info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No passado dia 17 de junho de 2021, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste foi palco de uma conferência sobre Segurança na Web, dirigida às turmas do curso profissional técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Turmas PSI4 e PSI5).

Numa era em que a sociedade encontra-se cada vez mais dependente do digital para estabelecer as suas comunicações pessoais e profissionais, bem como realizar imensas tarefas do dia a dia, como simplesmente fazer compras ou aceder à conta bancária para fazer pagamentos e transferências,  e o teletrabalho surge como resposta a uma pandemia que se tem prolongado no tempo e alterado os hábitos dos cidadãos comuns, é preciso fazer frente a uma forma de criminalidade que tem vindo a crescer no espaço virtual, mas com consequências reais.

Temas como o hacking e o phishing foram abordados por Jan Masarik, o jovem eslovaco de 25 anos, engenheiro de segurança web, que foi o orador desta conferência, cuja língua de comunicação foi o Inglês, promovida pelo professor Jorge Fernandes e enquadrada no módulo 3 da disciplina de Inglês, um Mundo Tecnológico, lecionado pela professora Carla Tourita.

Jan Masarik é um caso particular de sucesso na sua área, tendo iniciado a sua formação em 2012, aprendendo Programação e Inglês, língua que considera imprescindível para trabalhar dentro desta área. Começando por ser um dos principais engenheiros de segurança na kiwi.com, conseguiu rapidamente ser líder da equipa de segurança, enquanto terminava o seu mestrado. Não obstante, referiu aos alunos que esta é uma área que requer muitas horas de trabalho, dedicação e capacidade autodidata para que haja possibilidade de destaque e também sucesso profissional. Acrescentou ainda que, nem sempre é necessário ter um curso superior para conseguir uma oportunidade de trabalho no mundo competitivo da Programação, sendo que um curso profissional, ambição e gosto, bem como muitas horas de empenho a programar e a descodificar problemas no setor, são condições reconhecidas pelas grandes empresas.

Atualmente, Jan Masarik encontra-se a trabalhar em Londres, onde faz parte da equipa de segurança web de uma das maiores e mais conhecidas redes sociais do mundo, o Facebook.

Este testemunho pessoal foi um incentivo para os nossos jovens, quer os que se encontram no primeiro ano do curso, quer para os finalistas, que tiveram, assim, a oportunidade de contactar com alguém que se iniciou na área com um percurso semelhante ao deles, tendo, igualmente, esclarecido várias dúvidas e curiosidades, bem como confirmado muitas das suas aprendizagens já adquiridas dentro da área da Segurança na Web.

Usando as palavras de Masarik, “se alguém te chamar de nerd, porque passas muito tempo online a descobrir o Google e a linguagem de programação, foca-te somente naquilo que, no espaço de 5 anos, conseguirás adquirir em termos de aprendizagem e o profissional que poderás ser no futuro, com tudo o que isso acarreta”.

 

 

(*) – redação do artigo da autoria da professora Carla Tourita.

 

 

#nossomosesco