info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

E no passado dia 13 de setembro a escola voltou a encher-se de vozes e rostos, os corredores de conversas e reencontros: começava o ano letivo!

A música envolveu este início de ano e os alunos foram recebidos com um pequeno concerto “ao vivo” proporcionado por dois músicos da Academia do Som Torres Vedras www.academiadosom.pt.

Seis novas turmas juntavam-se assim às doze turmas já em ciclo de formação e a escola juntou-se para receber os novos alunos dos cursos: Animador Sociocultural, Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Cozinha-Pastelaria, Técnico de Gestão, Técnico de Restaurante-Bar e Técnico de Turismo.

Este ano, a ESCO optou por um início de ano em data partilhada entre todas as turmas, tendo as turmas de primeiro ano do ciclo de formação (10ºs anos) estado envolvidas durante os primeiros dois dias de aulas (13 e 14 de setembro) num conjunto de atividades de acolhimento, pensadas especialmente para o desenvolvimento do conhecimento intergrupal e outras ainda de prospeção do setor de formação selecionado pelos alunos.

Relativamente a estas últimas, em alguns casos, as iniciativas passaram por visitas de campo a entidades várias do Concelho de Torres Vedras e, noutros casos, pela presença na escola de profissionais do setor que partilharam o seu testemunho e percurso profissional com os alunos em sala.

A escola retoma assim a sua atividade, num ano em que se perspetiva uma maior estabilidade em termos de gestão operacional e de regresso a rotinas pedagógicas pré-Covid, embora sem nunca descurar as necessárias precauções e todas as aprendizagens obtidas neste período de pandemia por todo os elementos da Comunidade Escolar.

Os dias de acolhimento finalizaram com a dinamização de reuniões presenciais com Encarregados de Educação e famílias, num “regresso à escola” também muito desejado por todos e tão importante no processo de ensino-aprendizagem.

Sejam bem-vindos neste regresso à ESCO (la) e um excelente ano letivo para tod@s!