1) Como estão estruturados os cursos profissionais?
Os Cursos Profissionais de nível Secundário são uma opção de conclusão do Ensino Secundário com uma forte componente profissionalizante e ligação ao mercado de trabalho, que em nada impede o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior e que confere ao aluno uma dupla certificação.
Na prática, estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno. O plano de estudos inclui assim três componentes de formação:
- Sociocultural (comum a todos os cursos): Português | Língua Estrangeira | Área Integração | TIC | Ed. Física);
- Científica (2 ou 3 disciplinas, em áreas relacionadas com a vertente científica de cada curso específico; por exemplo: Geografia, História, Economia, Matemática, Biologia, Físico-química, entre outras);
- Técnica | Tecnológica (3 disciplinas teórico-práticas, com forte relação com a atividade profissional a desenvolver à saída e que inclui obrigatoriamente uma Formação em Contexto de Trabalho (estágio curricular).
2) Qual a certificação alcançada com a conclusão de um curso profissional?
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional, o aluno obtém uma dupla certificação, ou seja, no ensino secundário (equivalência ao 12º ano) e também uma Certificação Profissional, conferindo o nível IV de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
3) Após a conclusão de um curso profissional é possível o prosseguimento de estudos?
A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior, nomeadamente, a realização dos Exames Nacionais.
4) Quais os requisitos para me candidatar a um curso na ESCO?
Poderão candidatar-se à ESCO, todos os jovens:
- Com o 9º ano concluído (ou formação equivalente);
- Com idade não superior a 19 anos (à data de início do ano letivo);
- Que procurem uma modalidade de ensino com uma forte componente prática e em ligação com o mundo do trabalho.
5) Como é o processo de candidaturas?
Numa primeira fase, o candidato deverá proceder ao preenchimento do Boletim de Pré-inscrição (já disponível aqui), bem como à recolha de toda a documentação adicional necessária para abertura de processo (ver site) e para posterior envio para os Serviços Administrativos da ESCO.
As candidaturas são depois verificadas quando à sua validade e os alunos candidatos contactados, através do seu Encarregado de Educação para as fases seguintes do processo.
Caso subsista alguma dúvida, os interessados poderão contactar a ESCO através do telefone +351 261 339 920 de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, ou do endereço de email candidatos@sefo.pt.
6) Quais os cursos disponíveis para matrícula no ano 2020/21?
No ano letivo 2020/21, teremos abertas as matrículas para os seguintes cursos:
- Curso Animador Sociocultural
- Curso Técnico de Apoio à Gestão
- Curso Técnico de Restaurante-Bar
- Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva
- Curso Técnico de Turismo
- Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Informação mais detalhada sobre os respetivos Planos Curriculares e Saídas Profissionais está disponível, no menú do site: “Oferta Formativa | Ensino Profissional”.
7) Posso marcar uma visita para conhecer a Escola?
Poderá ser articulada uma visita às instalações da ESCO, mediante contacto prévio para +351 261 339 920 de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, ou através do endereço de email candidatos@sefo.pt.
8) Quais os horários letivos da ESCO?
Primeiro bloco de aulas tem início às 08h50 e o último bloco de aulas termina às 17h50.
Os horários são publicados semanalmente, podendo sofrer alterações em função da execução modular, mas sempre dentro da mancha horária acima.
9) A ESCO atribuí subsídios aos seus alunos?
Sim, a ESCO disponibiliza aos seus alunos os seguintes apoios:
- Subsídio de Alimentação – 4,77€/dia
- Subsídio de Transporte – 100%
- Bolsa para livros e material escolar (alunos integrados no 1º, 2º e 3º escalão de abono de família).
- Bolsa de profissionalização (apenas durante o período de Formação em Contexto de Trabalho)
10) Como é a rede de transportes para a ESCO?
Existem autocarros com horários adequados às necessidades dos alunos (manhã e final da tarde) com paragem exclusiva ESCO em frente à escola.
O Transporte Urbano de Torres Vedras (Carreira TUT) que assegura a ligação com o Centro Rodoviário, passa de 30 em 30 minutos
A transportadora “Rodoviária do Tejo” assegura igualmente ligações no período escolar de manhã e no final da tarde, com paragem junto à escola.
11) A ESCO dispõe de Estruturas de Apoio?
Sim, através da estrutura de sinalização GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), a escola presta serviços nas áreas:
- SPO – Serviço de Psicologia e Orientação
- ESS – Espaço de Serviço Social
- GAE – Gabinete de Apoio ao Estudo
- Educação inclusiva