info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

A ESCO aderiu à iniciativa da ABAE “O Mar Começa Aqui”, no âmbito do programa Eco Escolas, e, no dia 13 de maio, a turma A18, do Curso de Animador Sociocultural, procedeu à pintura da sarjeta em frente à escola.“O Mar Começa Aqui” é uma iniciativa da ABAE lançada a todos os municípios e escolas que integram a rede Eco-Escolas.

É competência das autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.

Neste contexto, a ESCO juntou-se ao Município de Torres Vedras na sensibilização da comunidade para o problema da poluição dos mares que começa nas sarjetas de águas pluviais.
No âmbito UFCD 4266 – Comunicação Visual, os alunos da turma A18 e o professor de Expressão Plástica, André Silva, iniciaram o trabalho a partir da visualização de obras criadas a partir de lixo de artistas como Bordallo II, Vik Muniz e Jane Perkins e excertos de documentários sobre o tema.

Após a criação de uma moodboard para recolha de referências em termos de cores, padrões, texturas, composições e imagens que pudessem mais tarde vir a utilizar na composição plástica final. Seguiu-se a construção da composição final com base numa grelha de sarjeta tipo.

Após a apresentação de todos os projetos, os alunos foram convidados a votar no seu projeto preferido, tendo sido eleito o favorito da turma, que foi passado à prática.

Na sarjeta em frente à ESCO, podem encontrar a criação da turma, com base na poluição marítima, nomeadamente de plásticos, sendo visível uma corda para simbolizar as redes deixadas à deriva, em que muitos animais ficam presos acabando por morrer. Como representação da vida marinha, a imagem de uma tartaruga e uma estrela. A criação tem a forma de uma poça, representando a água e o mar.

 

#nossomosesco
Responsabilidade | Equidade | Inovação| Solidariedade| Autonomia |Respeito