info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No âmbito da disciplina de Biologia, lecionada pela professora Palmira Graça, a turma AS4 (3º Ano), do Curso Técnico Auxiliar de Saúde pesquisou sobre a temática “Biologia do Amor: o Amor e a regulação das hormonas”. 

Do ponto de vista científico, o Amor não é uma coisa só. E não o é, porque está dividido em diferentes fases: “Desejo”, “Atração-Paixão” e fase de “Ligação”.

Mas longe de ser algo metafísico, algo que está fora do corpo, o Amor é, sobretudo, fruto da alteração do funcionamento do cérebro. E este foi o ponto de partida para os trabalhos de pesquisa propostos aos alunos.

Assim, durante os dias 11 a 15 de fevereiro, os produtos finais que resultaram do trabalho dos grupos foram partilhados com a ajuda de alguns alunos da Turma AS5 (2º ano), numa atividade que não podia ter melhor enquadramento no tempo, já que esta partilha decorreu na semana em que se comemora internacionalmente o “Dia de São Valentim” ou “Dia dos Namorados” (14 de fevereiro).

E foi desta forma “prazerosa” e que os alunos foram despertados para esta nova abordagem ao Amor e ao seu impacto biológico, nomeadamente causado pelas alterações hormonais que este sentimento é passível de desencadear no ser humano.

Sem dúvida uma atividade que trouxe uma visão inovadora sobre o tema e que fez os alunos refletir sobre o mesmo de uma forma diferente.

 

 “Que a paixão não seja eterna, posto que a chama seja infinita enquanto dure.”

Vinícius de Moraes