Abrir horizontes da Europa e do mundo
Este foi um ano de grande atividade do ESCO INsideOUT, no âmbito do Programa Erasmus +, com 5 jovens pós diplomados em mobilidade, 14 alunos de 2º ano em estágios europeus e 6 professores em Job Shadowing.
No âmbito do consórcio Moinhos IX, 5 jovens pós diplomados da ESCO, dos cursos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, estiveram em mobilidade, 2 jovens de setembro a dezembro de 2024 e 3 jovens de fevereiro a maio de 2025, na Chéquia, Malta e Irlanda
De abril a julho de 2025, 14 alunos da ESCO das turmas de 2º ano da ESCO tiveram a oportunidade de fazer a sua Formação em Contexto de Trabalho em diversos países da União Europeia (Espanha, França, Alemanha, Malta Chipre, Irlanda). Uma experiência enriquecedora e inesquecível, onde puderam conhecer outros países, outras formas de trabalho e outros jovens europeus.
Job Shadowing – Práticas inovadoras para transformar a escola
O Job Shadowing foi a oportunidade de seis professores da ESCO irem conhecer outras práticas, em Maiorca e em Helsínquia, para contribuírem para a transformação e inovaçã
o da escola.
De 24 a 28 de março de 2025, os professores Gustavo Marques e João Malaquias visitaram as escolas IES Calvià e IES Bendinat, em Maiorca, nas Ilhas Baleares. Estas visitas tiveram o objetivo de conhecerem práticas inclusivas aplicadas a alunos com necessidades específicas e analisarem metodologias promotoras da sua integração e sucesso escolar.
De 13 a 15 de maio de 2025, as professoras Filipa Vieira, Margarida Caldeira, Marta Silva e Rita Rodrigues fizeram Job Shadowing em Helsínquia, na Finlândia, na escola Stadin AO, escola profissional de Helsínquia, com o objetivo de conhecerem o sistema educativo finlandês, nomeadamente na vertente do Ensino Profissional, as metodologias de trabalho e as dinâmicas da escola anfitriã, num país que é uma referência internacional em termos de sucesso educativo e foi, pelo oitavo ano consecutivo, considerado o país mais feliz do mundo.
Foram experiências transformadoras que permitiram trazer ideias de práticas inovadoras, que foram partilhadas com os restantes professores na 6ª Tertúlia Pedagógica, no dia 11 de junho, promovendo uma reflexão que contribuiu para a elaboração do novo Projeto Educativo da ESCO.