info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

O projeto “Empreendedorismo + Profissional” aprovado no âmbito do Programa COMPETE, e dinamizado pela Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) é dirigido aos alunos das escolas profissionais das regiões norte e centro, com o objetivo de desenvolver um espírito empreendedor, capacitando-os para desenvolverem ideias de negócio inovadoras e empreendedoras.

Tendo em vista a divulgação inicial do mesmo, a ESCO recebeu no passado dia 27 de setembro um evento “Roadshow” deste projeto que teve como objetivo apresentar ao público-alvo (jovens do ensino profissional) as iniciativas a desenvolver, partilhando casos de “start-ups” de sucesso e divulgando informações e ferramentas fundamentais para que os jovens possam empreender com sucesso e criarem ideias de negócio.

O programa decorreu no espaço do Auditório Hernâni Miranda, na ESCO tendo as turmas de 3º ano,  por serem constituídas por alunos que se encontram no final do seu ciclo de formação, sido as eleitas para poderem fazer parte da audiência.

A “Sessão de Boas Vindas” foi assegurada pela Diretora da ESCO, Dra. Júlia Alfaiate e pela responsável de projeto por parte da ANESPO, Dra. Dora Cabral.

Seguiu-se a apresentação do Projeto “Empreendedorismo +Profissional” pela Consultora Índice ICT & Management e, nesse seguimento, foi igualmente trazida a “Visão das Escolas Profissionais sobre o empreendedorismo”, onde as Escolas Profissionais presentes no evento (ESCO e Externato de Penafirme – SEMINFOR) fizeram uso da palavra e partilharam os seus pontos de vista e estratégias pedagógicas neste âmbito.

O programa teve continuidade com o painel “Conversas com Empreendedores”, durante o qual foi possível ouvir os testemunhos de Susana Mira (SMART Comunicação) e Dora Agostinho (Agostinho & Almeida), tendo sido concluído após uma breve sessão de esclarecimentos e debate.

Desta forma, procurou-se dar a conhecer aos alunos o mundo real das empresas estimulando nos jovens uma atitude empreendedora, como o espírito de iniciativa, a predisposição para o risco, o dinamismo, a criatividade e a capacidade de inovação.

De destacar ainda que o evento contou com a colaboração operacional das Turmas T8 (3º ano do Curso Técnico de Turismo) nas tarefas de apoio à receção, “check-in” de participantes e apoio de auditório e da Turma CP9 (2º ano do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria) que asseguraram o apoio ao “Welcome Coffee” que foi servido no acolhimento aos participantes.