 pelas 21h30 no Pavilhão Multiusos, Parque Regional de Exposições de Torres Vedras.

Na edição deste ano do evento, o convidado foi o músico Tim da mítica banda Xutos & Pontapés.

Os alunos do Curso Técnico de Turismo constituíram assim uma equipa de 12 jovens voluntários que assumiram a função de “Assistentes de Sala” neste evento, que teve, uma vez mais, “casa cheia”, apoiando a gestão do espaço de sala, o encaminhamento de convidados “VIP” e a prestação de informações gerais sobre a logística de apoio e o programa previsto.

Esta foi mais uma oportunidade diferente para os alunos desenvolverem competências pessoais e técnicas e aprofundar experiências que aproximam cada vez mais estes jovens da prática profissional num setor onde as competências de relacionamento interpessoal são fundamentais.

Muito obrigada pela parceria #banda_bvtv!

Comments (0)

Ver mais