info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No passado dia 26 de outubro, a ESCO comemorou mais um ano de vida!

Porque ainda estamos a viver tempos de alguma incerteza, e tendo sempre como foco prioritário o respeito pelas normas de saúde pública vigentes e a proteção da nossa comunidade escolar, sentimos que este ano ainda não se encontravam reunidas as condições necessárias para retomarmos o modelo de aniversário habitual, no que diz respeito a uma abertura mais ampla do mesmo à comunidade e a parceiros externos para momentos de convívio partilhado.

Porém, sentimos que era igualmente muito importante retomar a vivência escolar e os momentos identitários que desempenham um papel fundamental na vinculação e no desenvolvimento de um sentimento de pertença dos alunos à escola e que fazem dela uma escola VIVA.

Assim, o evento foi planeado de forma a manter alguns procedimentos que visam minimizar os comportamentos de risco como a redução do horário, um “desfasamento” no programa dedicado a participantes externos e internos, a confeção de doses individuais de bolo para o lanche que foram distribuídas aos alunos atuais nas salas de aula ou ainda a promoção de alguns momentos de partilha em sala de aula utilizando a via tecnológica em detrimento da presencial.

Durante o período da manhã, as atividades foram sobretudo destinadas aos alunos finalistas 20-21 e decorreram essencialmente no espaço do Auditório.

Os Promotores da ESCO estiveram presentes e fizeram as suas comunicações de partilha neste dia tão especial para todos, decorreu a sessão de entrega de Diplomas de Final de Curso e Diplomas de Mérito, e os alunos puderam ainda assistir a um vídeo de homenagem às turmas que concluíram o seu ciclo formativo no ano letivo 20-21 e que agora embarcam já em novos desafios, sejam eles o prosseguimento de estudos ou a inserção no mercado de trabalho.

Enquanto isso, decorriam em paralelo junto das turmas de alunos atuais, algumas “atividades surpresa”, com a colaboração dos Professores Raquel Monteiro e Álvaro Brito, que, juntos, preconizaram uma dupla de comédia musical, que ia fazendo a sua “tournée” pelas salas de aulas para “5 minutos de Evasão”.

A manhã foi concluída com uma fantástica atuação musical no átrio da escola protagonizada pela Turma a A17 e orientada pela professora Rute Miranda.

A parte da tarde deste dia de festa foi dedicada à partilha das mensagens de Parabéns da Diretora e da Diretora Pedagógica da ESCO (transmitidas em vídeos nas salas de aula) e ainda à visualização de dois pequenos filmes de Parabéns elaborados pelos Cursos Auxiliar de Ação Educativa e Animador Sociocultural – “Hoje alguém de quem eu gosto faz anos!”, sob orientação da Professora Raquel Monteiro.   

A tarde terminou com um sonoro “Parabéns à ESCO” cantado por todos os presentes e com um delicioso bolo de aniversário elaborado de forma criativa com cup cakes!

Na organização logística deste evento, estiveram, como habitualmente, envolvidas várias turmas e cursos, de forma articulada, nomeadamente, o Curso de Cozinha-Pastelaria, que foi responsável pela confeção do lanche, sob orientação da Professora Márcia Vieira, o Curso de Restaurante-Bar que apoiou o serviço e a preparação de bebidas, monitorizados pelo Coordenador de Curso João Malaquias, o Curso de Animador Sociocultural, que desenvolveu a decoração do espaço, orientados pelas professoras Helena Teixeira e Piedade Leitão e foi ainda protagonista da animação musical.

O Curso Técnico de Turismo apoiou toda a organização administrativa do evento, a receção e acolhimento de participantes, a gestão de auditório e a reportagem fotográfica, sob orientação da Coordenadora de Curso, Marta Matos.

E assim se comemorou este dia especial, numa ESCOla VIVA, envolvida e participativa, no qual e sempre em respeito pela segurança coletiva, também pudemos VIVER a escola!

#somosesco