info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Mais uma vez, foi com muito gosto e empenho que a ESCO participou no prestigiado WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal, que este ano celebrou a sua 44ª edição.

Esta é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, que pretende demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas por júris de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

A ESCO tem vindo a marcar presença no evento, tendo o Curso Técnico de Turismo participado na edição de 2016, na Categoria de Receção Hoteleira e o Curso Técnico de Programação e Sistemas Informáticos, que tem vindo a aprofundar a sua participação neste evento, conta já com 3 participações, nos anos de 2014, 2018 e 2020, tendo, na edição deste ano, participado pela primeira vez em 2 categorias profissionais.

A participação deste Curso foi articulada entre o Coordenador de Curso Álvaro Brito, e o Professor de Matemática Paulo Moreira, tendo ambos igualmente integrado a organização do certame na qualidade de jurados.

Os alunos qualificados para participarem são ambos da Turma PSI3, e integraram o grupo de cerca de 400 jovens concorrentes que estiveram em Setúbal, nas instalações do Instituto de Emprego e Formação Profissional, onde decorreram as provas, nos dias 9 a 14 de fevereiro.

Assim a ESCO foi dignamente representada pelo aluno Diogo Duarte, na categoria de Web Technologies, e pelo aluno Lourenço Gomes, na categoria de Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, que defenderam com empenho as suas capacidades e competências técnicas e, certamente também, tiveram oportunidade de desenvolver novas competências com toda esta experiência de exceção.

Com a participação neste tipo de iniciativas, a ESCO pretende reforçar competências dos alunos, criando oportunidades de aprendizagem em contexto real, dando o acesso a ferramentas inovadoras.

Pretendemos estimular nos nossos alunos o gosto pelo saber, trabalhando competências pessoais, como autonomia, responsabilidade, criatividade, inovação, entre outros, fomentando uma aproximação dos alunos ao Perfil de Saída associado à sua área de Formação.

O professor Paulo Moreira partilha o seu balanço pessoal desta experiência:

“ Alunos, professores, formandos e formadores, todos juntos durante estes dias mostraram tudo aquilo que aprenderam ao longo da sua formação. Certamente, não é numa semana que é suposto avaliar o trabalho e progresso nas várias profissões ali representadas. Mas, ao observar a evolução do trabalho dos vários intervenientes ali presentes foi uma experiência única e magnífica. Apesar de ter sido a minha primeira participação, como jurado, também eu aprendi muito e gostei imenso da experiência e da partilha do que de melhor se vai fazendo ao nível da formação em Portugal.

Espero voltar, e claro, levar alunos comigo… Só assim faz sentido!

 

Até à próxima edição!