info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Comemorar o dia 9 de maio com os jovens é de extrema importância pois, para serem cidadãos responsáveis, necessitam de conhecer o Projeto da União Europeia. E a escola deve ser facilitadora desse conhecimento.

Com este intuito a ESCO, preparou algumas atividades para despertar nos jovens essa vontade de conhecer melhor a globalidade em que vivem e que conhecem tão pouco.

Para assinalar o Dia da Europa, demos início à sessão sobre a Europa geopolítica e geoeconómica, com a Dra. Sandra Geada, representante da Europ Direct Oeste e Lezíria do Tejo, que amavelmente aceitou o convite para conversar com os alunos da turma VM1 (3º ano do curso Técnico de Vendas e Marketing), a turma H13 (2º ano do curso Técnico Restaurante/Bar) e a turma GD4 (2º ano do curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva).

Começamos por ouvir o Hino da Europa (Hino da Alegria de Beethoven), de seguida uma intervenção da chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, que apelou à participação ativa dos jovens na Europa, fazendo referência ao Projeto da União Europeia como um projeto de Paz, cujas prioridades se centram na superação da crise económica pós-pandemia, no pacto ecológico europeu, na estratégia digital da União Europeia, na construção de “pontes” entre os países melhorando a sua posição global enquanto defensora de relações comerciais robustas, abertas e justas, do multilateralismo e de uma ordem mundial assente em regras, na defesa dos direitos fundamentais e do Estado de direito e a Consolidação dos processos democráticos da Europa.

As intervenções dos presentes tiveram como linha de atuação debater a União europeia como algo NOSSO, em que os jovens se devem fazer ouvir e assumir como DELES.

Falou-se da liberdade, da paz, da democracia, do estado de direito, do respeito pelos direitos humanos, do direito à educação e à saúde, mas também da guerra, dos autoritarismos, da desinformação, do futuro da europa, dos critérios para um país pertencer à União Europeia, da Rússia invasora, da Ucrânia invadida, dos refugiados e da inclusão, do que a EU está a fazer para ajudar os ucranianos, do que poderia fazer mais, dos países que entraram na EU até 2013, dos que estão à espera de entrarem, do Brexit e de como a passividade dos jovens ingleses contribuiu para a saída do Reino Unido da EU, da importância de todos exercerem o seu direito de voto, seja em eleições, seja em referendos e terminámos com a referência aos símbolos da EU e em especial o seu lema “Unida na diversidade”.

No final, ainda houve tempo para um dos jovens que participou no Intercâmbio na Sérvia, dar o seu testemunho.

Também no mesmo dia 9 de maio se inauguraram 2 exposições no átrio da escola.

Uma em relação à “Desinformação na Europa”, realizada pela turma CD1 (1º ano do curso T. de Comunicação e Serviço Digital), com a professora Ana Joaquim, na disciplina de Integração e outra sobre “Ser Europeu”, realizada pela turma GD5 (1º ano do curso T. Apoio à Gestão Desportiva), com a professora Margarida Caldeira, na disciplina de Português.

Por: Gabinete de Apoio a Projetos ESCO (Ana Teresa Baptista e Ana Cândido)