info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Após o necessário interregno deste evento por imposição da situação pandémica que temos vindo a atravessar, a Câmara Municipal de Torres Vedras voltou a proporcionar, aos alunos do 9.º ano de escolaridade que frequentam estabelecimentos de ensino situados no Concelho, uma mostra de oferta formativa e orientação profissional, para o prosseguimento de estudos no 10.º ano de escolaridade, o evento “Agora Escolhe”!

Esta é uma iniciativa da Rede Local de Educação e Formação de Torres Vedras e conta este ano com a sua sexta edição.

A ESCO tem vindo, desde o primeiro momento, a marcar presença no certame e este ano não foi exceção!

Assim, nos dias 10 e 11 de maio, o pavilhão Expotorres do Parque Regional de Exposições, voltou a ser o palco para esta mostra que reuniu alunos, professores e formadores das escolas do concelho em torno de um contributo comum para uma tomada de decisão mais esclarecida e consciente por parte destes jovens.

As escolas presentes foram convidadas a participar, num primeiro momento, numa sessão conjunta de apresentação dos estabelecimentos e da sua Oferta Formativa nos auditórios preparados para esse efeito e, num segundo momento, os alunos visitantes dispunham de tempo autónomo para explorar o espaço expositivo e os stands dos diversos estabelecimentos de ensino/formação.

No stand ESCO a animação foi uma constante e os visitantes puderam interagir com professores e alunos dos diferentes cursos com Oferta aberta para o ano letivo 2022-23, participar em atividades alusivas a estes mesmos cursos, esclarecer dúvidas e recolher informações que lhes irão permitir fazerem escolhas mais contextualizadas e informadas.

De referir ainda, a título adicional, que alguns alunos ESCO colaboraram de forma voluntária com a organização do evento, em concreto, no espaço dos auditórios, assumindo a função de “voz-off”, na apresentação das escolas nas sessões de apresentação que decorriam duas vezes por dia.

Para a ESCO foi um prazer renovado conseguir voltar ao contacto presencial com estes jovens e com a sua participação neste evento conseguir aprofundar a divulgação da sua Oferta, no seguimento do “Dia Aberto ESCO” que havia sido realizado na semana anterior.

De acordo com as estatísticas formais do evento, a mostra foi visitada por um total de 987 alunos e professores oriundos de oito estabelecimentos de ensino (Escola Básica 2,3 do Maxial, Escola Básica 2,3 da Freiria, Escola Básica 2,3 Padre Vítor Melícias, Escola Básica 2,3 Gaspar Campello, Externato de Penafirme, Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henriques Nogueira e Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres).