
Celebramos 34 anos de ESCO sob o tema “É tempo de cruzar caminhos!”, numa alusão ao compromisso da nossa escola com, cada vez mais, poder ser um ponto de encontro com a diversidade, multiculturalidade e inclusão, no fundo, com os percursos individuais de cada um de nós e da comunidade que nos recebe.

Num dia de festa e partilha de momentos e muitas emoções, os “caminhos” voltam a cruzar-se entre alunos, atuais e diplomados, professores, funcionários, famílias, Promotores da Escola e outras instituições da nossa comunidade educativa para juntos desfrutarem de um programa de atividades de celebração desta data tão acarinhada na nossa escola.
Como não poderia deixar de ser, a festa teve início com dois momentos de partilha artística, o primeiro, uma coreografia protagonizada pela Turma A21 – Curso de Animador Sociocultural – e orientada pela professora Raquel Monteiro e o segundo com a atuação do músico Rúben Monteiro.
Seguiu-se o alinhamento já em auditório que recebeu as mensagens da Direção, Direção Pedagógica e entidades promotoras da Escola, culminando com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Rita Sammer.
Foi igualmente com enorme orgulho que assistimos à apresentação do livro de receitas “Como Assim – redução do desperdício alimentar”, uma iniciativa dos SMAS Torres Vedras, que lançou o desafio à ESCO, em concreto ao Curso de Cozinha-Pastelaria e à Turma CP10, de criar receitas criativas e sustentáveis, recorrendo a alimentos ou partes de alimentos que normalmente seriam descartados. Assim, estiveram connosco numa simpática conversa em torno da iniciativa, moderada pela Coordenadora de Curso, Luísa Mira, Márcia Teodoro, Técnica Superior do Gabinete de Comunicação e Sensibilização dos SMAS de Torres Vedras e o aluno Guilherme Pereira, em representação da turma que elaborou as receitas presentes no livro.
Em paralelo, os alunos diplomados da mesma Turma CP10, Afonso Carreira, Taynara Pereira e Rodrigo Leonardo confecionavam em direto, a partir de uma sala adjacente e com projeção “live”, uma das receitas presentes no livro, num momento simbólico que veio complementar na perfeição a apresentação do livro.
Seguiu-se o momento da entrega dos Diplomas aos Finalistas do Ano Letivo 2025/26, bem como as distinções de Mérito-Aproveitamento e Mérito- Atitudes e Valores, aos alunos distinguidos entre os Diplomados 2025/26, mas também aos alunos ainda em ciclo de formação, numa celebração partilhada entre alunos, Diretores de Turma e Coordenadores de Curso.
E porque não há aniversário sem bolo, o mesmo não poderia faltar, fruto do trabalho da Turma CP12 – Curso de Cozinha/Pastelaria -, sob orientação da professora Sílvia Baptista, e cujo serviço, complementado com algumas bebidas, foi assegurado pela Turma H16 – Curso Restaurante/Bar – monitorizados pelo Coordenador de Curso, João Malaquias.
Agradecer ainda aos alunos da Turma T11 – Curso Técnico de Turismo – pela sua colaboração na organização logística do evento, apoio administrativo, gestão de públicos e auditório, sob orientação da professora Marta Matos, e ainda à Turma PSI 8 – Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos – pela sua preciosa ajuda técnica no som e imagem quer em auditório como nos espaços de “streaming” do evento para a comunidade escolar, supervisionados pela professora Susana Esteves.
Parabéns à ESCO, que continue a ser ponto de encontro de muitos caminhos!
Gostou desta notícia? Siga a ESCO no Google: adicione o sefo.pt às suas fontes preferidas e veja as nossas notícias em destaque quando pesquisa.
Adicionar a ESCO às fontes preferidas no Google
