info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Comments (0)

Fonte: Câmara Municipal de Torres Vedras

“Um memorando de entendimento envolvendo os municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Middelburg (capital da província neerlandesa da Zelândia) foi assinado dia 25 de março, no Edifício dos Paços do Concelho.

Trata-se de um documento em que os signatários assumem o objetivo de aprofundar laços de cooperação e estudar oportunidades futuras de projetos conjuntos em diversas áreas (como a educativa, a cultural, a social, a ambiental e a económica).

De referir que este intercâmbio intermunicipal que foi agora formalizado tem a sua gênese em contactos anteriormente estabelecidos entre entidades de ensino dos concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Middelburg, os quais levaram também à assinatura de um documento de compromisso entre as mesmas – um acordo de parceria -, o que aconteceu logo após a assinatura do mencionado memorando de entendimento.

Esse acordo, o qual visa a partilha de boas práticas e o ensino de língua estrangeira. envolve a escola profissional SCALDA (Middelburg), a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras) e o Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço).

A assinar o memorando de entendimento intermunicipal esteve o presidente da Câmara Municipal de Middelburg, Harald Bergmann, que realçou a importância da realização de intercâmbios, especialmente na área da educação, para o futuro da União Europeia.

O autarca neerlandês recordou ainda o trabalho de Carlos Bernardes como impulsionador do intercâmbio intermunicipal que acabara de ser formalizado.

Já a representar o Município do Sobral de Monte Agraço na cerimónia de assinatura dos referidos documentos esteve a respetiva vereadora da área da Educação, Carla Alves, que revelou na ocasião o seu orgulho pelo trabalho de intercâmbio que está a ser desenvolvido entre as entidades do seu concelho, do de Torres Vedras e do de Middelburg, tendo sublinhado a convicção de que este projeto será um sucesso.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, por seu lado, frisou a importância da cooperação, nomeadamente para a Paz entre os países e os seus povos, para o Conhecimento e para a Cidadania. A edil relevou ainda “o dever de não mobilizar apenas os jovens, mas todos os nossos munícipes” para o intercâmbio que envolve agora de modo formal os referidos municípios”.