info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Na passada sexta-feira, dia 28 de maio, no período da manhã, realizou-se, via Zoom, a 1ª edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ).

Este projeto foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Câmara Municipal, no ano letivo 2019/2020, coordenado pelo presidente do órgão deliberativo, José Augusto Carvalho, e pelo membro do executivo municipal afeto à área da Juventude, vereadora Ana Umbelino. Este projeto teve como objetivo sensibilizar os jovens para questões do poder local e obter contributos ativos na resolução de problemas.

Esta iniciativa destinava-se a todos os alunos das Escolas Secundárias do concelho, contando inicialmente com 6 escolas, mas uma das escolas não deu continuidade a esta ação, pelo que participaram 5.

Todas as escolas foram representadas por uma equipa de 7 elementos, 1 líder e 6 deputados jovens, apresentando cada equipa um projeto.

Na ESCO, o papel de líder foi assumido pela aluna Carolina Rodrigues da turma G14, que é também a representante dos alunos no Conselho Pedagógico, sendo as deputadas jovens titulares as alunas Carolina Crispim da turma MEBE1, Daniela Rodrigues da turma AI7, Bruna Cândido da turma AI7 e Maria Eduarda Sousa da turma A17. As deputadas jovens suplentes foram as alunas Joana Ferreira da turma AI7 e Renata Santos da turma AI7. A equipa contou ainda com o apoio da Animadora Ana Cândido.

O projeto apresentado e defendido pela equipa da ESCO foi o projeto “Gerações”, que tem como base o Voluntariado Jovem, direcionado aos Seniores do concelho. O tema do voluntariado foi escolhido pela equipa e enquadra-se num dos valores base do nosso Projeto Educativo – a Solidariedade.

Na sessão da Assembleia Municipal Jovem, cada equipa teve no total cerca de 20 minutos para usar da palavra. No final de todas as apresentações, procedeu-se às votações, por sistema de pontos de 1 a 5, considerando-se que 1 correspondia à proposta que consideravam mais fraca e 5 à proposta que lhes merecia preferência.

O projeto “Gerações” da equipa da ESCO foi o mais votado com 117 pontos. Este  resultado é a soma dos pontos de 42 deputados jovens das escolas envolvidas. Assim sendo, a proposta da ESCO será apresentada ao executivo da Câmara Municipal e entregue para implementação no ano seguinte.

É com agrado que vemos reconhecido o esforço e o empenho das nossas alunas, na esperança de conseguirmos levar a cabo este projeto em prol da comunidade.