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Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Publicado no Despacho nº13456/2008, de 14 de maio; 7ª atualização publicada no BTE nº 27, de 22 de julho de 2020

O(A) Técnico(a) de Apoio à Gestão Desportiva é o profissional qualificado apto a colaborar na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos e participar na conceção, desenvolvimento e avaliação de programas, atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais.

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESEMPENHADAS POR ESTE TÉCNICO SÃO:

  • Participar na definição e planeamento de programas, atividades e eventos desportivos de acordo com o âmbito estratégico e institucional em causa;
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários à operacionalização de programas, atividades e eventos desportivos, de acordo com os objetivos estabelecidos, a capacidade da organização e a sua relação com o meio envolvente;
  • Participar na angariação de subsídios, apoios e patrocínios junto de potenciais parceiros (entidades públicas e privadas), de modo a maximizar receitas e garantir condições para a implementação de programas, atividades e eventos desportivos, considerando o âmbito institucional e o posicionamento da organização em causa;
  • Colaborar no planeamento e operacionalização de campanhas de informação e divulgação de programas, atividades e eventos desportivos, junto dos respetivos segmentos alvo;
  • Participar no controlo, monitorização e avaliação do desenvolvimento de programas, atividades e eventos desportivos, designadamente no que diz respeito ao cumprimento de tarefas planeadas, à eficácia de procedimentos, ao controlo orçamental e à qualidade dos serviços prestados;
  • Coadjuvar na preparação, montagem e desmontagem dos espaços e equipamentos afetos aos programas, atividades e eventos desportivos, dando indicações sobre os recursos a afetar e o tempo necessário à execução da tarefa, no cumprimento do plano operacional previamente estabelecido;
  • Participar na organização, operacionalização e monitorização do processo de inscrições/acreditações em programas, atividades e eventos desportivos;
  • Colaborar no apoio e atendimento aos destinatários de programas, atividades e eventos desportivos e utilizadores de instalações desportivas;
  • Participar na construção, implementação e controlo de regulamentos de utilização de equipamentos e instalações desportivas, identificando as normas de funcionamento e de segurança a respeitar por trabalhadores e utentes;
  • Participar na definição e implementação de planos de manutenção de instalações e equipamentos desportivos;
  • Participar no processo de aprovisionamento de recursos necessários ao regular funcionamento das instalações desportivas, em conciliação com a frequência e o volume de utilização, as especificidades das atividades nelas desenvolvidas e as características e comportamentos dos utilizadores;
  • Colaborar na gestão das instalações e equipamentos desportivos e espaços vocacionados para a prática desportiva, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e expectativas dos utentes.

PLANO DE ESTUDOS [198 créditos]:

  • Componente de Formação Sociocultural (1000 horas): Português / Língua Estrangeira I, II ou III / Área de Integração / TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação / Educação Física.
  • Componente de Formação Científica (500 horas): Matemática / Psicologia / Estudo do Movimento
  • Componente de Formação Tecnológica – UFCD’s (1840 horas): Práticas de Atividades Físicas e Desportivas / Organização e Gestão do Desporto / Gestão de Programas e Projetos Desportivos / Gestão de Instalações Desportivas
  • Formação em Contexto de Trabalho (600 horas)

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Autarquias; Setor privado não lucrativo (Clubes e Associações); Ginásios; Piscinas; Campos de Férias; Outras empresas desportivas.

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