info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

O Conceito de “VolunTurismo”, ou “Turismo com Impacto Social” não é novo, mas cada estória de vida que conta uma destas experiências na primeira pessoa é, efetivamente, uma “nova viagem” que se faz, mesmo quando o destino já é conhecido de todos, mesmo quando, na realidade, não saímos da cadeira de uma sala.

Jorge Fernandes é um jovem que esteve um ano de missão em Angola a trabalhar com crianças de rua, em concreto no bairro da “Lixeira” e visitou a ESCO a propósito da sua exposição de fotografia, que esteve patente na nossa escola de 20 a 24 de janeiro e que intitulou de “Diamantes em Bruto”, e que, nas palavras do próprio, “retrata histórias reais de crianças que viveram na rua, superaram as dificuldades e que são para nós grandes exemplos”.

Mas o Jorge acedeu também a partilhar a “viagem interior” que resultou desta sua experiência. E assim, foi com enorme generosidade que esteve “à conversa” no Auditório da ESCO com os alunos do Curso Técnico de Turismo (Turmas T6 e T7) e descreveu este ano tão especial na sua vida.

Não se assumindo como um “Turista”, mas como alguém com “alma de viajante” o Jorge começou precisamente a sua comunicação com uma interrogação: terá sido este ano um ano de missão, nomadismo ou turismo, afinal?..”.

E foi a partir desta interrogação que Jorge desenvolveu a sua partilha sobre todo este processo, que começou numa formação intensiva que o visava preparar para o contexto económico e sociocultural que encontraria no destino com um grupo de especialistas e que durou igualmente um ano.

Mas Jorge Fernandes, viajante convicto, partilhou ainda dicas, sugestões, e também, cores, cheiros e, sobretudo, o que trouxe consigo das pessoas com quem se cruzou!..

Pessoas que, embora com vivências muito diferentes, todos os elementos da audiência perceberam que podiam ter muito em comum.