info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

A ESCO, como parte integrante do consórcio Moinhos – Formar para Inovar, coordenado pelo Município de Torres Vedras, no âmbito do Programa Erasmus +, proporciona, mais uma vez, este ano, a oportunidade a alunos diplomados, com o 12º ano concluído, de realizarem estágios profissionais, com a duração de cerca de três meses, em outros países europeus.

No primeiro fluxo de mobilidade do ano letivo, de 12 de setembro a 22 de dezembro de 2022, dois jovens da nossa escola, dos Cursos Técnicos de Vendas e Marketing e de Restaurante-Bar, tiveram a oportunidade de realizar estágio em Malta, nas cidades de Sliema e Rabat.

No segundo fluxo de mobilidade, de 8 de fevereiro a 20 de maio de 2023, são quatro os jovens estagiários, dos Cursos Técnicos de Cozinha-Pastelaria, de Restaurante-Bar e de Gestão, dois na cidade de Worclaw, na Polónia, e duas na cidade de Retimno, na Grécia, que partiram à conquista da Europa.

Ainda neste fluxo, mais um jovem terá ainda a oportunidade de realizar um estágio em Praga, na República Checa.

Estas mobilidades têm como objetivos, entre outros, promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, internacionalizar e apoiar o crescimento inteligente.

Os jovens participantes no projeto, com esta oportunidade, veem aumentadas as suas competências profissionais que lhes dão maior acesso ao mercado de trabalho, bem como as suas aptidões essenciais para uma sociedade mais coesa e solidária e as suas competências linguísticas e culturais.

A escola, por seu lado, reconhece a importância de melhorar o ensino e a aprendizagem das línguas e promover a diversidade linguística da UE e a sensibilidade para as diferentes culturas, modernizar as práticas de educação e formação profissional e o reforço da dimensão internacional na educação e formação.

Neste sentido, o consórcio Moinhos – Formar para Inovar, envolvendo o Município de Torres Vedras e as escolas secundárias com cursos profissionais e as escolas profissionais privadas do concelho, contempla ainda mobilidades para professores de Jobshadowing. Estão previstas duas mobilidades neste ano letivo, de 17 a 21 de abril, à Finlândia, seguindo-se uma outra à Alemanha, em data ainda a agendar.

A ESCO integra as mobilidades europeias e o programa Erasmus + no seu projeto educativo, reconhecendo a importância dos nossos jovens serem, cada vez mais, jovens europeus, quer como cidadãos, quer como profissionais.

#somosesco