info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Num ano tão desafiante como este está a ser para todos, sob tantos aspetos e também no que à prática pedagógica diz respeito, foi com

enorme satisfação que, respeitando todas as normas de segurança e saúde pública em vigor, os alunos do 1º ano (Turma T8) do Curso Técnico de Turismo, conseguiram concretizar, neste final de ano letivo, um programa de duas visitas técnicas ao terreno para consolidação de aprendizagens da área tecnológica do seu curso e contacto com profissionais do setor.

Assim, no dia 06 de julho, a primeira visita de campo fez-se, de forma pedestre, num roteiro que pretendeu passar por alguns dos principais recursos histórico-patrimoniais do centro de Torres Vedras.

Durante este percurso, os alunos foram estimulados a desenvolver pequenas explicações sobre os mesmos, em língua portuguesa e inglesa, treinado assim, as competências técnicas relacionadas com a Informação e Promoção Turística e Visitas Guiadas, para além da conversação em língua inglesa. Os alunos gravaram igualmente os seus desempenhos em suporte vídeo para posterior visualização e autoscopia. Forte de São Vicente, Atelier dos Brinquedos, Pelourinho, Chafariz dos Canos, Convento da Graça, Castelo e Centro de Interpretação foram, a título de exemplo, alguns dos recursos trabalhados pelos alunos.

Durante o percurso houve ainda oportunidade para contactar com profissionais que diariamente exercem a sua atividade em Posto de Turismo ou Apoio Museológico, o que em muito enriqueceu a experiência e permitiu uma sempre cativante partilha de “estórias de vida” com os alunos.

Numa segunda fase, no dia 14 de julho, os alunos monitorizados pela Coordenadora de Curso, Marta Matos e acompanhados pela Animadora Ana Cândido, desenvolveram uma visita técnica à região de Peniche.

Esta visita foi inserida no âmbito disciplinar de TCAT (em concreto, no Módulo 05 – lecionado pela professora Marta Matos) e pretendeu favorecer uma aproximação dos alunos, futuros técnicos de turismo, aos perfis profissionais necessários nas áreas de Informação Turística e Receção em Unidades de Alojamento, bem como aos procedimentos técnicos de receção necessários nestas estruturas de acolhimento turístico.

Assim, esta visita permitiu-lhes usufruir de uma visita guiada (percurso rodoviário e pedestre) por entre os principais recursos naturais e histórico-patrimoniais da região e ainda uma visita a uma unidade de alojamento local – o AKTION Hostel Peniche.

O final do dia ficou marcado pela visita ao Museu Nacional Resistência e Liberdade – Fortaleza de Peniche.

Em vários momentos foi possível aos alunos contactarem diretamente com profissionais da área, colocarem questões e dúvidas e ainda recolherem informações pertinentes para o desenvolvimento da proposta de trabalho – Ficha de Observação – disponibilizada pela docente da disciplina para consolidação de aprendizagens.

Uma breve, mas muito importante, nota final para referir que, em ambas as visitas técnicas desenvolvidas, a ESCO pode contar com a parceria ativa da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Câmara Municipal de Peniche, em concreto, dos seus departamentos de turismo que, amavelmente acederam, uma vez mais, em colaborar nos processos de formação prática dos nossos alunos.

Durante estas visitas foi igualmente estimulada a interação destes alunos de 1º ano com alunos finalistas do Curso de Turismo da ESCO (e até ex-alunos) que, sendo atualmente já profissionais das estruturas visitadas ou estando a desenvolver a sua Formação de Contexto de Trabalho nas mesmas, contribuíram para a receção e acolhimento do grupo de visitantes.

E foi assim que o processo de aprendizagem se reforçou e desenvolveu “fora das paredes da escola”, com relações de trabalho de equipa e colaborativo, concretizando aquela que é uma das mais nobres missões do ensino: despertar a curiosidade!

 

#nossomosesco