info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

No dia 13 de fevereiro de 2023, realizou-se, na ESCO, em Torres Vedras, o 1º Conselho Eco Escolas do presente ano letivo.

A ESCO é uma Eco Escola desde o ano letivo 2006/2007 e, este ano, recebeu mais uma vez o Galardão Bandeira Verde da ABAE referente ao ano letivo 2021/2022 e viu aprovada a candidatura para 2022/2023.

Mais uma vez, este ano, o Conselho Eco Escolas contou com a participação dos Delegados Ambientais, eleitos no seio de cada turma, a Direção e Direção Pedagógica, bem como os elementos da equipa Eco Escolas, a representante da Biblioteca | Centro de Recursos e, como novidades este ano, os representantes dos ESCO Labs Mauser e LOL – Lixa o Lixo.

Este Conselho foi igualmente muito participado por forças vivas da comunidade que aceitaram o convite e se mostraram interessadas em colaborar com a escola ao longo do ano letivo, nomeadamente o Setor da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Centro de Educação Ambiental, os SMAS, a GNR- Escola Segura, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras, o Jornal “Badaladas”, a Associação “Artesãos da Circularidade” e o Aspiring Geoparque do Oeste.

Foi, assim, apresentado o Plano de Ação do Eco Escolas da ESCO, elaborado com base na Auditoria Ambiental, realizada no início do ano letivo, junto dos alunos da escola, contando ainda com contributos dos Delegados Ambientais e das entidades parceiras da ESCO em muitas das atividades. Foram apresentadas as atividades já realizadas e as previstas, no âmbito dos temas Resíduos, Espaços Exteriores, Floresta, Transportes e Mobilidade Sustentável, Alimentação, Mar, Alterações Climáticas e Economia Circular.

Houve ainda uma partilha das experiências das atividades realizadas e ideias para eventuais atividades e parcerias. O programa Eco Escolas é, afinal, uma responsabilidade de todos, dentro da escola e na comunidade, pela preservação do nosso planeta, a nossa casa comum. Assim, como disse Al Gore, “cada um de nós pode fazer mudanças na forma como vivemos as nossas vidas e tornar-se parte da solução.”

#somosesco