info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

A turma A17, do 2º ano do curso de Animador Sociocultural da ESCO, criou a Exposição – Happening Banksy, patente na escola entre 10 e 14 de maio.

Partindo do tema “Tornar o mundo um lugar melhor”, que seria o mote para o arranque da 31ª Grande Festa da Criança – Oeste Infantil – que, em 2020, não se concretizou, os alunos da turma A17, do curso de Animador Sociocultural da ESCO, decidiram avançar com o projeto interdisciplinar Exposição – Happening Banksy, para potenciar o trabalho que já tinham iniciado e desenvolvido nesse sentido.

Num projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Expressão Plástica, Expressão Corporal, Animação Sociocultural, Animação Sociocultural, Psicologia e Inglês, foram selecionadas 7 obras do artista Banksy, que os alunos reproduziram, em desenho e em vídeo. Seguiu-se a montagem de uma exposição na escola, providenciando à comunidade escolar visitas guiadas para melhor conhecimento do artista e da obra.

Com uma componente sobretudo de critica social, este artista urbano e ativista político britânico, conhecido pelos trabalhos em stencil em várias cidades do mundo, visa incitar à discussão de assuntos polémicos e atuais da sociedade.

Na mesma linha, e através da prática de atividades artísticas, os alunos e comunidade escolar foram igualmente convidados a pensar criticamente sobre o que os rodeia, refletindo sobre o papel individual de cada um numa sociedade global, tornando este um momento privilegiado para o desenvolvimento da consciência cívica, enquanto elemento-chave na formação de jovens responsáveis e ativos socialmente.

 

#nossomosesco

Responsabilidade | Equidade | Inovação| Solidariedade| Autonomia |Respeito