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Por: Marta Silva e Sandra Mendes (texto adaptado).

O “Job Shadowing” do Programa Erasmus+ é um tipo de mobilidade pessoal que possibilita ao participante a vivência do quotidiano dos seus parceiros num outro país europeu.

As palavras “Job Shadowing” significam a realização de um “trabalho sombra” em inglês, ou seja, é uma atividade que proporciona ao seu participante explorar diferentes modos de trabalho dos seus pares, numa outra organização da mesma área que a sua.

Durante um curto período, o participante nesta mobilidade torna-se a “sombra” de um outro profissional do ramo, num ambiente real de trabalho, acompanhando a sua rotina, a fim de conhecer as suas tarefas, os seus direitos e deveres, horários, entre outros, tendo a oportunidade única de esclarecer as suas dúvidas diretamente com esse profissional.

Este tipo de treino/aprendizagem in loco não é remunerado e traz bastantes benefícios a quem dele usufrui. Marta Silva, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, e Sandra Mendes, da Escola Profissional de Penafirme, duas escolas profissionais do concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, realizaram uma mobilidade em “Job Shadowing” integrada no Projeto Moinhos – Formar para Inovar, cujo consórcio é liderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, entidade promotora do projeto.

A mobilidade realizou-se em Estocolmo, Suécia, de 16 a 20 de maio de 2022. 

A entidade de acolhimento foi a Escola Profissional Yrkesgymnasiet Skarpnäck situada numa zona de grande diversidade étnica e cultural. É uma escola que pertence ao grupo ThorenGruppen AB, criado em 2009, composto por 17 escolas com o mesmo nome (Yrkesgymnasiet), situadas em diferentes localidades da Suécia, quatro delas em Estocolmo.

As Docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade da escola visitada ao nível da sua dinâmica interna, da sua organização e da sua interação com o meio envolvente.

Visitaram espaços de formação teórica e de formação prática, participaram em aulas, visitaram formandos em contexto de trabalho, e tiveram oportunidade de participar em conversas informais com docentes e não docentes, ficando a perceber como se organizam diariamente os cursos, como se organizam os estágios curriculares, e como se envolvem os professores e os formandos no processo ensino-aprendizagem e na dinâmica escolar.

Conseguiram, portanto, abordar o “Job Shadowing” nas suas três variantes:

  1. Observação, acompanhando os professores e observando todas as atividades do seu trabalho, como tarefas rotineiras, reuniões, aulas;
  2. Encontros regulares, marcados para dias e horas específicas a fim de acompanhar e participar de atividades selecionadas, como visitas a 12 formandos em estágio;
  3. Participação ativa, onde pudemos mesmo interagir diretamente com os formandos, como em entrevistas aos formandos e em aulas.

Enquanto principais benefícios deste programa de mobilidade, as Docentes envolvidas identificam:

“(…) esta mobilidade permitiu-nos ficar mais familiarizadas com o sistema educativo sueco, identificando diferenças, mas também muitas semelhanças com o sistema português, como já referido ao longo do ponto 5. Para além disso, permitiu-nos ainda tomar contacto com a cultura sueca, conhecendo a sua história, gastronomia e cultura.

Em termos linguísticos, tivemos a oportunidade de desenvolver as nossas competências em inglês, mas também permitiu à Sandra desenvolver o sueco e à Marta aprender algumas palavras numa nova língua. Foram ainda benefícios da mobilidade a criação de uma rede de contactos, a nível profissional, mas também pessoal, que ainda hoje mantemos viva (…).

Consideramos também ser uma experiência de trabalho que vai enriquecer o nosso currículo. Por último, gostaríamos de reforçar que os benefícios não foram apenas para as participantes, mas para todos os profissionais com quem contactámos mais diretamente: a escola de acolhimento nunca beneficiou de uma mobilidade europeia e, segundo a Diretora, a nossa presença abriu portas para que, num futuro próximo, a escola queira candidatar-se a programas de Job Shadowing e, mais tarde, a mobilidades para os seus formandos”.