info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Por: António Gonçalves (texto adaptado).

Este ano, a Turma PSI6 da ESCO (Escola de Serviços de Contabilidade do Oeste) do 1º ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, conseguiu recuperar oito computadores, num projeto integrado na Disciplina de Arquitetura de Computadores, designado por “Tech 4U”.

Em concreto, foram recuperados, 3 computadores portáteis e 5 de secretária. Dois deles foram oferecidos a colegas destes alunos e os outros seguem para Farim, Guiné-Bissau, onde serão entregues a Alfesene Só, Diretor do Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim.

Estes alunos, desenvolveram ainda manuais em papel e tutoriais em vídeo e texto, para permitir que os utilizadores finais possam usufruir destes computadores e também do software opensource que seguiu em conjunto.

Neste projeto participaram também Márcio Rodrigues (Inforpuzzle), que deu a formação técnica, David Rodrigues (Instituto Politécnico de Leiria) e Paulo Teixeira (Fab Lab EDP), que deram a componente mais teórica e conceptual.

A Associação Lab Aberto Fab Lab coordenou esta a formação, toda ela baseada em metodologia indutiva e de trabalho-projeto, com recurso ao MOODLE (LMS – Learning Management System).

A ESCO facilitou a logística até ao porto da Guiné-Bissau.

O projeto será objeto de monitorização periódica nos próximos anos de modo a aferir o seu impacto real.

De qualquer forma, o trabalho destes alunos teve um propósito inspirador e traduziu-se num excelente desempenho que esperamos que faça a diferença por aquelas paragens…

Por parte da equipa de professores orientadores de projeto, foi um prazer trabalhar com estes jovens.  Muitos Parabéns a todos!