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Por um Natal mais solidário

A Solidariedade é um dos valores que, indiscutivelmente, e durante todo o ano, marcam a dinâmica da ESCO e o seu compromisso com uma sociedade e um mundo melhores.

E na época natalícia, esse espírito só pode ser reforçado e foi assim que, mais um ano, a Comunidade Escolar voltou a unir-se em torno de algumas das iniciativas que já marcam a quadra na nossa escola:

 Refeições Solidárias

Os alunos do 2º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria – Turma CP10, sob orientação do Chef Cristiano Marques (formador de Cozinha) e da professora Luísa Mira (coordenadora de curso), confecionaram 125 refeições solidárias, destinadas a famílias desfavorecidas do concelho de Torres Vedras.

Esta atividade é dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras há alguns anos, decorrendo, tradicionalmente, a refeição no salão dos BVTV.

Durante o período de pandemia, o modelo em que decorria a iniciativa teve de ser repensado e foi então solicitada a parceria à ESCO para a confeção dos alimentos em regime de take away e às Juntas de Freguesia para o transporte e entrega destas mesmas refeições.

As parcerias entre as três entidades têm-se mantido desde então e é com enorme satisfação que mantemos esta colaboração.

 

Cabazes Natalícios

À semelhança de anos anteriores, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família promoveu uma ação solidária de entrega de 26 cabazes natalícios às famílias mais vulneráveis da nossa Comunidade Escolar.

Toda a comunidade educativa foi envolvida havendo uma recolha de alimentos nas turmas. Este ano contamos ainda com o patrocínio com algumas empresas e instituições da região, destacando-se os contributos da Azeol, Frutas e Legumes Girassol, Frutas Patrícia Pilar, Bacalhau Constantinos, Batatas Neto, Auchan e Fepal, bem como da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação Torres Vedras),

Este ano e com a colaboração do ESCO Lab Mauser realizamos 50 bolas de Natal personalizadas o que gerou um grande contributo para a compra de mais géneros alimentares.

Com estas atividades pretendemos fomentar, entre todos, o espírito de solidariedade e garantir, aos que mais necessitam, um Natal mais aconchegante e feliz.

 

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Marta Malhado

 

 

 

Marta Malhado –  21.03.1974

Curso Técnico de Comércio (1991 – 1994)

Técnica Administrativa na ESCO

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

Foram muitos os momentos ao longo dos 3 anos que não me esqueço…

pela qualidade e disponibilidade dos professores e em todos os eventos que participei.

Um deles, foi a festa de final de ano, que foi organizada por toda a comunidade da ESCO, toda a dedicação e a cooperação entre os alunos e professores, que demonstrou a grande família que a ESCO ainda hoje mantém como lema.

Experiência curricular mais marcante …

O meu primeiro Estágio – Loja Casa Primavera em Torres Vedras

Projetos concretizados …

Após ter concluído o ciclo de formação na ESCO, trabalhei na área de formação durante 13 anos.

Ter voltado à ESCO, – proporciona-me competências para lidar com diferentes aspetos da vida profissional e pessoal.

A ESCO vale a pena porque…

Porque dá oportunidade de futuro… tem portas sempre abertas… porque trabalham para os alunos, assim criaram este espírito de FAMÍLIA.

Para mim “Ser ESCO é”…

Para mim a ESCO faz parte da minha vida quanto aluna, e, quanto profissional, é o meu local de trabalho, que valorizo muito, tenho o privilégio de trabalhar com uma grande equipa!! Obrigada, ESCO!!!

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ESCO | Projeto de parceria com Liceu Titina Silá Oio/FARIM, Guiné-Bissau

Desde 2022 que foi estabelecido um acordo de parceria e amizade entre o Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim o Lab Aberto Fab Lab e a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste -, simbolicamente designado de “Tech 4U”.

O principal objetivo é ajudar o Liceu a desenvolver competências no âmbito da informática e reforçar os seus recursos de apoio pedagógico, nomeadamente na área tecnológica. Assim, os alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Turmas PSI5 e PSI6), fizeram a reparação de seis computadores, no âmbito da disciplina de Arquitetura de Computadores, ministrada pelo Lab Aberto FAB LAB nas instalações do LAB Center, em Torres Vedras e, posteriormente, estes equipamentos foram enviados para a Guiné tendo chegado a Farim em janeiro de 2023.

Sendo necessário realizar a manutenção e reparação destas máquinas, o Lab Aberto FAB LAB em conjunto com a ESCO, organizaram o projeto Liceu Tittina Silá Oio/FARIM, em que a edilidade de Torres Vedras, empresas locais, associações e instituições de formação, proporcionam o apoio financeiro e disponibilizam a formação que garante o transporte, estadia e os conhecimentos para o sucesso desta operação.

Assim, seguiu-se uma nova fase nesta parceira que consistiu no desenvolvimento de uma ação de formação ministrada por formadores da ESCO e técnicos da MAUSER, destinada a dois elementos do Liceu de Farim que estiveram em Portugal durante dez dias para este efeito.

A comitiva foi recebida no passado dia 7 de novembro no Lab Center para uma sessão de acolhimento inicial onde estiveram presentes todos os dinamizadores, mentores e mecenas deste projeto e, em representação do Liceu de Farim, o seu Diretor e professor Alfesene Só e o representante do governo da Guiné-Bissau, Altinho Silá (que faz a ligação à escola de Farim).

Os alunos Tiago Pinto, David Inglês, Francisco Marques, Misael e Simão Soares da Turma PSI7 estiveram igualmente presentes nesta sessão de boas-vindas, em representação dos alunos envolvidos do projeto Tech4U.

A ação formação decorreu nas instalações da ESCO e do Lab Center entre os dias 13 e 24 de novembro, tendo sido ministrada pelas formadoras Cláudia Barros e Susana Esteves (ESCO) e pelo Márcio Daniel da Inforpuzzle.

Definiram-se enquanto objetivos principais para a mesma os seguintes:

  • Realizar um acordo de parceria no domínio de aquisição de competências e experiências em informática para elementos da equipa do Liceu;
  • Capacitar dois elementos da direção no domínio da utilização dos equipamentos informáticos;
  • Formar dois Professores do Liceu em metodologias de ensino e aprendizagem, específicas para as tecnologias;
  • Aperfeiçoar a elaboração de trabalho de projeto;
  • Desenvolver e adaptar a experiência organizacional, no âmbito da informática, ao contexto do Liceu;
  • Estabelecer parcerias de colaboração e aprendizagem mútua.

Os conteúdos abordados foram:

  • Manutenção de computadores: hardware e software;
  • Utilização de Sistemas Operativos;
  • Organização e dinamização de sistemas informáticos;
  • Utilização de software educativo;
  • Metodologias educativas;
  • Discussão de Projetos possíveis entre os parceiros deste protocolo.

No seguimento da ação de formação, foi disponibilizado um documento online com os conteúdos, projetos e conhecimentos partilhados, bem como um registo vídeo e fotográfico das atividades desenvolvidas. Será ainda disponibilizado ao Liceu hardware e software para concretização de atividades educativas nesta área.

O encerramento da ação de formação deu-se no dia 24 de novembro, na ESCO, numa sessão de trabalho colaborativo durante a qual os envolvidos fizeram um balanço das aprendizagens, pontos fortes e aspetos e melhoria em situações futuras. Foram igualmente taçadas novas metas e definidos eixos estratégicos num horizonte de colaboração futura.

A sessão culminou num almoço convívio no Restaurante Pedagógico da ESCO, servido e confecionado pelos alunos dos cursos de Cozinha-Pastelaria (confeção) e de Restaurante-Bar (serviço), que contou com a presença da Senhora Presidente de Câmara, Engª. Laura Rodrigues.

Enquanto compromissos futuros no âmbito desta parceria, prevê-se, na segunda fase do projeto:

  • Colocar um painel solar com o respetivo conjunto de baterias para garantir a energia para o funcionamento dos computadores, neste momento, já garantido pela Mauser, a partir do seu CEO apresentou a oferta de power bank e painéis solares portáteis a serem enviado para FARIM;
  • Garantir a aquisição de uma impressora e fotocopiadora;
  • Sessões de formação para outros professores do Liceu.

E são, sem dúvida, parcerias como esta que reforçam de forma indiscutível o compromisso da nossa escola com os valores que escolheu como eixos: Solidariedade, Inovação, Respeito, Equidade, Responsabilidade e Autonomia.

Um MUITO OBRIGADO especial a todos os parceiros que se juntaram à ESCO e ao Lab Aberto Fab Lab a esta causa, em particular: a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, a MAUSER, a Inforpuzzle, a Caixilour e a Câmara Municipal de Torres Vedras.

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Projeto PromEC | Seminário Final: A Economia Circular, os resíduos e a sustentabilidade (ODS)

Por: Ana Teresa Baptista |GAP – Gabinete de Apoio a Projetos 

 

No passado dia 23 de novembro decorreu no auditório Hernâni Miranda, na ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste, o seminário de encerramento do Projeto PromEC.

Este seminário foi uma das muitas ações deste Projeto que pretende estimular a Promoção da Economia Circular e a Proteção dos Ecossistemas, que a ESCO, como Promotora do projeto se encontra a desenvolver desde fevereiro de 2023.

Ao longo deste ano foram realizadas 48 ações de formação, sensibilização e capacitação para cerca de 1100 alunos, pais, encarregados de educação, docentes e não docentes das várias escolas que se envolveram no projeto. Também houve envolvimento de empresas, para cerca de 200 colaboradores.

Este seminário teve o objetivo de, para além de reunir oradores que são verdadeiramente entendidos nos assuntos, referimo-nos a Cristina Rocha do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Mónica Silva e Ana Isabel Castanheira do Instituto Marquês Valle Flor e Júlia Seixas, Pró-reitora da FCT da UNL, contou também com participação de entidades como a Indumel, na pessoa da Fábia Santos e a Ericeira Surf Clube, na pessoa de Miguel Toscano.

Foi também uma oportunidade de apresentar as ações do projeto e do seu envolvimento com outros projetos da ESCO (Lab LOL e Lab Mauser e Formação de Adultos), com as apresentações de: Ana Teresa Santos, David Ferrão, Cláudia Luiz, Ana Teresa Baptista e do aluno João Pedro Ferreira.

Tivemos a participação de excelentes moderadores que animaram os 4 painéis do seminário: Marta Rodrigues, Sandra Pedro, Rodrigo Ramalho e Ana Cristina Martins. A sessão de abertura foi feita pela Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Houve uma excelente participação: dos 96 inscritos, estiveram presentes 90 pessoas, das quais, 58 eram alunos das turmas CD1, G16 e G17 que assistiram ao seminário no âmbito da disciplina de Economia.

Outros alunos também participaram: os Delegados Ambientais foram os responsáveis por todas as tarefas do secretariado, desde o acolhimento ao apoio no auditório e os alunos das turmas H14 e H15 (Curso Técnico de Restaurante-Bar) prepararam e serviram o coffee-break.

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ESCO | Alunos do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria à Prova em Concursos de Gastronomia

No mês de novembro, alunos do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da ESCO, das turmas CP9 e CP10, do 3º e 2º ano do referido Curso, aceitaram o desafio de participar em diversas competições gastronómicas das áreas de Cozinha e Pastelaria, com as suas criações de autor.

No dia 11 de novembro, nove alunos das turmas CP9 e CP10 participaram na Mostra “Doç’Ardente”, organizada pelo Município da Lourinhã com o apoio dos produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e o apoio CVR Lisboa, no âmbito da 12ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã.

Nesta Mostra, os participantes eram desafiados a criar iguarias de autor que incluíssem a famosa Aguardente DOC Lourinhã e um produto endógeno. Participaram nesta Mostra os alunos Mariana Ferreira, João Rosendo, Catarina Dias, Airton Santos, Taynara Miranda, Guilherme Pereira, Afonso Carreira, Luís Fernandes e Mónica Mota, orientados pela formadora Sílvia Baptista. Os produtos endógenos que usaram foram a maçã reineta, a pera rocha e a abóbora.

O 2º classificado foi o aluno Guilherme Pereira, da turma de 2º ano, a CP10, com um Tiramisu de pera bêbeda. O 3º classificado foi o aluno João Rosendo, da turma de 3º ano, a CP9, com um cremoso de maçã reineta com crumble de canela.

No dia 14 de novembro, o aluno Ricardo Santos da turma CP10 participou na 2ª fase do Concurso “Jovem Talento de Gastronomia”, na categoria de Cozinha, que decorreu em Esposende, orientado pelo Formador Cristiano Marques.

No dia 21 de novembro, seis alunos das referidas turmas participaram no Concurso “Peras à Prova”, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, em parceria com a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, a Caixa Agrícola do Bombarral e a Câmara Municipal do Bombarral, e que tem como ingrediente chave a pera rocha do Oeste. Participaram neste concurso os alunos Mariana Ferreira, João Rosendo, Afonso Carreira, Guilherme Pereira, Luís Fernandes e Mónica Mota, mais uma vez orientados pela formadora Sílvia Baptista.

O 1º classificado foi o aluno João Rosendo, da turma de 3º ano, a CP9, com um Semifrio de pera rocha.

No dia 22 de novembro, foi a vez da aluna Taynara Miranda da turma CP10 participar na 2ª fase do Concurso “Jovem Talento de Gastronomia”, na categoria de Pastelaria, que decorreu nas Caldas da Rainha, orientada pelo Formadora Sílvia Baptista.

Com maior ou menor sucesso em termos classificativos, todos os alunos estão de parabéns pelo empenho, dedicação e criatividade, com que enfrentaram estas provas. Os desafios gastronómicos vão continuar e os alunos parecem dispostos a continuar a aceitá-los como verdadeiros artistas com amor à arte da Cozinha e da Pastelaria.

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ESCO | Alexandra Gomes Distinguida com o Prémio Escolar do Rotary Club de Torres Vedras

No dia 28 de novembro, a aluna Alexandra Gomes da turma G15, do Curso Técnico de Apoio à Gestão, recebeu a distinção do Rotary Club de Torres Vedras de melhor aluna da ESCO, no ano letivo 2022/2023.

Mais uma vez este ano, o Rotary Club de Torres Vedras distinguiu o melhor aluno de cada escola do concelho, num evento que teve lugar no dia 28 de novembro, no Restaurante “Pateo do Faustino”.

 

Nesta ocasião, a Alexandra contou ainda com a presença da Diretora de Turma, Sandra Franco, e da Coordenadora de Curso, Ana Marta Pedro.

À Alexandra desejamos muito sucesso pessoal e profissional!

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ESCO Apoia o IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

“Cidades educadoras, cidades das crianças, cidades para todos!” foi o tema do IX Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que decorreu entre 8 e 11 de novembro, no Centro Pastoral de Torres Vedras.

Durante o evento, os participantes foram convidados a olhar a cidade a partir de uma nova perspetiva. “Ao descer o nosso olhar uns centímetros, até ao nível de uma criança, percebemos que estamos a planear, a construir e a organizar cidades orientadas para adultos, muitas vezes adultos auto motorizados. Neste planeamento esquecemos as crianças e os seus cuidadores, os seniores e todos aqueles que circulam pela cidade, de certa forma, mais desprotegidos.

Percebemos se uma cidade é segura para as crianças e lhes oferece qualidade de vida se virmos crianças a brincarem na rua, a deslocarem-se de forma autónoma, a andarem de bicicleta e a serem crianças em liberdade. Um panorama, infelizmente, pouco comum nos dias de hoje”, pode ler-se na comunicação inicial feita pela Câmara Municipal de Torres Vedras sobre o evento, que contou com o Professor Carlos Neto enquanto presidente da Comissão Científica.

Assim, foi com muito gosto que os alunos da Turma T9 (2º ano do Curso Técnico de Turismo) integraram a equipa interdisciplinar e inter-geracional que uniu estes jovens alunos à APECI e ao Clube Sénior de Torres Vedras, no primeiro dia do evento, no secretariado e credenciação dos participantes.

Os alunos desta turma de futuros Técnicos de Turismo asseguraram ainda, durante todo o evento, o apoio no acolhimento, receção e encaminhamento de convidados e apoio geral de auditório durante as comunicações de partilha e as experiências a debate, monitorizados pela Coordenadora de Curso, Marta Matos e pela Diretora de Turma, Filipa Vieira.

E a colaboração da ESCO estendeu-se a muitas outras áreas de formação: as turmas das Áreas de Cozinha-Pastelaria (Turma CP10) e de Restaurante-Bar (Turmas H14 e H15), monitorizadas monitorizadas pelos respetivos Coordenadores de Curso, Luísa Mira e João Malaquias, asseguraram a preparação de iguarias para os coffee breaks e o serviço de almoço durante os três dias deste evento que contou com cerca de 500 participantes.

Por seu turno, a Turma A19 (2º Ano do Curso de Animador Sociocultural) apoiou o desenvolvimento de workshops temáticos e outras atividades lúdico-pedagógicas que enriqueceram o evento no espaço exterior.

Finalmente, e como não poderia deixar de ser, estiveram presentes os alunos da turma finalista do Curso Técnico Auxiliar de Ação Educativa (Turma AI8) que, acompanhadas pela Coordenadora de Curso Célia Estêvão, participaram como congressistas, amanhã como futuras técnicas, atentas à importância do “brincar” e da ativação de práticas pedagógicas inclusivas da formação do ser humano – porque as crianças são o futuro.

De referir ainda que a ESCO foi igualmente responsável por dinamizar um espaço de exposição e divulgação do Projeto PromEC, uma iniciativa de Promoção da Economia Circular e Proteção dos Ecossistemas que resultou de uma candidatura ao Fundo Ambiental – Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022.

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Atividade de Intercâmbio Internacional Turismo e Gestão | Portugal-Holanda

No âmbito da parceria existente entre a ESCO e a escola Holandesa SCALDA (https://www.scalda.nl/), situada na região costeira de Middelburg, os alunos dos Cursos Técnico de Turismo e Curso Técnico de Gestão, receberam para uma visita técnica de intercâmbio, uma comitiva de visitantes constituída por professores e alunos destas áreas de formação.

Assim, este programa internacional começou por um momento de acolhimento e partilha, na ESCO, dedicado à apresentação das escolas e dos cursos, durante o qual os alunos de ambos os países, dos Cursos Técnico de Turismo (Turma T9) e Técnico de Gestão (Turma G16) e respetivos professores, puderam trocar experiências e perceber as diferenças e semelhanças entre as abordagens, atividades e práticas pedagógicas nos seus cursos.

Depois de um tempo para almoço-convívio, os alunos da Turma T9 (Curso Técnico de Turismo), conduziram os seus colegas holandeses por um percurso pedestre no Centro Histórico de Torres Vedras, tendo preparado para o efeito um conjunto de informações históricas e turísticas de enquadramento aos recursos visitados: o Centro de Artes e Criatividade, os Paços do Concelho, a Igreja de São Pedro, o Chafariz dos Canos e o Jardim da Graça.

De referir que toda esta informação foi preparada pelos alunos em língua inglesa, denominador comum para a comunicação entre os jovens de ambos os países.

E depois deste serviço de “visitas guiadas” proporcionado pelos alunos de Turismo da ESCO (Turma T9), nada melhor do que uma degustação de Pastel de Feijão, outro incontornável embaixador do Oeste e de Torres Vedras, em particular.

No segundo dia de intercâmbio, o grupo de visitantes foi conduzido, uma vez mais, pelos alunos do Curso Técnico de Turismo, para a região da Ericeira e Sintra.

Na vila da Ericeira, os futuros técnicos de Turismo da ESCO, tiveram oportunidade de apresentar aos seus visitantes a Praia de Ribeira d’Ilhas (e todo o seu importante enquadramento enquanto destino de desportos de mar), a Capela de São Sebastião e a Praia dos Pescadores, numa alusão ao momento de partida para exílio da família real portuguesa.

Já em Sintra, depois de um enquadramento geral ao seu património natural e edificado reconhecido pela UNESCO, o grupo de alunos pode visitar o maravilhoso Palácio da Pena, tendo posteriormente tido a oportunidade de explorar, de forma autónoma, o centro da Vila.

Sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos e uma atividade em contexto prático no âmbito da qual, num regime integrador e interdisciplinar, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências pessoais e técnicas diretamente associadas ao Perfil de Saída do seu curso.

 

 

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ESCO comemora 31º aniversário sob o tema “Liberdade”

No passado dia 26 de outubro, a ESCO celebrou mais um aniversário, o 31º, desta feita sob o tema “Liberdade”.

O dia foi de festa e de partilha, concretizada em várias atividades e momentos desenvolvidos numa articulação fluída entre professores, alunos e restantes elementos da comunidade escolar.

Como não poderia deixar de ser, o Projeto Cultural de Escola e a abordagem artística enquanto fonte tão importante de expressão de “Liberdade”, assumiram um fio condutor.

A manhã ficou marcada por diversos momentos musicais e de expressão artística, destacando-se uma harmonização de “sons livres” de diversos instrumentos protagonizada pelos nossos alunos, Beatriz Alberto, Rita Leonardo, Kateryna Telitsyna, Júlia Tavares, Maria Inês Pereira, Pedro Lopes e Ruby e ainda a Performance “Bolo dos Cursos”, dinamizada pela professora Raquel Monteiro e interpretada pelos alunos da Turma A19 (Curso de Animador Sociocultural), que desafiou igualmente vários representantes dos cursos da ESCO a apresentarem a sua área de formação de um modo criativo perante a comunidade escolar.

Em paralelo, outros alunos iam construindo o “Mural da Liberdade”, uma instalação artística feita com composições gráficas em torno das nove letras que compõem a palavra “Liberdade”.

O programa da tarde, contou com a presença não apenas dos alunos em ciclo, mas foi sobretudo o tempo de reencontro com os alunos finalistas do ciclo 22/23 – os nossos diplomados!

Já no espaço do Auditório da ESCO, este reencontro não poderia ter começado melhor, pois o acolhimento aos convidados foi envolvido num momento musical protagonizado pelos alunos Maria Inês Pereira, Miguel Zaharyuk e Miguel Santos, que nos trouxeram dois temas que ficarão para sempre associados à conquista da Liberdade, no seu sentido mais pleno: “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho e “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso.

A Diretora da ESCO, Júlia Alfaiate, e os representantes das Entidades Promotoras da escola, deram então as boas-vindas a todos os presentes e deixaram as suas mensagens de parabéns à ESCO, bem como as suas perspetivas sobre o papel da escola na sociedade atual e da educação enquanto estratégia central para a Liberdade no acesso às oportunidades.

Por seu turno, Ana Cristina Martins, Diretora Pedagógica da ESCO, fez uma comunicação de partilha em torno do Projeto Educativo da escola e dos seus principais eixos estratégicos, destacando o poder das emoções num processo de ensino-aprendizagem que se deseja mais individualizado e inclusivo.

Seguiu-se a tão aguardada entrega de Diplomas aos alunos das turmas finalistas 22/23, ou seja, que já concluíram a sua formação na ESCO: Turma A18 (Curso Animador Sociocultural), Turma G15 (Curso Técnico de Apoio à Gestão), Turma GD4 (Curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva), Turma H13 (Curso Técnico de Restaurante-Bar), Turma PSI5 (Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e Turma T8 (Curso Técnico de Turismo).

Findo este momento, foi tempo de prosseguir para as entregas de Diplomas de Mérito aos alunos em ciclo, relativos ao seu desempenho no ano letivo 22/23.

Assim, foram homenageados, com Prémio de Mérito Aproveitamento os alunos com média de avaliação igual ou superior a 16 valores e com o Prémio de Mérito Atitudes e Valores os alunos que os Conselhos de Turma respetivos consideraram terem revelado capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que que tenham desenvolvido iniciativas ou ações de benefício claramente social, comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela.

Para o encerramento deste programa tão rico em emoções e partilhas, os convidados e comunidade escolar reuniram-se no átrio e varandins da escola para assistir a mais um momento musical, novamente protagonizado pelos alunos Maria Inês Pereira, Miguel Zaharyuk e Miguel Santos, que terminou com a música de “Parabéns”, o brinde de aniversário conjunto entre todos os presentes que prosseguiram em convívio salutar durante a degustação do lanche.

Por fim, não poderíamos deixar de expressar o nosso agradecimento mais sincero a todos os que estiveram nos bastidores deste evento e que o tornaram possível, em particular, aos alunos e professores das Turmas CP9 e CP10 (Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria), que asseguraram a confeção do Bolo de Aniversário e do lanche; Turmas H14 e H15 (Curso Técnico de Restaurante-Bar), responsáveis pelo serviço; Turmas A19 e A20 (Curso Animador Sociocultural) que desenvolveram a decoração do espaço e atuaram em performances artísticas várias; Turma T9 (Curso Técnico de Turismo), que assegurou todo o apoio logístico (antes e durante o evento), receção de convidados e gestão de auditório.

Agradecemos ainda a todos os alunos, de turmas diversas, que participaram nos momentos de partilha cultural, no período da manhã e da tarde, orientados pela professora Ana Barata Feio, responsável pelo Projeto Cultural de Escola.

 

Parabéns, ESCO!

 

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ESCO Celebra o Dia do Animal

A Turma CD1 – 3º ano do Curso Técnico de Comunicação e Serviço Digital – organizou o Dia Mundial do Animal na nossa escola.

Este dia celebrou-se a 4 de outubro e, durante neste mês, fizemos uma recolha de bens dentro da comunidade educativa. A doação passou por alimentação, mantas ou produtos de higiene, entre outros.

Estes produtos foram doados à APA – Associação Protetora dos Animais – que é uma instituição do concelho de Torres Vedras; como resultado da contribuição de todos foram entregues cerca de 100 kg de comida.

A entrega dos bens foi feita no dia 25 de outubro pela turma diretamente na APA juntamente com s Diretora de Turma, a Professora Rita Rodrigues, a Animadora Ana Cândido e a Maria Faustino (responsável Serviços Administrativos da ESCO).

Os alunos foram gentilmente recebidos pelas técnicas da instituição.

Realizamos ainda na nossa escola no dia 20 de outubro das 10h15 às 12h20 uma Palestra dinamizada pela Dra. Ângela responsável da APA, que sensibilizou os alunos para a questão animal apresentando a APA e a sua missão.

A todos os que colaboraram o nosso MUITO OBRIGADA!!

A Equipa Organizadora,

Ana Cândido | Rita Rodrigues

 

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