info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No dia 10 de novembro de 2021, realizou-se no Auditório Hernâni Miranda, na ESCO, em Torres Vedras, o 1º Conselho Eco Escolas do presente ano letivo.

A ESCO é uma Eco Escola desde o ano letivo 2006/2007 e, este ano, recebeu mais uma vez o Galardão Bandeira Verde da ABAE referente ao ano letivo 2020/2021 e viu aprovada a candidatura para 2021/2022.

Neste conselho Eco Escolas houve uma novidade: os representantes dos alunos não foram, como é habitual, os Delegados de Turma, mas sim os Delegados Ambientais eleitos no seio de cada turma. Foram eleitos com o objetivo de divulgarem as atividades, incentivarem os colegas a participarem e fazerem a ligação entre a população escolar e os professores e membros da Direção e Direção Pedagógica, no desenvolvimento dos diversos projetos planeados.

Também foi com muita satisfação que aceitaram o nosso convite para participarem no conselho, forças vidas da comunidade que se mostraram interessadas em colaborar com a escola ao longo do ano letivo.

Referimo-nos à autarquia através do Centro de Educação Ambiental, ao SMASTV, à Associação Oceanos Sem Plásticos, ao Aspiring Geoparque do Oeste, à Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Torres Vedras, ao Grupo Auchan e outros elementos que apesar de ausentes neste conselho, são elementos colaborantes em todo o processo.

No dia 26 de novembro de 2021, pelas 15h realizou-se o Hastear da Bandeira Verde da ABAE recebida pelo desempenho ambiental da ESCO durante o ano letivo 2020/2021.

Este ano contámos com a presença dos Delegados Ambientais e foram eles a hastear a bandeira.

Os Delegados Ambientais são alunos, eleitos pelos colegas da turma, para os representar no que diz respeito ao Programa Eco Escolas, para transmitirem as suas preocupações e interesses. Também são eles o elo de ligação entre a Direção e a Direção Pedagógica no desenvolvimento de projetos de âmbito ecológico e sustentável.

Este ano, a Equipa Eco Escolas ficou mais rica em recursos humanos pois conta com 18 jovens motivados e interessados em desenvolver ações em defesa do Planeta.

Em conjunto iremos desenvolver o Plano de Ação que foi projetado com base na realização de uma Auditoria Ambiental e foi enriquecido pelos contributos de todos os elementos participantes, para que TENHAMOS UM PLANETA MAIS VERDE!

 

GAP / Eco Escolas