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Na ESCO continuamos cá para os ALUNOS, para as FAMÍLIAS e para a nossa COMUNIDADE, e, porventura, mais unidos do que nunca!

Consulte aqui algumas das dúvidas mais frequentes e respetivas respostas:

 

1) A escola encontra-se completamente encerrada?

De acordo com as indicações das Autoridades, as atividades letivas presenciais (aulas em sala) foram interrompidas, a partir de dia 16 de março de 2020 (inclusive).

Desde a semana de 18 de maio a escola retomou, para algumas turmas e disciplinas, o Ensino Presencial, após a introdução de todos os procedimentos de segurança e recomendações definidas para este efeito pelas autoridades competentes.

Em termos de serviços de apoio, a escola continua aberta, sem atendimento presencial ao público, e com um número muito reduzido de colaboradores que asseguram os serviços mínimos nas várias áreas funcionais, devendo ser privilegiado o contacto telefónico ou por mail (ver pergunta 2) .

 

2) Como posso contactar a escola?

Devem ser privilegiados os contactos por telefone (+351 261 339 920, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30) ou mail (info@sefo.pt). Os colaboradores que fazem este atendimento, poderão dar resposta ou encaminhar o assunto para o seu interlocutor.

 

3) Como decorrem as atividades letivas não presenciais (E@D – Ensino à Distância)?

Os alunos mantêm um horário semanal, definido para tempos letivos entre as 08h50 e as 17h50, que poderá ir até às 35 horas letivas/semana, e que lhes é comunicado pelas vias habituais.

Serão contactados, preferencialmente, via email e Microsoft TEAMS (ver pergunta 4) pelos professores de cada disciplina para o envio das indicações de trabalho, a ser realizado quer de forma síncrona (em tempo real, utilizando a vídeo conferência), quer de tarefas a desenvolver em autonomia (aulas assíncronas), procurando-se, sempre que possível, gerir estes tempos na proporção 20% (aulas síncronas) | 80% (aulas assíncronas).

Os professores estarão disponíveis, durante o horário da sua aula, para esclarecerem dúvidas aos alunos e/ou prestarem esclarecimentos sobre as matérias a trabalhar e, sempre que possível, com suportes de voz e imagem.

Por sua vez, e por forma a atestarem o trabalho desenvolvido, os alunos terão de enviar, para a plataforma definida pela professor e nos prazos estipulados pelo mesmo, as evidências de trabalho elaborado, comprovando assim, o seu envolvimento na tarefa durante as horas letivas atribuídas (e, consequentemente a sua “presença” na aula à distância, sob pena de incorrerem em falta de presença, com as consequências que daí advêm, nomeadamente as tarefas compensatórias de M.R.I. – Medidas de Recuperação e Integração).

Caso surja alguma alteração às condições de acesso à internet e/ou outras limitações técnicas que impeçam o aluno de cumprir as tarefas e prazos estipulados, o aluno deve informar de imediato, o professor respectivo, para que, em conjunto, encontrem uma solução pontual individualizada.

 

4) Como funcionam os contactos Alunos – Professores?

As plataformas a privilegiar são o Mail Institucional ESCO e a Plataforma Microsoft Teams, que permite a realização de aulas síncromas.

O acesso a ambas é assegurado pela Escola, ao disponibilizar a cada aluno um mail institucional e o acesso ao Office 365.

Relembramos como foram estruturados os endereços:

Alunos: anúmerodealuno@sefo.pt (Ex: a1234@sefo.pt)

Professores: nomeapelido@sefo.pt (Ex: anasilva@sefo.pt)

 

5) Como devo proceder se adoecer?

Se no decorrer do período de Ensino à Distância (E@D) se verificar alguma ocorrência de saúde com o aluno ou seus familiares de proximidade, o(a) Diretor(a) de Turma e a  Direção da escola deverão ser informados, através de email.

 

6) Posso contactar com as Estruturas de Apoio da Escola (Espaço de Serviço Social, Serviço de Psicologia e Orientação …)?

A Equipa das Estruturas continua disponível para atendimento mediante contacto prévio do(a) aluno(a) ou do(a) seu(ua) Encarregado(a) de Educação com a(o) Diretor(a) de Turma.

No entanto, em caso de necessidade urgente, o aluno(a), poderá entrar em contacto direto com a equipa, através do telefone 918 208 952 ou para o email gaaf@sefo.pt.

Em função da situação concreta, poderão ser definidas outras formas de apoio.

 

7) Como serão processados os subsídios de transporte e alimentação?

A Escola irá dar seguimento aos procedimentos habituais a este respeito, salvaguardando-se apenas, a possibilidade de o fazer em prazos mais alargados.

Considerando as condicionantes de trabalho remoto professores-alunos e o facto dos serviços administrativos se encontrarem igualmente reduzidos, quer o levantamento de assiduidades (Subsídio de Refeição) quer para quem não entregou as Despesas de Transporte (para as quais continua a ser requisito a receção dos recibos originais), o processo poderá levar um pouco mais de tempo.

 

8) Como devo proceder para me candidatar aos Exames Nacionais?

A ESCO, através do seu Serviço de Orientação e Psicologia (SPO), tem disponível no Moodle, uma pasta com arquivo digital de documentação de apoio a todo este processo (por exemplo, guia de acesso ao ensino superior, o boletim de inscrição digital, entre outros).

A título de exemplo, seguem os links para as páginas de inscrição para exames das Escolas Secundárias da nossa área geográfica:

 

9) Como se processam os contactos com a Encarregados de Educação?

As reuniões presenciais com Encarregados de Educação foram suspensas e os documentos com as  avaliações trimestrais de cada aluno seguirão por correio, para o endereço postal que consta do processo de aluno.
No entanto, em caso de necessidade, o Encarregado de Educação poderá contactar o(a) Diretor(a) de Turma do seu educando e agendar uma reunião por video conferência.

 

10) Como serão as Candidaturas para o próximo Ano Letivo 2020/21?

A Escola continuará a assegurar a boa receção e encaminhamento de todas as candidaturas para o próximo ano letivo, pelo que os interessados deverão contactar a ESCO através do telefone +351 261 339 920 de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 16h30, do endereço de mail info@sefo.pt ou candidatos@sefo.pt.

No site da ESCO (www.sefo.pt) já se encontra igualmente disponível o Boletim de pré-inscrição (www.sefo.pt/ensino-profissional/oferta-formativa-2020-2021/ ) bem como informação detalhada sobre as documentação adicional necessária.

Relembramos a Oferta Formativa para o Ano Letivo 2020-21: