info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Por: Câmara Municipal de Torres Vedras

Três cursos de Português como Língua de Acolhimento foram realizados no Concelho recentemente (entre os passados meses de setembro e dezembro), na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Realizados no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes e do projeto “SOS Afeganistão e Ucrânia”, esses cursos contaram com 58 participantes (entre cidadãos oriundos do Nepal, do Bangladesh e da Geórgia e beneficiários de proteção temporária oriundos do Afeganistão e da Ucrânia). A maioria dos formandos tinha entre os 22 e os 55 anos, sendo que, dos 58 formandos, 34 eram do sexo masculino e 24 do sexo feminino.

De referir que os cursos decorreram de forma descentralizada pelo Concelho (nos territórios da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, da Freguesia do Ramalhal e da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça), tendo, no âmbito dos mesmos, sido ministrado um total de 575 horas de formação. A formação lecionada correspondeu aos níveis A1 e A2.

Mitigar as barreiras linguísticas, facilitando a comunicação de cidadãos migrantes residentes no Concelho e contribuindo desta forma para uma melhor integração social e profissional dos mesmos foi o principal objetivo que presidiu à realização dos referidos cursos, os quais foram financiados em 75% pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) e em 25% pelo Município.

Nos dias 22, 23 e 29 de janeiro foram entregues aos formandos os respetivos certificados de participação, em atos que contaram com a presença da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino.