info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Texto por: Luís Fernandes | Turma CP10

Sete alunos das turmas CP9 e CP10, do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da ESCO, aceitaram o desafio de participar no Concurso “Chocolate Rising Star 2024”, no âmbito do “Festival Internacional do Chocolate de Óbidos 2024”, tendo a aluna Mariana Ferreira, da turma CP9, obtido um honroso 3º lugar.

Numa primeira fase e com o apoio da professora de Pastelaria, Silvia Baptista, os alunos Afonso Carreira, Guilherme Pereira, Luís Fernandes, Mónica Mota, Ricardo Santos e Taynara Miranda, da turma CP10 (2ºano), e a aluna Mariana Ferreira, da turma CP9 (3ºano) criaram sobremesas e bombons com base no chocolate, elaboraram fichas técnicas, confecionaram e fotografaram as suas criações para enviar para concurso. Esta edição do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos pretendia “Celebrar Portugal”, assim era necessário criar três doses de sobremesa empratadas em pratos individuais, duas delas para prova dos júris e uma para fotografia, e vinte e quatro bombons, doze para fotografia e os restantes para prova dos júris. O concurso tinha como produto principal de ambas as receitas o cacau e/ou chocolate puro, em todas as suas variantes, e, na elaboração da ganache para o interior de cada bombom, deveria estar presente um sabor tradicional português de entre os seguintes: Vinho do Porto; Ginjinha; queijo; azeite; vinagre; amêndoa; limão; laranja; ananás dos Açores; Pera Rocha ou vinho tinto.

Os alunos Luís Fernandes, Mónica Mota e Mariana Ferreira foram apurados para as semifinais, tendo passado à final a aluna Mariana Ferreira.

No dia 10 de março, disputou-se a final e a aluna Mariana Ferreira obteve um honroso terceiro lugar, tendo usado nos seus bombons o azeite e o Queijo da Ilha como produtos tradicionais. Os prémios foram entregues no dia 17 de março, no encerramento do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos 2024.

De destacar o empenho e criatividade destes alunos que, mais uma vez, aceitaram um novo desafio, incentivados e apoiados em todo o processo pela professora de Pastelaria Silvia Baptista e pela Coordenadora de Curso, Luísa Mira.

Parabéns a todos os participantes!