info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

A Associação “Quatro Corações: de coração para corações” (https://4coracoes.org/) é uma Associação sem fins lucrativos, inspirada pela vontade de combater a crise social gerada pela pandemia COVID 19.

Considerando que em Portugal, 2,5 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar de pobreza, correspondendo a 21,6% da população (Fonte: Pordata, fevereiro de 2020) e que o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma recessão de 8,0% da economia portuguesa e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020, como consequência da pandemia COVID 19 (Fonte: World Economic Outlook, abril de 2020), a vontade e a urgência em ajudar são prementes.

A designação do projeto, em paralelo com a Visão e Missão que a Associação assume como suas, identifica 4 pilares (“corações”) fundamentais para a sua atuação: Alimentação, Educação, Habitação e Saúde.

Para concretizar a sua Missão, a Associação Quatro Corações pretende estabelecer, ao longo da sua existência, várias parcerias, protocolos e convénios com diversas entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, como fatores importantes do seu crescimento e desenvolvimento.

Tendo esta Associação tido conhecimento que, devido à situação pandémica que atravessamos, os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, não iriam fazer o tradicional almoço de Natal, para famílias carenciadas nas diversas freguesias do concelho, tentou juntar sinergias para encontrar uma alternativa.

E é nesse contexto que surge a parceria com a ESCO, em concreto, através da utilização das instalações da cozinha pedagógica e do trabalho voluntário dos alunos das Turmas do Curso de Cozinha e Pastelaria e dos seus professores para a confeção de refeições para serem entregues no domicílio das várias famílias.

Associou-se ainda a esta nobre causa o hipermercado Auchan, que gentilmente cedeu as matérias primas necessárias à confeção das refeições.

Assim, as Turmas CP7 e CP8, monitorizadas pelo professor de Cozinha Cristiano Marques, foram responsáveis por confecionar e embalar cerca de 70 refeições, que no dia 16 de dezembro foram entregues pelas diversas Juntas de Freguesia, às famílias sinalizadas para este efeito.

À Associação Quatro Corações o nosso MUITO OBRIGADO pela parceria, por nos possibilitarem este pequeno contributo para a comunidade e, em paralelo, para a formação dos nossos alunos enquanto cidadãos ativos, solidários e atentos ao outro.

 

#nossomosesco

Responsabilidade | Equidade | Inovação| Solidariedade| Autonomia |Respeito